Brasil,

Sustentabilidade é a palavra de ordem do 25º INSPIRAMAIS

A Sustentabilidade é a palavra de ordem da realização da 25ª edição do INSPIRAMAIS, salão de lançamentos de materiais para a indústria de calçados, móveis, confecção e bijuterias que acontece pela primeira vez em Porto Alegre/RS. Entre os dias 25 e 26 de janeiro, o evento deve receber mais de sete mil visitantes dos principais mercados do Brasil e do mundo no Centro de Eventos da FIERGS. A realização do salão é da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

Na coletiva de imprensa, realizada na manhã do dia 25, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, destacou a força do setor de componentes brasileiro, que hoje se destaca como um dos principais players mundiais. “Com mais de três mil fábricas que empregam diretamente mais de 80 mil pessoas, temos um papel importante na economia nacional”, disse. Segundo ele, no INSPIRAMAIS serão apresentados mais de mil lançamentos de materiais, que trazem inovação e sustentabilidade, uma pauta global cada vez mais presente na cadeia produtiva.

Ressaltando a importância do recomeço da indústria brasileira, em especial a de componentes, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, enfatizou a demanda dos setores calçadistas, de confecção, moveleiro e de bijuterias, que encontram no INSPIRAMAIS o que há de mais inovador em materiais. “Além disso, nesta edição do evento, estamos inaugurando o Espaço Sustentabilidade, que apresentará mais de 20 expositores de materiais sustentáveis. Esperamos que o espaço cresça a cada edição”, destacou, acrescentando a importância das certificações da cadeia calçadista como o Origem Sustentável, para calçados e componentes, e o CSCB, para couros. “Temos um diferencial em sustentabilidade, que traz competitividade para a nossa indústria. É momento de mostrar isso ao mundo”, concluiu Silvana.

Internacionalização

O vice-presidente da Assintecal, Milton Killing, destacou a internacionalização do INSPIRAMAIS, que nesta edição recebe o Projeto Comprador Internacional, realizado por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações de componentes mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Pelo projeto, 50 compradores internacionais vieram ao INSPIRAMAIS para a realização de negócios. São produtores de calçados, a maior parte provenientes de mercados da América Latina. “Seriam mais, não fosse o fato de alguns acabarem sendo contaminados pela Covid-19 e impedidos de embarcar para o Brasil”, contou.

No ano passado, as exportações de componentes geraram US$ 410 milhões, 22% mais do que em 2020, inclusive ultrapassando os índices de 2019. Os países latino-americanos foram os principais responsáveis pelo incremento, com um crescimento médio de mais de 40%, portanto acima da média geral. “E esse ano vamos crescer mais, porque existe uma reorganização das cadeias produtivas, com cada vez mais compradores olhando para o Brasil. Somos a bola da vez”, concluiu Killing.

Apoio

O crescimento das exportações brasileiras tem uma aliada importante. Prestes a completar 25 anos, a ApexBrasil é parceira para a realização de programas de fomento aos embarques de diversos setores econômicos, entre eles de componentes para calçados. Com a Assintecal, desde 1998, mantém o By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que auxilia na internacionalização das empresas do setor. O presidente da entidade, Augusto Pestana, esteve na coletiva prestigiando o INSPIRAMAIS. “Aqui estamos presenciando a retomada. Sabemos que não vai ser simples, ou fácil, mas que ela já está acontecendo. No ano passado, tivemos ótimos resultados na nossa corrente de comércio internacional. A ApexBrasil é uma ponte para esses resultados, que são vocês, empresários, que realizam”, disse.

A coletiva de imprensa contou, ainda, com as presenças do presidente-executivo do CICB, José Fernando Bello; da diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri; do presidente da Abit, Fernando Pimentel; do secretário de Planejamento do Rio Grande do Sul, Cláudio Gastal; e do coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues.

Evento

Até amanhã, o INSPIRAMAIS, além de negócios, apresenta uma série de projetos paralelos e palestras, que podem ser conferidas no site www.inspiramais.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo