Programa Encontros com Escritores da Casa Museu Ema Klabin traz grandes nomes da Literatura

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Aguilera
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Encontros têm como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas, autores e obras relevantes. Participam Adriana Lisboa, Ana Maria Machado, Susana Ventura e Marina Colasanti

A Casa Museu Ema Klabin retorna com a série “Encontros com Escritores: Outros Olhares”, que traz grandes nomes da literatura para falar de suas obras e trajetórias. Com curadoria e mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle, os encontros acontecem pela plataforma Zoom e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do museu.

A convidada desta quarta-feira, 29 de junho, das 19h às 21h, é a premiada escritora e tradutora brasileira Adriana Lisboa. Seus livros foram traduzidos em mais de vinte países e o conjunto de sua obra foi agraciado com o Prêmio Moinho Santista. https://emaklabin.org.br/encontro-com-escritores/adriana-lisboa

No dia 27 de julho, das 19h às 21h, a Casa Museu Ema Klabin recebe Ana Maria Machado, que integra desde 2003 a Academia Brasileira de Letras e é ganhadora do prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes da literatura infanto-juvenil. Ana Maria Machado tem livros publicados em 26 idiomas e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares.

A escritora Susana Ventura, ganhadora de vários prêmios, entre eles o Jabuti de 2017 na categoria juvenil, se apresenta no dia 31 de agosto, das 19h às 21h. E a escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti fecha a série de encontros no dia 28 de setembro. Marina ganhou vários prêmios Jabuti e o Grande Prêmio da Crítica da APCA, entre outros.

Arroz e feijão ou fome e abundância. Qual é o binômio do Brasil?

Além dos encontros literários, a programação traz palestras associadas à exposição Faca, colher & garfo: uma história, com curadoria de Paulo de Freitas Costa, aberta para visitação na Casa Museu Ema Klabin até 31 de julho de 2022.

No dia 13 de julho, das 19h às 21h, Adriana Salay, doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo e coordenadora do projeto Quebrada Alimentada ministra a palestra “Arroz e feijão ou fome e abundância. Qual é o binômio do Brasil? ”. O encontro, pela plataforma Zoom, vai discutir pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que a alimentação do brasileiro mudou, além de abordar as ações necessárias para o fim da fome, incluindo desde políticas públicas até mobilizações da sociedade civil.

Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/arroz-e-feijao-ou-fome-e-abundancia-qual-e-o-binomio-do-brasil

No dia 23 de julho, das 10h às 12h, Janka Babenco discorre sobre a presença da cultura gastronômica, do envolvimento com o ato de comer, usos de utensílios, receitas e dos conceitos e estéticas culinárias que nos últimos tempos são encontradas nas mídias sociais e sites. São chefs, influenciadores, historiadores, fundações e centros de estudos, todos contando uma estória com comida.

Universo da Gravura

No dia 20 de julho, das 19h às 21h, a bacharel e mestre em Filosofia pela USP, Priscila Sacchettin ministra a palestra “A gravura e as imagens em trânsito”, na qual vai discutir as aplicações e limites de dicotomias presentes no universo da gravura.

Programação 2022 da Casa Museu Ema Klabin

Encontros com Escritores: Outros Olhares

29 de junho, Adriana Lisboa

27 de julho, Ana Maria Machado