No MASP, encontro gratuito discute a obra de Victor Brecheret, com ênfase na temática indígena
MARIA IZABEL BRANCO RIBEIRO RECEBERÁ O PÚBLICO ÀS 18H - A ENTRADA É GRATUITA E OS INGRESSOS ESTARÃO DISPONÍVEIS NO SYMPLA
O auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP - receberá a professora e historiadora da arte, Maria Izabel Branco Ribeiro em 1º de julho, às 18h, para uma conversa sobre projeto “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, de curadoria também da palestrante e que teve itinerância pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA) e São Luís (MA).
Realizado pelo Instituto Victor Brecheret, o encontro apresentará reflexões sobre a importância do ítalo-brasileiro Victor Brecheret (1894-1955) - um dos mais renomados expoentes do universo da escultura do país - no contexto do modernismo brasileiro, com ênfase na representação indígena como símbolo de brasilidade. Um panorama sobre como os vínculos, interesses e referências na cultura de diferentes grupos originários da floresta refletem na obra do artista.
Com patrocínio captado pelo Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade” teve aceitação positiva nas cidades por onde passou, principalmente no que se refere à promoção e ampliação da obra de Victor Brecheret junto a novos públicos, fortalecendo seu reconhecimento no cenário cultural contemporâneo.
Gratuita, a atividade é patrocinada pelo Banco Safra via Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem previsão de uma hora de duração, com produção executiva da Artepadilla. O MASP fica localizado na Avenida Paulista, 1578 e todos os interessados devem fazer um cadastro prévio com retirada de ingressos plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/palestra-gratuita-brecheret-modernista-a-imagem-indigena-como-simbolo-de-brasilidade/2975822
O evento oferece certificado virtual de participação, disponível para download na plataforma Sympla após a palestra. Haverá também a possibilidade de interpretação em Libras da palestra, mediante solicitação no momento da retirada do ingresso pelo site.
Sobre a palestrante Maria Izabel Branco Ribeiro
Curadora da exposição, a paulista Maria Izabel Branco Ribeiro é graduada em Artes e doutora em História da Arte. Tem experiência na área de museus, curadoria e organização de exposições; pesquisa questões relacionadas a coleções, arte moderna e contemporânea, preservação de patrimônio cultural, arte e cultura brasileira.
Sobre o Artista
Victor Brecheret (1894-1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado o introdutor da arte moderna na escultura brasileira. No ano de 1922, participou da emblemática Semana de Arte Moderna. Recebeu o Prêmio Nacional de Escultura na I Bienal de São Paulo, em 1951, com a obra "o índio e a suaçuapara". É também o autor da obra “Monumento às Bandeiras”, localizada no Parque do Ibirapuera (capital paulista). Em 1955, expõe na 3ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1957, é homenageado postumamente com sala especial na 4ª Bienal.
Sobre o Instituto Victor Brecheret
O Instituto Victor Brecheret (IVB), fundado em 18 de novembro de 1999, tem como objetivo realizar e promover pesquisas, estudos, consultorias, cursos, conferências, avaliações e implementações de projetos destinados à divulgação e incentivo de atividades artísticas e culturais relativas às artes e artistas plásticos em geral, especialmente à obra do escultor Victor Brecheret.
Sobre a Artepadila
A Artepadilla atua há 30 anos na elaboração, produção e gestão de projetos culturais no Brasil e no exterior, muitas vezes com uso de leis de incentivo. Entre suas últimas realizações estão ações de revitalização patrimonial, o plano plurianual do Museu Histórico Nacional, a instalação do “Polo ITALIANORIO” e exposições como Brecheret Modernista, Amerigo Vespucci, O feminino na obra de Victor Brecheret e O olhar germânico e a gênese do Brasil. Também executou o projeto de segurança contra incêndio do Museu Imperial, organizou exposições e geriu o projeto executivo para a reforma da Casa Geyer, além de administrar sua implantação.
Serviço
Palestra: “Brecheret Modernista – A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”,
Data: 01/07 (terça)
Horário: 18h
Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP / Auditório
Avenida Paulista, 1578
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita – Cadastro prévio com a retirada de ingressos pela plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/palestra-gratuita-brecheret-modernista-a-imagem-indigena-como-simbolo-de-brasilidade/2975822
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário