Brasil,

Últimas semanas de inscrição em programa que acelerará 15 negócios de impacto positivo na Grande Reserva Mata Atlântica

Quarta edição do Programa Natureza Empreendedora selecionará e capacitará empreendimentos que aliam proteção à natureza e desenvolvimento socioeconômico em 60 municípios de SP, PR e SC

Esta é a reta final para as inscrições no quarto ciclo do Programa Natureza Empreendedora, que selecionará 15 negócios com impacto socioambiental positivo na Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, englobando áreas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina – para serem aprimorados e alavancados. Empreendedores que atuam em pelo menos um dos 60 municípios da região passarão por capacitação e mentoria gratuitas, visando potencializar os benefícios gerados ao meio ambiente e à sociedade. As três iniciativas mais bem avaliadas ao final do processo receberão incentivo financeiro. As inscrições foram prorrogadas até 9 de junho (quinta-feira).

É a quarta edição do programa no território, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com execução técnica do Sebrae Paraná. O objetivo é fortalecer e dar visibilidade a empreendimentos inovadores que contribuam com a conservação da biodiversidade nos municípios da Grande Reserva. Ao longo de 23 semanas, os negócios selecionados passarão por capacitações em diversos temas, totalizando cerca de 22 horas de formação em encontros presenciais e on-line, além de videoaulas disponibilizadas em ambiente virtual. Cada negócio também terá acesso a 30 horas de consultoria especializada em diferentes temáticas e 15 horas de mentoria para acompanhamento individualizado do desempenho, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

“Queremos atuar diretamente no fortalecimento de pequenos e médios negócios que, além de gerarem lucro, beneficiam o meio ambiente”, explica o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam. “O fomento a essas iniciativas não se dá apenas com recursos financeiros, mas também com espaço para capacitações, mentorias e aceleração. É uma área com muitas oportunidades e que precisa de incentivo e de ideias inovadoras, escalonáveis e financeiramente sustentáveis.”

Os 15 negócios selecionados participarão do ciclo de aceleração, realizado por consultores do Sebrae Paraná. Nos cinco meses de consultoria, os empresários e micro e pequenos empreendedores seguirão uma trilha de aprendizagem que vai da definição de um objetivo, passando pela análise do modelo de negócio, reflexão sobre a mensuração do impacto ambiental positivo, assim como pela gestão financeira e estratégias de marketing – temas essenciais para a gestão da empresa. “Nós buscamos negócios que tenham uma atuação em algum dos 60 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica. Não precisa, necessariamente, estar sediado nestes municípios. Mas, é importante que sejam iniciativas que procuram melhorar sua gestão e tenham impacto para a conservação da natureza desse território”, comenta Caren Santos, consultora do Sebrae Paraná.

Os empreendimentos podem ser embasados em ativos da natureza, como turismo em áreas naturais, agricultura sustentável, educação ambiental, artesanato e produção sustentável em diferentes cadeias da sociobiodiversidade.

São elegíveis negócios que impactem ao menos um dos seguintes municípios (29 de São Paulo, 18 do Paraná e 13 de Santa Catarina): Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Guapiara, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Itaóca, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Peruíbe, Piedade, Pilar do Sul, Ribeirão Grande, São Lourenço da Serra, São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí (SP); Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Colombo, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná (PR); Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder (SC).

O formulário de inscrição e mais informações podem ser acessados no site https://www.sebraepr.com.br/natureza-empreendedora/. Ao final do Programa Natureza Empreendedora, os negócios passarão por uma banca que avaliará critérios de viabilidade técnica e econômica, impacto ambiental positivo, visão de futuro, envolvimento com a comunidade local e time e parceiros estratégicos. Os três primeiros colocados receberão incentivo financeiro.

Natureza Empreendedora

Em 2021, a terceira edição do programa na Grande Reserva Mata Atlântica acelerou 13 negócios que impactam positivamente a natureza na região. No ano passado, também foi realizada a primeira edição do Natureza Empreendedora na região hidrográfica da Baía de Guanabara, que beneficiou outros 13 negócios.

Um dos negócios que se destacou em 2020 foi o Olha o Peixe! (@olhaopeixee), um serviço de entrega de produtos da pesca artesanal que aproxima quem produz o alimento de quem o consome, fortalecendo as comunidades pesqueiras e o consumo consciente em Curitiba e outras cidades paranaenses. Em 2021, foram destaque a iniciativa de turismo sustentável Gond Local (@gondlocal); a empresa de produção de frutas nativas para comercialização O Sertanista Frutas Nativas (@osertanistafrutanativa); e a empresa de atividades de aventura Rio Abaixo (@rioabaixo).

Outro empreendimento reconhecido em 2021 foi a Redinha (@minharedinha), de Niterói (RJ), que produz bolsas a partir de redes de pesca que seriam descartadas, gerando renda para artesãs e pescadores, além de contribuir para a conservação da Baía de Guanabara.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo