Brasil,

Oficinas de teatro do projeto "Construção de Personagens em Quatro Atos" chegam à Gaspar, Indaial e Salete, em abril e maio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nane Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Oficina de Teatro - Foto: Roberto Morauer Oficina de Teatro - Foto: Roberto Morauer

Serão quatro oficinas de construção de personagens, em cada um dos três municípios escolhidos, com quatro horas de duração cada, ministradas gratuitamente pelo ator, diretor de teatro, e arte-educador Roberto Morauer e voltadas para estudantes das respectivas cidades

Teatro em formação no Vale do Itajaí. Em abril e maio, o projeto Construção de Personagens em Quatro Atos leva oficinas de teatro aos municípios de Gaspar, Indaial e Salete. Serão quatro oficinas de construção de personagens, em cada um dos três municípios escolhidos, com quatro horas de duração cada, ministradas pelo ator, diretor de teatro, e arte-educador Roberto Morauer. Em Gaspar, as oficinas chegam nos dias 10, 17 e 20 de abril, na EEB Honório Miranda. Em Indaial, nos dias 11, 18, 25 de abril e dia 02 de maio, na Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters – FIC. Em Salete, nos dias 13 e 14 de abril no Salão da Paróquia Imaculada Conceição. Todas as ações são gratuitas e voltadas a alunos de teatro das respectivas cidades contempladas.

As oficinas terão como linha de pesquisa: Imagens, com composição de uma corporeidade a partir de imagens, escolhidas previamente pelo participante, a partir de seu gosto estético; Animais, com composição de uma corporeidade a partir da pesquisa sobre imagens, vídeos e sons de um animal previamente escolhido; Figurinos/Adereços: com composições de uma corporeidade a partir das formas e sensações causadas por uma vestimenta; e Pessoas, com composição de uma corporeidade a partir da observação e imitação de uma pessoa previamente escolhida. Após as quatro oficinas, os participantes farão uma intervenção teatral para estudantes do ensino médio, em suas respectivas cidades.

“A partir de um tema central, escolhido juntamente com o grupo, pretendemos trazer à cena algumas relações criadas entre os personagens que vão surgindo nas oficinas durante as pesquisas. Parte dos processos de criação de personagens aqui propostos baseiam-se na técnica da “Mímese Corpórea”, criada pelo Lume Teatro, grupo vinculado à UNICAMP, fundado em 1985, a partir das pesquisas de Luís Otávio Burnier e que hoje é uma referência na pesquisa da arte do ator”, afirma Roberto Morauer.

Segundo Morauer, as oficinas propostas neste projeto pretendem ser uma experimentação para os estudantes, e uma motivação para darem sequência às pesquisas a fim de aprofundarem a técnica. As linhas de pesquisa de personagens já foram utilizadas por Morauer em seus trabalhos de montagens de espetáculos e de ensino de teatro em entidades públicas e privadas, com crianças, adolescentes e adultos. Em ambos os casos os processos resultaram em atuações orgânicas, com atores ou alunos se apropriando totalmente das técnicas. “Considerando que os cursos de teatro oferecidos nos três municípios têm foco no ensino básico do teatro, com apenas uma aula semanal, aprofundar a criação de personagens, nesse contexto, nem sempre é possível. Portanto, a ideia de proporcionar esta formação, além de contribuir com o desenvolvimento das artes cênicas em Gaspar, Indaial e Salete, vai contribuir com o aprimoramento de estudantes, possíveis futuros artistas profissionais de teatro”, complementa Morauer.

O público das oficinas será composto por adolescentes a partir de 14 anos, jovens e adultos que fazem teatro nos cursos oferecidos nos municípios de Indaial e Salete e pelos adolescentes e jovens do grupo da Escola Honório Miranda de Gaspar. Nos três municípios os alunos e alunas de teatro nem sempre têm acesso a outras formações nas técnicas teatrais ou experimentações diversificadas na criação de personagens.

O projeto Construção de Personagem em Quatro Atos é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Edição 2023, por meio do Edital nº 30/2023, da Fundação Catarinense de Cultura. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/atuarassessoria7

ROBERTO MORAUER
Proponente do projeto, Produtor Executivo e Ministrante das Oficinas. É Ator desde 1994. Graduado em Artes pela FURB – Bacharel em Interpretação Teatral (2007) e Licenciatura em Teatro (2022). É fundador da Cia Carona de Teatro (1995) e do Detalhe Teatro (2002), onde atualmente é diretor, ator, professor e produtor cultural. Desde o início da carreira atuou em 23 espetáculos e dirigiu 51 montagens. Atuou em 03 séries de TV e 1 Websérie e no cinema participou da produção de 02 longa metragens. Professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino em Blumenau – 1990/95, Secretaria Municipal de Assistência Social de Blumenau – 1998, Escola de Ed. Infantil São Francisco – Blumenau – 2007, Rede Municipal de Ensino de Itajaí – 2007, Carona Escola de Teatro – Blumenau – 2008, SEMED Rodeio-SC – 2021/22. –Entre oficinas ministradas estão Contação de Histórias a Partir de Elementos Teatrais - Blumenau – 2020 e 2022, Criação de Personagem em 4 Atos – Blumenau – 2022, Leitura Dramática – Blumenau – 2022.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Oficinas do projeto Construção de Personagem em Quatro Atos, com Roberto Morauer

Em Gaspar
Dia 10 de abril (quarta-feira) das 18h às 22h; dia 17 de abril (quarta-feira) das 18h às 22h; dia 20 de abril (sábado) das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Na EEB Honório Miranda (R. São Pedro, 158, Centro, Gaspar/SC)

No dia 24 de abril (quarta-feira) acontece intervenção a partir das 19h, na EEB Honório Miranda (R. São Pedro, 158, Centro, Gaspar/SC)

Em Indaial
Dia 11 de abril (quinta-feira) das 14h às 18h; dia 18 de abril (quinta-feira) das 14h às 18h; dia 25 de abril (quinta-feira) das 14h às 18h; e dia 02 de maio (quinta-feira) das 14h às 18h
Local: Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters – FIC (Rua Dr. Blumenau, 05, Centro, Indaial/SC).

No dia 02 de maio (quinta-feira) acontece intervenção a partir das 19h, na Escola EEB Raulino Horn (R. Lauro Müller, 244, Centro, Indaial/SC).

Em Salete
Dia 13 de abril (sábado) das 8h às 12h e das 14h às 18h; Dia 14 de abril (domingo) das 8 h às 12h e das 14h às 18h
Local: Salão da Paróquia Imaculada Conceição (Avenida da Paz, 300, Centro, Salete/SC).

No dia 15 de abril (segunda-feira) acontece intervenção a partir das 19h, na Escola de Educação Básica Guilherme André Dalri (158, R. Liberman, 2, Salete/SC)

Todas as ações do projeto são gratuitas e voltadas a alunos das respectivas cidades contempladas.

EQUIPE TÉCNICA PROJETO
Realização: Atuar: Assessoria, Arte, Educação e Cultura
Produtor executivo e ministrante das oficinas: Roberto Morauer
Produção cultural: Camila Pimenta Santos
Fotógrafa e Designer: Sabrina Marthendal
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar