Brasil,

Unicamp e CBA apresentam resultados de pesquisa conjunta em workshop internacional

O evento promovido pela Fraunhofer, rede internacional de pesquisa alemã, promoveu discussões sobre temas tecnológicos para fomentar projetos conjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento entre Brasil e Alemanha.

A Universidade Estadual de Campinas foi uma das participantes da terceira edição do workshop internacional sobre Tecnologias Avançadas de Manufatura do Instituto Fraunhofer, rede internacional de pesquisa alemã. A Unicamp apresentou resultados de um estudo em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), ligada ao grupo Votorantim. O encontro foi realizado no dia 17 de maio, no Parque Tecnológico São José dos Campos.

O workshop abordou tendências nas áreas de Manufatura Aditiva, Automação, Digitalização e IIoT (internet industrial das coisas) e foi uma oportunidade para as instituições participantes desenvolverem parcerias em P&D e cooperação estratégica entre Brasil e Alemanha.

O professor da Faculdade de Engenharia de Mecânica (FEM) da Unicamp, Éder Sócrates Najar Lopes, foi um dos palestrantes do evento, que reuniu representantes da academia e da indústria, especialistas em financiamento e programas de incentivo de P&D de ambos os países.

Lopes apresentou as conclusões de um estudo da Unicamp para impressão 3D em liga de alumínio no painel sobre Manufatura Aditiva. O convênio de pesquisa com a CBA, iniciado em 2017, foi desenvolvido em conjunto com o Instituto de Biofabricação da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

“Começamos com um trabalho exploratório para entender como essas ligas de alumínio se comportavam no processamento em manufatura aditiva. Foi um estudo de base”, disse Lopes. Os resultados ajudaram a entender o desempenho mecânico das peças fabricadas que é fortemente influenciado pelos tratamentos térmicos de pós-processamento.

A pesquisa rendeu publicação no International Journal of Mechanical Sciences (IJMS) e tem avançado em novo convênio celebrado entre a CBA e a Unicamp pelo Programa de Doutorado Acadêmico de Inovação com financiamento CNPQ. “Estamos evoluindo na pesquisa e, paralelamente, testando novas aplicações para o setor automotivo, em veículos de competição estudantil da Fórmula SAE”, contou Lopes.

Para o gerente de tecnologia da CBA, Roberto Seno Junior, a Unicamp demonstrou ser uma parceria valiosa que gerou ganho de conhecimento para a Companhia. “Foi um convênio muito bem celebrado, onde montamos a base do nosso conhecimento no assunto para alavancarmos novos desenvolvimentos em Manufatura Aditiva”, frisou.

A tecnologia pode abrir portas para a fabricação de peças projetadas que apresentem desafio geométrico de difícil processamento por métodos tradicionais, ampliando a área de atuação da empresa. “Este tipo de parceria propicia o acesso e aprofundamento em tecnologias disruptivas e novos conceitos, acelerando o ganho de conhecimento e o desenvolvimento de nossos projetos”, finalizou Seno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo