Brasil,

Agenda Tarsila indica exposição no Museu do Futebol que relaciona grandes momentos do esporte com a Semana de Arte Moderna de 1922

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leandro Evangelista
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Grandes nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, dedicaram obras a uma das maiores paixões dos brasileiros: o futebol

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, conta com mais de 800 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema.

Na mostra, “22 em Campo”, que homenageia os goleiros, o Museu do Futebol, capital paulista, propõe uma reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história de um craque da posição: Moacyr Barbosa. Em 2021, ele faria 100 anos. A exposição também apresenta grandes nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, que dedicaram obras a uma das maiores paixões dos brasileiros: o futebol.

Em conversa com a Agenda Tarsila, o curador da exposição, Guilherme Wisnik, lembra que no início do século passado, multidões já se reuniam no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, para saber dos resultados dos jogos da seleção – e o local fica ao lado do Theatro Municipal, palco do evento centenário. Não só isso: as obras modernistas também conversavam com o esporte. “Se a gente pegar um quadro como o da Tarsila do Amaral, Operários, ele é de uma fase bastante politizada dela (1933), que registra de frente o rosto de vários operários, com negros, brancos, mestiços, orientais, mulheres, e atrás as chaminés das fábricas. E esses rostos, vistos de frente, parecem uma arquibancada de futebol. O que acho curioso é que em uma época em que a arquibancada era só de gente branca, da elite bem vestida, a Tarsila já estava pré-figurando uma imagem de multidão brasileira completamente diferente: democrática, interacial, interclassista.” Era a ideia do país democrático, defendida pelos modernistas. Confira a entrevista completa no site da plataforma.

Semana de Arte Moderna de 1922

Que relações é possível estabelecer entre Modernismo e futebol? Como o movimento cultural que buscava a valorização de uma cultura cotidiana brasileira pode se ligar ao esporte, que também veio de fora e rapidamente se tornou popular em todas as classes sociais? Este é um dos motes propostos pela exposição. A mostra apresenta as ligações, às vezes inusitadas, às vezes surpreendentemente diretas, entre o movimento cultural e o esporte das multidões.

Futebol e história

São 22 módulos ilustrados por fotografias e vídeos de época, áudios históricos e outros gravados por atores interpretando textos do Modernismo que se referem ao futebol; além de criações feitas especialmente pelo designer Kiko Farkas para a identidade visual da mostra. A cenografia é de Álvaro Razuk.

A bola, o goleiro, o jogador Arthur Friedenreich, o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, o futebol de mulheres e o estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, são alguns dos temas escalados do universo futebolístico. No time do Modernismo e da cultura, jogam Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, Mário de Andrade, o Theatro Municipal de São Paulo, o músico Pixinguinha e a tela Operários, de Tarsila. Mas nesse jogo há mais de dança do que de competição, e o visitante se surpreenderá com as ligações possíveis entre os dois universos.

Na abertura da Semana de 22, o escritor Menotti Del Picchia cita o jogador Friedenreich em seu discurso. Mário de Andrade dedicou um poema à primeira grande estrela do futebol brasileiro e, enquanto Oswald de Andrade escreveu alguns versos sobre futebol, a pintora Tarsila do Amaral registrou numa crônica sua experiência como torcedora em um Brasil x Argentina no Parque Antártica.

A exposição reflete sobre as relações entre o jogador Garrincha (1933-1983) e o personagem Macunaíma, criado por Mário de Andrade, inspirado em uma entidade indígena. Conhecido como o “anjo das pernas tortas”, Garrincha era descendente do povo Fulni-ô, de Alagoas e Pernambuco, e encantou o mundo com os dribles desconcertantes e o jeito alegre de jogar – uma mistura ambígua de malícia e inocência que também está presente em Macunaíma.

Ao fim da mostra, os visitantes terão elementos para pensar como o Modernismo e o Futebol se relacionam à construção da ideia do que é “ser brasileiro” – com ambiguidades, complexidades e contradições.

Serviço:
“22 em Campo”
Museu do Futebol- Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo - SP
De Segunda a Sexta das 10:00 às 17:00 e Sáb., Dom., e Feriado das 10:00 às 16:00
Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (Meia). Crianças até 7 anos não pagam.
Até 29/01/2023. Classificação Livre.

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar