Brasil,

Russian Film Festival acontece no Brasil pela primeira vez de forma presencial em São Paulo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Ferraz
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O cinema Petra Belas Artes receberá pela primeira vez o Russian Film Festival – Volta ao Mundo, que acontecerá, pela primeira vez de forma presencial, entre os dias 23 e 26 de junho

A programação inclui destaca a produção da cinematografia russa contemporânea com ênfase em longas dirigidos por mulheres e um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, cujo 90º aniversário será celebrado neste ano. Os filmes serão exibidos em russo com legendas em português

Em 2021, quando o Russian Film Festival foi realizado online no Brasil, segundo os resultados do festival, os filmes mais vistos foram dirigidos por mulheres. A escolha desses filmes para o programa do RFF no Brasil e o interesse do público local por eles não é acidental: na América Latina, o tema da liderança feminina é muito relevante: há alguns anos, a região é famosa pelo maior número das mulheres na política; e as mulheres também são bastante ativas em outras áreas de atividades sociais e culturais.

Programação do Russian Film Festival – Volta ao Mundo inclui:

- “Um fôlego” (dirigido por Elena Khazanova, 2020) é um drama esportivo baseado na história de vida da “rainha do mergulho livre” Natália Moltchanova. Ela começou a praticar esse esporte radical apenas aos 40 anos, conseguiu estabelecer mais de 40 recordes mundiais, se tornou multicampeã mundial, e fundou a Federação de Freediving na Rússia. Este é o primeiro longa-metragem russo rodado em alto-mar a uma profundidade de 100 metros.

- “Quero casar” (dirigido por Sonya Karpunina, 2022) é uma comédia romântica sobre uma jornalista que tem tudo conforme o planejado: um trabalho de apresentadora na TV, um noivo rico e bem-sucedido. Porém, o plano se arruína quando um encontro casual desencadeia uma série de eventos que mudam completamente sua vida,

- “A Primeira Neve” (dirigido por Natália Konchalovskaya, 2021) é uma tragicomédia sobre a relação entre mãe e filha. A obra levanta questões filosóficas e sociais relacionadas não se depender de ideias convencionais sobre o sucesso e felicidade. O filme é a estreia da filha do famoso diretor russo Andrei Konchalovsky, cujos filmes foram indicados ao Oscar três vezes.

- “Andrei Tarkovsky. O cinema como oração” (dirigido por Andrei Tarkovsky Filho, 2019) é um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, que teve grande influência na cultura mundial. Esta é uma crônica inédita, na qual o mestre fala sobre arte, espiritualidade e busca criativa. No ano do 90º aniversário do realizador é uma boa oportunidade para redescobrir a sua obra. O filme foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2019, e concorreu na Competição Novos Diretores (indicação de Melhor Filme), e também concorreu ao Prêmio de Melhor Documentário (Clássicos de Veneza) no 76º Festival de Cinema de Veneza.

O Russian Film Festival – Volta ao Mundo é organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo de Moscou. O parceiro do festival é o portal de informações turísticas Discover Moscow.

Horários de exibições no cinema Petra Belas Artes:

Quinta-feira, 23 de junho

19h00 Andrei Tarkovsky. O cinema como oração

Sexta-feira, 24 de junho

19h00 “Um fôlego”

Sábado, 25 de junho

19h00 “A Primeira Neve”

Domingo, 26 de junho

19h00 “Quero casar”

Serviço - Russian Film Festival

São Paulo: 23 a 26 junho

Local: Petra Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação – SP)

Mais informações: https://www.cinebelasartes.com.br/programacao/russian-film-festival/

Os ingressos para as exibições estão disponíveis na bilheteria do cinema Petra Belas Artes.

***

Informações de referência

ROSKINO

A ROSKINO é uma organização que faz parte da indústria russa de conteúdo audiovisual nos mercados internacionais e a operadora nacional de promoção de filmes, séries e animações, bem como potencial criativo e oportunidades de coprodução com a Rússia. A ROSKINO promove conteúdo russo em mercados internacionais de cinema e outros eventos industriais sob a marca Russian Content Worldwide, e também organiza festivais de cinema russos no exterior sob a marca Russian Film Festival.

Russian Film Festival

O Russian Film Festival é um projeto organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa. O principal objetivo do RFF é apresentar aos espectadores estrangeiros a diversidade do moderno conteúdo cinematográfico russo: de longas-metragens de vários gêneros a animação e documentários. Nos anos 2020 e 2021 o festival foi realizado em 23 países, reunindo mais de um milhão de espectadores. O formato RFF inclui exibições online e um “modelo híbrido” com integração em festivais internacionais de cinema, além de eventos presenciais tradicionais.

Sobre o Comité de Turismo de Moscou

O Comité de Turismo de Moscou, ou Mosturism, é uma autoridade executiva do Governo de Moscou responsável pelos assuntos relacionados às atividades turísticas na capital. O Comité tem entre suas competências apresentação de iniciativas legislativas, organização de exposições e congressos, projetos de eventos e imagem. Sendo gerente da marca turística de Moscou, visando criar sua imagem turística apelativa, o Comité continua analisando as tendências e oferecendo a turistas aquilo que eles estão procurando, descobrindo novas capacidades da capital em termos de passatempos fascinantes e enriquecedores.

Discover Moscow é o portal de turismo de Moscou onde moscovitas e viajantes podem conhecer as últimas novidades, saber quais são as exposições em curso, onde se pode encontrar um sítio sossegado para trabalhar ou tomar um café de manhã excelente, onde fazer sua corrida matinal e muito mais. O objetivo do portal é apresentar todas as oportunidades que a capital está oferecendo, desde gastronomia, cultura, espaços públicos, eventos culturais e de lazer, até os próprios moscovitas. O portal se encontra disponível em três idiomas.

Sobre o Cine Petra Belas Artes:

O Petra Belas Artes, fundado em 1956, é um tradicional cinema de rua de São Paulo que tem como principal característica o ecletismo de sua programação, mesclando em suas seis salas obras de diretores consagrados com revelações do cinema mundial, retrospectivas com filmes clássicos, festivais, sessões com debates, e o famoso Noitão, uma maratona noturna com exibição de três filmes, que acontece uma vez por mês, começando por volta da meia-noite de sexta e terminando ao amanhecer do sábado, um programa clássico que desde 2004 passou a fazer parte da agenda do público notívago de São Paulo.

Serviço
Russian Film Festival
Data: 23 a 26 de junho de 2022
Horários: 19h
Ingresso: Gratuito - retirada da bilheteria do cinema
Onde: Cine Petra Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Sala 5 (96 lugares)
www.cinebelasartes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar