Brasil,

Casa Museu Ema Klabin traz curso sobre arte contemporânea, palestras e encontro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Aguilera
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

As viagens de Marco Polo - folha 29 - criaturas míticas - entre 1410 e 1412. Foto divulgação. As viagens de Marco Polo - folha 29 - criaturas míticas - entre 1410 e 1412. Foto divulgação.

Grandes especialistas ministram encontros presenciais e online sobre arte, arqueologia e casas museus brasileiras, com entrada franca ou contribuição voluntária

Para quem aprecia arte contemporânea, a Casa Museu Ema Klabin promove nos meses de abril e maio o curso Poéticas da terra: arte e território. A série de seis encontros presenciais propõe um mergulho investigativo sobre as noções de terra e território a partir de projetos de arte contemporânea. Os encontros serão orientados por discussões acerca da produção artística e reflexões críticas de pensadores como Milton Santos, Malcom Ferdinand, Ailton Krenak, Anna Tsing e Donna Haraway, entre outros.

Ministrado pela pesquisadora Gabriela Leirias, o curso contará com a participação de convidadas que conduzirão dois laboratórios práticos: Jera Guarani, agricultora, educadora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade de São Paulo, e Janaina Machado, educadora e especialista em mediação em artes visuais e relações étnico-raciais. Os encontros acontecem nos dias 10, 17 e 24/4 e 1, 8 e 15/5, das 15h às 17h.

Arte rupestre, Serra da Capivara. Foto: Bernardo Esteves

Ocupação Humana das Américas

No dia 13 de abril, das 11h às 13h, o jornalista Bernardo Esteves, repórter da revista piauí e apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo), ministra a palestra presencial Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas.

Nesta palestra serão abordadas pesquisas relacionadas às controvérsias acerca da ocupação humana nas Américas. Não há consenso entre os estudiosos sobre quem foram os primeiros americanos, quando entraram e como se espalharam pelo continente. O único ponto pacífico é que vieram da região onde hoje fica o Estreito de Bering. Por isso, o estudo da ocupação inicial do continente americano – que envolve arqueólogos, geneticistas, antropólogos, linguistas e outros cientistas – é um campo em busca de paradigma.

A discussão buscará mostrar o que os cientistas sabem e o que ainda ignoram sobre a ocupação das Américas. Este encontro será seguido por um bate-papo com o público e sessão de autógrafos do novo livro do palestrante, Admirável novo mundo: Uma história da ocupação humana nas Américas, editado pela Companhia das Letras.

Esta palestra integra o projeto Casa Museu Ema Klabin Digital 2024, ISP nº 2023.06.07/03580, contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Casas Museus Brasileiras

No dia 14 de abril, a partir das 15h, acontece o segundo encontro da série Bate-papo em casa: tipologia casa museu que reúne pesquisadores e setores de educação de casas museus brasileiras para discutir esta tipologia de museus que antes eram as residências de personalidades.

Com o título Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, o segundo encontro da série terá a participação de Alexandra Rocha, coordenadora do setor de Educação da Rede de Museus Casas Literários (São Paulo), e Roberta Condeixa, coordenadora do setor de Educação da Casa Roberto Marinho (Rio de Janeiro), que falarão sobre as ações desenvolvidas por suas equipes no contexto dessa tipologia museológica. O evento tem transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Casa Museu Eva Klabin.

Curso presencial: Poéticas da terra: arte e território

Gabriela Leirias

6 encontros

17 e 24 de abril e 1, 8 e 15 de maio de 2024

25 vagas por ordem de inscrição

Inscrição: https://emaklabin.org.br/cursos/curso-poeticas-da-terra-arte-e-territorio

Palestra Presencial: Um campo de tensão: a ocupação humana das Américas

Bernardo Esteves

sábado, 13 abril de 2024

11h às 13h

95 vagas por ordem de inscrição

Bate-papo em casa: tipologia casa museu

Transmissão no canal do Youtube da Casa Museu Eva Klabin

Mediar na casa museu: o trânsito entre o público e o privado, com educativos de casas museus convidados (São Paulo e Rio de Janeiro)

sexta-feira, 19 de abril de 2024

15h

Entrada franca*

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar