Brasil,

Evento terá cases e diretrizes detalhadas sobre as 4 fases do Open Finance no Brasil e em outros países

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Seminário com equipe multidisciplinar da consultoria global Capco apresenta oportunidades de negócios para instituições financeiras e fintechs trazidas pelo sistema financeiro aberto

A possibilidade de criar produtos e serviços, analisar de forma inteligente as informações financeiras dos clientes, e tornar suas experiências cada vez mais eficientes e positivas, com praticidade e de forma segura em diferentes plataformas, são algumas das inovações trazidas pelo sistema financeiro aberto, o Open Finance. E é sobre o processo de implementação deste sistema (já em sua quarta fase) que os executivos Gerhardt Scriven, Diego Sarai, Guilherme Vicente, Rafael Maciel, Rubens Miura e Tarcisio Burock falarão, de forma agnóstica, no “Open Finance BootCamp - Transformação dos serviços financeiros”, no dia 7 de junho, em São Paulo. O evento será híbrido -- presencial e online.

Nesse BootCamp, que funciona como uma imersão no tema, a Capco, consultoria global do Grupo Wipro, especialista em gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros, irá compartilhar conhecimentos locais e internacionais sobre melhores práticas de implementação do Open Finance. Isso acontecerá em um seminário profundo, incluindo detalhes sobres as diferentes fases da iniciativa, diretrizes de arquitetura e exemplos de implantação.

O evento é voltado para instituições receptoras e transmissoras de dados como, por exemplo, fintechs que pretendem acelerar seus preparativos para entregar aos clientes serviços com valor agregado e usando APIs do Open Finance. Essa troca de conhecimento é fundamental por conta do avanço da implementação do Open Finance em 2022. Entre os temas abordados na palestra do dia 7 de junho estão:

- Oportunidades de negócios e casos de uso para instituições receptoras e transmissoras de dados sobre o uso do Open Banking para criação de novos produtos e serviços alinhados com os perfis dos clientes;

- Aspectos regulatórios relacionados à gestão de consentimento e à LGPD;

- Considerações sobre tecnologias de instituições receptoras e fornecedoras de dados (incluindo segurança, desempenho, escalabilidade etc.);

- Criação de ótimas experiências do usuário;

- Considerações específicas sobre cada uma das quatro fases do Open Finance.

Scriven tem mais de 20 anos de experiência em ambientes multiculturais de TI, em todos os aspectos do ciclo de vida de um projeto, como Engenheiro de Sistemas, Arquiteto e Analista de Negócios/Sistemas. Com experiência sólida nas áreas financeira, telecomunicações e varejo, o executivo também tem larga experiência em projetos de aumento do ROI por meio da descoberta e resolução de lacunas em requisitos, arquitetura e entregas no início do ciclo de vida do projeto.

De acordo o executivo, “espera-se um aumento contínuo na adoção do Open Finance pelos clientes finais, o que gerará uma transformação significativa no cenário de serviços financeiros no Brasil e como vimos com o Pix esse processo pode ser bem rápido mudando o cenário no Brasil”.

A Fase 4, estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BCB) e descrita como o “Compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado”, abrange o uso de dados transacionais (Dados de produtos e serviços de seguros, investimentos, câmbio, entre outros, disponibilizados pelas instituições participantes) mediante prévia autorização do cliente.

Nas fases anteriores, 1, 2 e 3, que foram implementadas entre 1º de Fevereiro de 2021 e 15 de dezembro de 2021, o sistema Open Banking começou com as instituições disponibilizando ao público as informações padronizadas sobre seus canais e características de produtos e serviços bancários que ofereciam; passou pela etapa de compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários tradicionais (contas, crédito e pagamentos) e chegou ao início de transações de pagamento de Pix por iniciadores de transação de pagamento, com a entrada gradual dos demais arranjos de pagamento.

Sobre os demais palestrantes:

Tarcisio Burock é Principal Consultant na Capco Brasil. Tem mais de 17 anos de experiência em projetos de TI, tendo atuado com qualidade, analista de negócios e requisitos, integração de sistemas complexos e arquiteto de soluções. Atualmente é líder de arquitetura de soluções para Open Finance em um grande cliente nacional.

Rubens Miura é Principal Consultant na Capco Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado para grandes corretoras, nacionais e internacionais. Possui amplo conhecimento no mercado de capitais, principalmente em áreas como ações, renda fixa, compliance e fundos. Atualmente, trabalha com arquitetura de soluções e suas principais responsabilidades incluem identificar requisitos arquiteturais, criar diagramas de arquitetura e definir soluções.

Guilherme Vicente é Consultor Sênior na Capco Brasil. Atua a mais de 13 anos em projetos de gestão da informação e governança, como arquiteto, analista de negócios e líder de projetos. Foi responsável por soluções integradas em projetos em clientes de diferentes setores de negócios, com foco em todas as etapas do ciclo de vida de conteúdo e informação, com ênfase em captura/colaboração, taxonomia, categorização, versionamento, distribuição, retenção e migração de conteúdo.

Rafael Maciel é Consultor Sênior especialista em arquitetura de Software na Capco Brasil. Tem 20 anos de experiência em TI tendo atuado nos mais variados aspectos como garantia de qualidade, engenharia e DevOps. Experiência em diversos setores da indústria como varejo, financeiro e educação, construindo uma visão ampla sobre as complexidades e desafios de um projeto de software.

Diego Sarai é Principal Consultant na Capco Brasil. Atua na área de tecnologia a mais de 10 anos tendo experiência como desenvolvedor, engenheiro e arquiteto de softwares. Também atuou com análise, desenvolvimento, engenharia e arquitetura de sistemas, utilizando a linguagem de programação JAVA, desenvolvimento mobile para Android, fazendo uso da API nativa de desenvolvimento Java com Android, até HTML 5 usando Apache Cordova.

SERVIÇO:

“Open Finance BootCamp - Transformação dos serviços financeiros”

Data: 7 de junho de 2022

Horário: 15h às 16h30

Para se inscrever, acesse aqui.

Evento Híbrido - Presencial e com Transmissão pela internet para os previamente inscritos.

Local: Inova Habitat - espaço de geração de negócios de alto impacto baseados em tecnologias digitais disruptivas.

Endereço: Rua da Consolação, 2302, 10º Andar, Consolação ,São Paulo, SP

Sobre a Capco

A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais, visite nosso site website da Capco ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e Xing.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar