Em parceria com o Consulado Geral do Peru, MIS inaugura exposição “Paisagens Peruanas” e realiza mostra de filmes do país

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa MIS
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

SH de Machupicchu - Miguel Zamalloa - SERNANP SH de Machupicchu - Miguel Zamalloa - SERNANP

Abertura, no dia 28 de maio, terá entrada franca e contará com apresentação de danças típicas e exibição de um longa

No dia 28 de maio, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) inaugura, em parceria com o Consulado Geral do Peru, a exposição “Paisagens Peruanas”, que reúne 27 fotografias de cidadãos peruanos coletadas pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado Peruano (SERNANP). A inauguração, aberta ao público, contará com uma apresentação de danças típicas do país no Auditório MIS, com a dupla Carlos e Talía. Após a apresentação dos bailarinos, será exibido o filme “Yakuqñan – Caminhos da água”.

Ainda em parceria com o Consulado, o MIS também exibe quatro produções recentes do cinema peruano nos dias 01 e 02 de junho. Os filmes, que incluem documentários e ficções, refletem questões como natureza e relação com a floresta amazônica e o retrato das belezas naturais do país. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do museu uma hora antes de cada sessão.

Confira, abaixo, a programação completa!

Exposição “Paisagens Peruanas” | Em cartaz de 29 de maio a 09 de junho

De 27 fotografias de cidadãos peruanos, coletadas pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado Peruano (SERNANP), 19 mostram como, na zona costeira, a serra e a selva do Peru apresentam cenários únicos no mundo em que, magicamente, se complementam a água, a fauna, a flora e as culturas. E 8 delas exibem seu uso por meio do ecoturismo. As áreas protegidas do Peru hospedam 84 das 104 zonas de vida que existem no planeta, que colocam o país entre os cinco com maior biodiversidade, e vêm sendo declaradas pelo Estado como áreas naturais protegidas. Atualmente, o Peru se encontra acima da maioria dos países do continente, com 140 áreas naturais protegidas, as quais se estendem por mais de 22 milhões de hectares, que representam mais de 16% do território nacional.

Inauguração da exposição: apresentação de dança e exibição de filme | 28.05, às 19h

Sobre a dupla

Carlos e Talía formam uma dupla de dançarinos do grupo Raíces Norteña, de origem peruana, que se uniram em 2021 com o objetivo de promover e celebrar uma parte fundamental da cultura do país: a dança e o folclore. Nesses três anos, participaram de diversos eventos, fomentando o conhecimento e a apreciação da rica herança cultural do Peru. Através de suas vibrantes apresentações de danças tradicionais, como a Marinera Norteña e a música afro-peruana, essa talentosa dupla tem sido embaixadora da diversidade artística peruana, compartilhando sua paixão e levando ao público brasileiro um vislumbre da expressiva manifestação cultural de seu país natal.

Sobre o filme
Yakuqñan – Caminhos da água
(dir. Juan Durán Agurto, Peru, 2022, 88 min)
Um passeio por cenários de beleza espetacular que partem do mar, atravessando picos nevados e bacias amazônicas, nos mostrará mulheres e homens peruanos em suas tarefas pesqueiras, cultivando a terra na alta paisagem andina, sulcando os rios nos arvoredos amazônicos.

Mostra de Cinema Peruano | 01 e 02 de junho

01.06, às 17h | Auditório MIS
Hatun Phaqcha: tierra sana
(dir. Richard Claus e César Zelada, Peru, 2021, 92 min)
Documentário sobre o potencial nutricional dos alimentos nativos do Peru, a importância do seu património cultural e a necessidade de garantir a sua sobrevivência.

01.06, às 19h | Auditório MIS

La pena máxima

(dir. Michel Gomez, Peru, 2022, 110 min)

Um homem é assassinado em Lima durante a Copa do Mundo Argentina de 1978. Félix, funcionário público, investiga o assassinato e descobre uma trama internacional de sequestro, desaparecimento e tortura, além de começar a descobrir a vida secreta do país. Embora o Peru esteja aparentemente prestes a regressar à democracia, os opositores peruanos e os argentinos perseguidos começam a desaparecer em operações militares por toda a cidade. Félix tenta denunciar, mas ninguém acredita. Ou talvez ninguém se importe porque há uma Copa do Mundo em curso.

02.06, às 15h | Auditório MIS
AINBO: espírito da Amazônia
(dir. Richard Claus e César Zelada, Peru, 2021, 84 min, livre)
A jornada épica de uma jovem heroína e seus guias espirituais, “Dillo”, um simpático e divertido tatu, e “Vaca”, uma anta boba e gigante, que embarcam em uma missão para salvar seu lar na espetacular selva amazônica.

02.06, às 17h | Auditório MIS
Wiñaypacha
(dir. Oscar Catacora y Tito Catacora, Peru, 2017, 88 min)
História de Willka e Phaxsi, um casal de idosos com mais de oitenta anos que vive abandonado em um lugar remoto nos Andes do Peru, a mais de 5 mil metros de altitude. Eles enfrentam a miséria e a passagem impiedosa do tempo, rezando aos seus deuses para que seu único filho finalmente chegue para resgatá-los.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Pipo Restaurante, illycaffè e Sorvetes Los Los.