Aviação de Negócios no Brasil registra crescimento histórico no primeiro semestre de 2025
Dados foram apresentados nesta terça-feira (5) pelo CEO da ABAG, Flavio Pires, durante coletiva na LABACE 2025, em São Paulo
A Aviação de Negócios no Brasil vive um momento de expansão sem precedentes desde a pandemia. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) apontam que a movimentação aérea no primeiro semestre de 2025 foi 32% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando o maior volume registrado desde 2020.
As informações foram apresentadas nesta terça-feira (5), durante a LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), maior feira de aviação de negócios da América Latina, pelo CEO da ABAG, Flavio Pires.
O levantamento, realizado a partir de informações da ANAC (Registro Aeronáutico Brasileiro – RAB) e do DECEA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), mostra também crescimento significativo na frota nacional: +18% em jatos, +13% em turboélices e +10% em helicópteros a turbina. A expectativa é que as operações aéreas da aviação de negócios atinjam 1 milhão de voos em 2025.
Brasil mantém posição estratégica no setor
Com uma das frotas mais relevantes do mundo, o país apresenta um mercado ativo, que contempla todas as modalidades da aviação de negócios, infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea de qualidade, profissionais altamente capacitados e sólidas escolas de formação.
Desafios e ameaças ao crescimento
Apesar do cenário positivo, a ABAG alerta para desafios que podem impactar a competitividade do setor, como:
- Reforma Tributária com possibilidade de alíquota comum para o segmento;
- Incidência de Imposto Seletivo sobre importações de aeronaves e peças;
- Cobrança de IPVA (exceto para serviços aéreos);
- Tarifas aplicadas pelos Estados Unidos;
- Pressões ESG, como impostos ambientais e fechamento de sítios aeroportuários;
- Escassez de mão de obra especializada.
“A aviação de negócios é um motor de desenvolvimento econômico e social, conectando cidades, fomentando investimentos e ampliando a mobilidade de pessoas e empresas. Precisamos trabalhar para preservar e fortalecer esse setor estratégico para o Brasil”, afirma o CEO da ABAG, Flávio Pires.
A LABACE 2025 segue até a próxima quinta-feira, 7 de agosto, no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, reunindo fabricantes, operadores, prestadores de serviço e autoridades do setor. Jornalistas interessados podem se credenciar e acompanhar de perto as novidades da maior feira de aviação de negócios da América Latina.
Serviço
LABACE - Latin American Business Aviation Conference & Exhibition: 5 A 7 de agosto de 2025
Onde: aeroporto Campo de Marte | Av. Santos Dumont, 2241 - Santana, São Paulo/SP
Para mais informações acesse o site oficial da LABACE: https://labace.com.br/.
Sobre a LABACE
A LABACE - Latin American Business Aviation Conference & Exhibition - é o maior e principal evento de aviação de negócios da América Latina, reunindo fabricantes, operadores, fornecedores e profissionais do setor. Agora no Campo de Marte, a feira reafirma seu compromisso com a inovação, a integração e o desenvolvimento da aviação de negócios no Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário