Brasil,

Exposição sobre refugiados venezuelanos terá visita guiada com o fotógrafo Antonello Veneri, neste final de semana

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

 Veneri fala sobre os bastidores do caminho percorrido com refugiados venezuelanos no Brasil - Divulgação 2021 no CCBB Brasília Veneri fala sobre os bastidores do caminho percorrido com refugiados venezuelanos no Brasil - Divulgação 2021 no CCBB Brasília

A mostra ACOLHIDOS retrata o percurso migrantes que estavam abrigados em Roraima e conquistaram a autonomia financeira, a partir de oportunidades de trabalho no Brasil

Neste final de semana, a exposição fotográfica “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil” contará com uma programação exclusiva de abertura, com a presença do fotógrafo Antonello Veneri (autor do acervo) para realizar visitas guiadas. A mostra estará em exibição no edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo, na avenida Paulista), a partir desta sexta-feira (27).

Na ocasião, Veneri irá falar sobre os bastidores do trajeto que percorreu junto a famílias venezuelanas depois que atravessaram a fronteira com o Brasil, no estado de Roraima, passando por Brasília, no Distrito Federal, e em Santa Catarina, no Sul do país, localidades que receberam grupos de venezuelanos para reconstruírem suas histórias a partir de oportunidades de emprego. A viagem foi realizada em 2021 e ilustra o projeto social “Acolhidos por meio do trabalho”, que vem sendo implementado pela AVSI Brasil e parceiros da Operação Acolhida.

A visita guiada será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, com grupos formados por ordem de chegada, no período da manhã, das 10h às 12h, e à tarde, das 15h às 17h. A duração do tour é de 30 minutos e não é preciso retirar ingressos antecipados. Todos os protocolos preventivos contra a COVID-19 estão previstos. O uso de máscara é opcional e os grupos serão organizados com limite de participantes para prever distanciamento adequado e seguro para todos.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, conta com mais de 120 registros, entre fotografias, retratos e recursos audiovisuais. Durante o tour, o visitante pode ler depoimentos de pessoas entrevistadas pela curadora Benedetta Fontana e assistir vídeos dos bastidores das sessões fotográficas realizadas por Veneri, além de entrevistas com colaboradores da AVSI Brasil, sobre o trabalho humanitário que desenvolvem nos centros de acolhida, em Roraima. A mostra conta ainda com um espaço educativo, onde são realizadas atividades para jovens e crianças, com o objetivo de promover uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil.

O nome da exposição é baseado no projeto Acolhidos por meio do trabalho, iniciativa da Fundação AVSI e implementada pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA. Para a edição de São Paulo, a mostra conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que gerencia abrigos temporários para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela e apoia a estratégia de interiorização para outras localidades do Brasil, no âmbito da Operação Acolhida; e pela Fundação Bernard van Leer, que executa o projeto Integração local de refugiados venezuelanos com foco na Primeira Infância, em Roraima e Brasília, para atuação em todo o território nacional, em parceria com ACNUR, AVSI Brasil e Ministério das Cidades.

A iniciativa tem o apoio institucional do Consulado da Itália no Brasil, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global, e da Casa Civil da Presidência da República, que coordena as ações da força-tarefa Operação Acolhida.

Em São Paulo, a exposição integra o calendário cultural do CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil), parceira na realização do evento. O evento é gratuito e a classificação etária é livre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar