Brasil,

Congresso da Mobilidade Elétrica discutirá soluções para cidades inteligentes e gargalos no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luis Massao
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

C-MOVE reunirá especialistas, de diversas partes do mundo, e abordará políticas públicas, tecnologias e tendências sobre os desafios da eletromobilidade, no Brasil e nos principais países da América Latina.

Previsto para os dias 1 e 2 de setembro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP), o C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos terá um módulo com quatro painéis dedicados à discussão de soluções para cidades inteligentes. O evento, que é realizado de forma simultânea ao salão VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, que acontece entre os dias 1 a 3 de setembro, no mesmo local, reúne especialistas de diversas partes do mundo e aborda políticas públicas, tecnologias e tendências sobre a mobilidade híbrida e elétrica no Brasil e no mundo.

“A mobilidade elétrica é um ponto central de uma cidade inteligente e, por isso, acredito ser importante promover uma discussão aprofundada sobre como os veículos elétricos podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e qual a infraestrutura, incluindo serviços e componentes, necessária para que esse sistema funcione de forma fluida”, destaca Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do VE e do C-Move.

O mercado de veículos elétricos, no Brasil, tem evoluído na última década, passando de 117 unidades, registradas em 2012, para mais de 101 mil, emplacadas pela SENATRAN até 15 de julho de 2022.

De acordo com José Police Neto, especialista em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e um dos curadores do Congresso, a discussão é essencial para que se identifique os reais gargalos da eletromobilidade no País. Como o Brasil tem grande potencial de geração de energia elétrica renovável, é importante que o modelo de eletrificação brasileiro possa explorar, ao máximo, as características e equipamentos existentes.

“Já temos uma importante infraestrutura de geração de energia limpa. Nossa transmissão está em fase de investimentos e aprimoramento”, afirma, destacando que a recente crise energética, enfrentada pelo País, teve, como principal fator, os impactos das mudanças climáticas, e a consequente falta de chuvas. “A crise hídrica abalou a geração de energia e até de abastecimento. Diversificar a matriz energética limpa também é essencial”, diz.

Inteligência artificial

Para o mentor do módulo Cidades Inteligentes, André Fortes Chaves, além de questões como infraestrutura de recarga e energias renováveis, há, no ecossistema da eletromobilidade, espaço para temas típicos da economia digital, como proteção de dados, cyber segurança, IoT (internet das coisas), inteligência artificial e big data, que nortearão os temas abordados nos painéis que comporão esse módulo.

“No contexto da eletromobilidade, os dados podem ser utilizados de diversas formas. Entre elas, na otimização da alocação de pontos de recargas, em locais estratégicos, evitando pontos subutilizados ou sobrecarregados. Além disso, hoje já existem plataformas que fazem gestão digital da fila de usuários de veículos elétricos para que possam acessar um eletroposto. Em síntese, a tendência global da digitalização perpassa a eletromobilidade”, analisa Fortes, que é também consultor de relações institucionais do escritório Carvalho & Furtado Advogados.

Salão da Mobilidade Elétrica

O VE Latino Americano e o C-MOVE são dois dos maiores eventos sobre eletromobilidade da América Latina. Conhecido como o SALÃO DA MOBILIDADE ELÉTRICA, o VE visa apresentar as principais tendências e novidades da eletromobilidade, reunindo setores como veículos elétricos PESADOS, LEVES, LEVÍSSIMOS, além de COMPONENTES, INFRAESTRUTURA e SERVIÇOS.

Em 2021, o VE recebeu 4,3 mil visitantes e contou com mais de 40 empresas expositoras, enquanto o C-MOVE teve a participação de 130 especialistas, que apresentaram 27 horas de conteúdo para mais de 300 congressistas. A expectativa para 2022, segundo Guggisberg, é que o VE receba 10 mil visitantes e tenha 60 empresas expositoras.

Serviço
VE e C-MOVE
VE: 1 a 3 setembro, das 13h às 20h
C-MOVE: 1 e 2 de setembro, das 9h às 18h
Pavilhão Amarelo – Expo Center Norte – São Paulo, SP
Rua José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme, São Paulo – SP

Sobre a MES Eventos

Empresa especializada em eventos de eletromobilidade, detentora das marcas VE LatinoAmericano, C-MOVE e Dia da Mobilidade Elétrica, atua há 17 anos no mercado.

À frente da empresa está Ricardo Guggisberg, idealizador dos projetos. Apaixonado pelo setor, ao longo de sua carreira, investiu na promoção e transformação do mercado. Em seu currículo, cargos como o de Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (atual), já tendo sido Diretor Adjunto do DEINFRA na FIESP, Membro do Painel Estratégico da Plataforma PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica, além de Presidente da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar