Patrono da 21ª FIL será homenageado com exposição no RibeirãoShopping

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Berzotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Presidente e fundador da Multiplan, José Isaac Peres, será homenageado na exposição "Espantalhos" que retrata a primeira vez que o empresário chegou à Ribeirão Preto. Seis artistas participam da mostra

De 17 a 30 de agosto, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza, no RibeirãoShopping, a exposição "Espantalhos" – atividade que faz parte da programação da 21ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. A exposição, uma homenagem ao patrono desta edição da FIL e presidente da Multiplan, José Isaac Peres, conta com produções inéditas de artistas da cidade e obras de Odilla Mestriner.

"Espantalhos" apresenta os primeiros passos de José Isaac Peres no município, quando ainda procurava uma área para a instalação do RibeirãoShopping. Na ocasião, o empresário se deparou com um espantalho no terreno. "Quando cheguei aqui, em 1979, optei por investir em uma área afastada do centro e praticamente inexplorada. Meu cliente mais próximo, que estava no local, era um espantalho", recorda Peres, brincando que esse foi seu primeiro cliente na cidade.

Simbolicamente, o espantalho é um personagem recorrente nas narrativas rurais e literárias, inspirando inclusive Monteiro Lobato. E essa simbologia inspirou também a Fundação do Livro e Leitura na montagem da exposição "Espantalhos". Seis artistas de Ribeirão Preto e da França construíram obras remetendo ao tema central do projeto, são eles: Cordeiro de Sá, Elson Spósito, Jair Correia, Marina Dias e as irmãs Márcia de Carvalho (que atualmente vive em Paris) e Luciana de Carvalho Junqueira. Os espantalhos ficarão expostos no empreendimento até o dia 30 de agosto. Após esse período, parte da exposição será transferida para o Parque das Artes (Rua Joaquim Simões Gomes, 420 - Nova Aliança).

A mostra traz ainda as obras da ribeirão-pretana Odilla Mestriner (1928-2009), conhecida nacionalmente, que pintou, ao longo de sua carreira, algumas telas com o espantalho como personagem principal. "Além da relação temática, será uma excelente oportunidade de enaltecer, a partir de uma atividade educativa, a trajetória artística de Mestriner", comenta Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Arte em forma de meias

Outras oito peças inéditas também foram produzidas pelas artistas irmãs, Márcia de Carvalho e Luciana de Carvalho Junqueira, usando meias como matéria-prima, doadas através de uma campanha feita pelo RibeirãoShopping, transformadas em quatro quadros e quatro esculturas, inspiradas nas obras de Cândido Portinari. As irmãs Carvalho assinam uma obra original em alumínio e tela: um espantalho que carrega um manto, representando os quadros feitos a partir de meias.

Márcia de Carvalho nasceu no Brasil, mas, hoje, mora em Paris. Lá fundou a Chaussettes Orphelines, uma associação que transforma toneladas de meias em fios, criando assim um processo inovador de construção de roupas e esculturas. Essa ideia a fez ganhar diversos prêmios na capital francesa. "As obras estão incríveis, já mostrei em uma galeria em Londres e vamos expor em Paris. É inspirador, são peças que vão além da arte e que abordam o meio ambiente e a inclusão", destaca Márcia de Carvalho.

Sobre as obras

Os seis artistas participantes se inspiraram nas várias nuances do tema norteador da exposição. O artista Jair Correia criou "O Espantalho do Imperador" com uma leitura contemporânea. "É um misto de humano e vegetal, homem e árvore, carne e madeira. A proposta é evidenciar o quanto somos necessários para a proteção da natureza e quanto dela dependemos", comenta o artista.

Já Cordeiro de Sá destaca que um projeto de espantalho já permeava suas ideias há um bom tempo, e que voltou aos seus pensamentos durante a pandemia e o distanciamento social. "Em vez de afastar e assustar, preferi sugerir um abraço. A escolha do aço, contrasta com o movimento de um primeiro passo. A linha 'cartunesca' é amigável, reforçada por um coração e uma lua, que é como um sorriso", explica o artista que dedicou sua obra às crianças e à sua filha.

A artista Marina Dias usou como referências as povoações e religiões africanas, pensando nas mulheres que trabalharam nos canaviais – como era o terreno do atual RibeirãoShopping. "A escultura também é um resgate histórico e uma homenagem à população negra que, com a força do trabalho, trouxe o desenvolvimento econômico do país e da região de Ribeirão Preto", detalha.

Para Elson Sposito, participar dessa exposição foi como resgatar uma memória da infância, quando ia até as fazendas da região de Jardinópolis e avistava, no horizonte, a figura de um espantalho. "Ele era o protagonista daquela paisagem. E faço uma releitura das obras de Candido Portinari, que utilizava a imagem dos espantalhos da região de Brodowski", conta o artista.

21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento. Nesta 21ª edição, que tem o tema "Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira", a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais, durante 10 dias. Os homenageados são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora). A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes. No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.