Brasil,

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta “Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O festival, que fica em cartaz de 26 de janeiro a 07 de fevereiro, traz um panorama do cinema contemporâneo em formatos de curta e curtíssima metragem.

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo recebe o Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes. Realizado em Brasília ao longo de mais de uma década, o festival tem como proposta apresentar um abrangente e diversificado panorama do cinema contemporâneo, em especial, nos formatos de curta e curtíssima metragem, em seleções plurais que privilegiam a produção independente, as novas linguagens e as experimentações audiovisuais. Dessa forma, pretende-se potencializar o cinema fora do circuito comercial.

Entre os olhares e afetos presentes nos filmes estão criações engajadas e contemplativas, realistas ou oníricas recorrendo a dramas, filmes de gênero, documentários e animações, com representações diversificadas, distintos anseios e visões de mundo.

Para a estreia no cinema do CCBB de São Paulo, a seleção especial conta com filmes dos cinco continentes, nos últimos quatro anos. São curtas e curtíssimos (filmes com até 5 minutos, formato inaugurado no Brasil pelo Lobo Fest) com temas que, juntos, constroem painel diverso e rico do mundo contemporâneo, com tudo aquilo que aflige ou alegra as culturas. O festival nasceu em Brasília, mas tem como princípio a circulação e depois de passar por diversas regiões do Brasil chega em janeiro à capital paulistana.

A “mascote” do festival é o lobo-guará, um animal típico do Cerrado e atualmente em risco de extinção, conhecido por espalhar frutos em suas andanças. Um símbolo de resiliência e disseminação de conteúdo, como propõe a mostra.

Com o passar das edições, o Lobo Fest trouxe à sua programação debates e oficinas. A partir de 2017, ampliou seu escopo para contemplar, além da proposta original (exibição de produções brasileiras e internacionais de curtíssima duração), filmes mais longos.

Nas 13 edições anteriores do festival, o Lobo Fest exibiu 1.700 filmes, produzidos em dezenas de países, de diversas origens e contou com mais de 38 mil pessoas em suas exibições presenciais.

Programação Completa:

______________________________________________

Dia 26/01 - Quarta-feira

PROGRAMA LOBEIRA - 12h – CI: LIVRE

Maruska, de Ludmila Smolyar, Rússia, 2021, 5 mf

Gato vs criança.


Gotas de Luar (Moon Drops) , de Yoram Ever-Hadani, Israel, 2019, 16 m

Um operário fabrica uma máquina enigmática que produz gotas de luar.

Tempo: 21 minutos

PROGRAMA TUCANO – 16h CI: 14 ANOS

Banca Paraíso, de Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker, 2020, 25m

O cotidiano de uma banca de jornal é a vitrine de um Brasil atual que normalizou as precárias formas de trabalho dos tempos modernos, em que o desamparo de Seu Nenê, o dono, é preenchido pela fé religiosa e única esperança de mudança de vida por meio da loteria.

Animais na Pista, de Otto Cabral, 2021, 10m.

Um acidente em uma estrada diz muito sobre a humanidade.

Celio’s Circle, de Diego Lisboa, 2020, 10m

Célio vive na periferia de uma grande metrópole. Seu corpo funciona como uma antena que capta todas as turbulências que acontecem no mundo. Célio também é o mundo.

Irmãos Dorigo, de Rodrigo Samia, 2020, 19m

Nelson Dorigo e Nadir Dorigo são irmãos e trabalham juntos há 50 anos na oficina aberta por seu avô. Eles são conhecidos pela fabricação de carrocerias de madeira, mas a idade não permite que continuem.

Tempo: 64 minutos

PROGRAMA ARARA VERMELHA – 18h CI: 14 ANOS

Casca (Ecorce), de Samuel Patthey e Silvain Monney, Suíça, 2020, 15m

Em um lugar escondido, a rotina diária de uma casa de repouso se desenvolve à medida que o tempo parece parar. Os residentes desenhados ganham vida no papel. Uns estão ativos, outros descansam ou seguem um horário fixo que se repete a cada dia.

Herança (Inheritance), de Lanka Bandaranayake, Sri Lanka, 2020, 19m

Irmãos se reuniram para os 91 anos de sua mãe, mas o motivo principal da reunião está relacionado à propriedade. Nesse ínterim, a mãe percorre sua linha de memória refletindo sobre sua inocência de infância.

Instruções para Adela (Instrucciones para Adela), de Laura Huberman, Argentina, 2020, 14m

Três mulheres, três gerações. O tempo passa e a despedida torna-se iminente. Uma avó, uma mãe e uma filha passam o dia em um veleiro da família. Alguns olham para trás e outros olham para a frente.

Esconde-Esconde (Hide and Seek), de Beno Gabor Baranyi, Hungria, 2017, 14 m

Matyi, um menino muito pobre de 7 anos, adora brincar de esconde-esconde, mas não conhece limites. Ele se esconde constantemente em algum lugar irritando seus pais.

Tempo: 62 minutos
_______________________________________________

Dia 27/01 – Quinta-feira

PROGRAMA JALAPA 12h CI: 10 ANOS

Leite (Lack), de Volkan Budak, Turquia, 2019, 10 m

Menino vive com sua mãe em uma aldeia e tenta perceber as deficiências de sua vida diante do cenário da vida e da morte.

Ele tem saudade, de João Campos, 2021, 12m

Socos na porta. Esperando a irmã ligar. Num futuro próximo, dois estranhos e o vírus da violência de um estado opressor.

Tempo: 22 minutos

PROGRAMA MURICI – 16h CI: 16 ANOS

Enterrado no Quintal, de Diego Bauer, 2020, 15m

Quando jovem, Isabela enterrou um revólver no quintal com a promessa de se vingar do padrasto, que agrediu sua mãe. Anos depois, ela desenterra a arma e sai em busca de vingança.

Aurora - A rua que queria ser um rio, de Radhi Meron, Brasil, 2021, 10 m

Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma rua triste e solitária de uma grande cidade. Num dia de chuva, ela se lembra de sua trajetória e sonha com o futuro se perguntando: é possível que uma rua morra?

No Tempo de Outrora, de Ricardo Brasília e Luisa Pitanga, 2021, 30m

Memórias de uma época de outrora. Mensagem para os mais jovens enviada por idosos de duas comunidades quilombolas do Médio Rio São Francisco, na Bahia.

Tempo: 55 m

PROGRAMA CAPIVARA – 18h CI: 16 ANOS

Bonobo, de Zoel Aeschbacher, Suíça, 2018, 18 m

Quando o elevador de seu alojamento público quebra, os destinos de Félix, um aposentado com deficiência, Ana, uma mãe solteira lutando com sua mudança e Seydou, um jovem apaixonado pela dança, se entrelaçam para um final explosivo onde seus limites serão testados.

Sagrada Família, de Margarida Lucas, Portugal, 2019, 20 m

Uma comédia de humor macabro que conta a história de uma família de cinco irmãos, uma mãe solteira e uma avó vivendo num pequeno apartamento em Benfica, Lisboa.

Chigualo, de Christian Rojas, Equador, 2020, 18 m

No festival de Chigualo, a morte de Jesus é celebrada. Deus não olha para os pecados do povo. O menino indígena Manu usará este dia para revelar seu desejo de ser menina.

Isso só está piorando, de Michael Negari e Eran Luzon, Israel, 2020, 8 m

Jerusalém é dividida por uma fenda misteriosa, puxando qualquer objeto de metal ao seu redor. Revital, uma mulher em gravidez avançada, está tentando chegar à rachadura para se matar.

Tempo: 64 minutos
_______________________________________________

Dia 28/01 – Sexta-feira

PROGRAMA ARATICUM 12h CI: 14 ANOS

O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli, Brasil, 2020, 10 m

Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos.

Faces sem Rosto (Faces Without Visage), de Hesam Rahman, Irã, 2019, 8 min

Como rostos perdem a expressão nessa masmorra escura da memória?

Tempo: 18 minutos

PROGRAMA PERPÉTUA - 16h CI: 14 ANOS

Vampiro de Montevidéu (Montevideo Vampiro), de Cristhian Orta, Uruguai, 2020, 15 m

Soledad, uma vampira recém-chegada a Montevidéu, faminta e sem um tostão, deve encontrar um lugar seguro para dormir antes do amanhecer, caso contrário se queimará com os primeiros raios de sol.

O Imposto (The Tax), de Bo-Kyeong Kim, República da Coréia, 2021, 20 m

Em um futuro próximo, após a quarta revolução industrial, com as taxas de emprego e de casamento despencando, o governo vai promulgar um projeto de lei para tributar espermatozóides e óvulos para maiores de 18 anos.

A Água se arrependerá de você (El agua te arrepentirá), de Marco Bentancor, Uruguai, 15m

Em um barco à deriva, encontra-se um homem gravemente ferido. Ele está sozinho na natureza inóspita do rio, perseguido por uma criatura aquática que ameaça tirar sua vida. O homem guarda um segredo que logo emergirá da turvação da água.

Gotas de Luar (Moon Drops), de Yoram Ever-Hadani, Israel, 2019, 16 m

Um operário fabrica uma máquina enigmática que produz gotas de luar.

Tempo: 66 minutos

PROGRAMA SARUÊ – 18h CI: 14 ANOS

Na Fronteira (on the Border), de Wei Shujun, China, 2018, 15 m

Em um vilarejo fronteiriço, um adolescente chinês de raízes coreanas aspira a ingressar na Coreia do Sul. Ele tenta por todos os meios realizar seu sonho.

Senhor Henderson (Monsieur Henderson), de Thomas Scohy, França, 2018, 15 m

Auguste Loiseau é um embalsamador meticuloso. Quando ele vem buscar o corpo do Sr. Henderson, ele é recebido pela filha do defunto, uma garota muito estranha.

Três Facões (Trois Machettes), de Matthieu Maunier-Rossi, França, 2019, 29 m

Sinopse: Haiti hoje em dia. Um dia na vida de três homens. Entre eles, em todos os lugares, em todas as mãos, existem três facões. Então, quando a noite chegar …

Tempo: 59 minutos

_______________________________________________

Dia 29/01 – Sábado

PROGRAMA PEROBA DO CAMPO – 12h CI: 10 ANOS

Hora do Almoço (Lunch Time), de Yael Reisfeld, Israel, 2 m

No centro da cidade de Tel Aviv, o tempo congela em uma felicidade banhada pelo sol, enquanto os trabalhadores fazem sua pausa para o almoço.

Senhor Henderson (Monsieur Henderson), de Thomas Scohy, França, 2018, 15 m

Auguste Loiseau é um embalsamador meticuloso. Quando ele vem buscar o corpo do Sr. Henderson, ele é recebido pela filha do defunto, uma garota muito estranha.

Tempo: 17 minutos

PROGRAMA IPÊ AMARELO – 16h Infantil (Livre)

O Pássaro e a Baleia (The Bird and the Whale), de Carol Freeman, Irlanda, 2018. 7m.

Tentando encontrar sua voz, um filhote de baleia se afasta muito de sua família para explorar um naufrágio. Ele descobre que é o único sobrevivente é um pássaro preso em uma gaiola.

Frutos das Nuvens (Fruits of the Clouds), de Kateřina Karhánková, Rep. Tcheca, 2017, 10m

A história de um bichinho peludo, que fará uma grande descoberta superando o medo do desconhecido.

A Casa (The House), de Veronika Zacharova, Rep. Tcheca, 2016, 5m

Tudo começa quando a família viaja, deixando sua casinha solitária no subúrbio. O problema é que a própria casa resolve seguir a família.

A cerejeira (The Cherry Tree), de Eva Dvořáková, Rep. Tcheca, 2017, 5m.

Um quadro na parede começa a ter vida própria.

A Teoria do Por do Sol (The Theory of Sunset), de Roman Sokolov, Rússia, 2017, 9m

Nas profundezas da noite, um ciclista dedicado atravessa a floresta invernal. O desafio: certifique-se de que este novo dia tenha um começo novo e oportuno.

Longe de Casa (Au Large), de Mathilde Pepinster, Bélgica, 2019, 6m.

Um bloco de gelo, um grande homem, um peixe e uma realidade diferente das outras.

Um dia de Gato (Cat Days), de Jon Frickey, Alemanha, 2018, 11m.

O garotinho Jiro está doente. Seu pai o leva ao hospital. A doutora diagnostica um resfriado inofensivo que vai abalar a identidade do menino.

Tempo: 53 minutos

PROGRAMA TAMANDUÁ – 18h CI: LIVRE

Tandoor, de Azizbek Kurbanov, Uzbequistão, 2020, 14m

Sempre faz algo errado, um garotinho se esconde no forno. A família sofre as consequências de suas traquinagens. Mas os pais continuam a ser gentis com ela.

O Coro do Trenó (The Kicksled Choir), de Torfinn Iversen, Noruega, 2021, 18 m

Gabriel, de dez anos, tem um desejo: cantar no coro local. O grupo anda de trenó pela paisagem nevada do norte da Noruega e é conhecido por sua bondade e caridade para com os refugiados da vila. Mas o pai de Gabriel briga com um dos refugiados locais.

Napo, de Gustavo Ribeiro, 2020, 16m

Incapaz de compreender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, John tropeça em um velho álbum repleto de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos.

Mais Longe (Furthest From), Director Kyung Sok Kim/ United States, 19m

Califórnia, 1999. Jessie, menina de 8 anos, está aproveitando o pouco tempo que lhe resta com seu melhor amigo, Lucas,ambos cientes do que está para acontecer: o parque onde moram será fechado, e toda a comunidade será obrigada a evacuar, em decorrência da contaminação da água.

Tempo: 67 minutos

_______________________________________________

Dia 30/01 – Domingo

PROGRAMA CAMBARÁ – 12h CI: 14 ANOS

Leite Fresco (Fresh Milk), de Ömer Faruk Güler, Turquia, 2021, 3 m

Emine e sua mãe tentam tirar leite de sua única vaca. No entanto, as condições do mundo tornaram-se tão difíceis que nada sai como desejado.

Todas estas Criaturas (All these Creatures), de Charles Williams, Austrália, 2018, 13 m

Um adolescente tenta desvendar suas memórias de uma infestação misteriosa, a revelação de seu pai e das pequenas criaturas dentro de todos nós.

Tempo: 16 minutos

PROGRAMA IPÊ BRANCO – Infanto-Juvenil (A partir de 8 anos) – 16h

Um dia de Gato (Cat Days), de Jon Frickey, Alemanha, 2018, 11m.

O garotinho Jiro está doente. Seu pai o leva ao hospital. A doutora diagnostica um resfriado inofensivo que vai abalar a identidade do menino.

A Teoria do Por do Sol (The Theory of Sunset), de Roman Sokolov, Rússia, 2017, 9m

Nas profundezas da noite, um ciclista dedicado atravessa a floresta invernal. O desafio: certifique-se de que este novo dia tenha um começo novo e oportuno.

A Luta, de Bruno Bennec, Brasil, 2017, 16m.

Na década de 1930, o garoto Tininho, morador do pequeno distrito do Divisório, em Minas Gerais, vive a expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis e Max Schmeling, alemão.

Yuwol – o menino que fez o mundo dançar (Yuwol), de Byung Yoon Lee, Coréia do Sul, 2018, 24 min

Yuwol está sempre dançando. Um dia, o vírus da dança começa a se espalhar em sua escola.

Tempo: 60 minutos

PROGRAMA GATO MARACAJÁ – 18h CI: 14 ANOS

Ahoo (Ahoo), de Amir Hossein Hemmati, Irã, 2019, 20 m

Ahoo, uma jovem afegã, luta para sobreviver e ganhar a vida no mundo cruel de hoje. Mas ele carrega um segredo que revelá-lo o colocará em uma posição difícil.

Retoque (Retouch), de Kaveh Mazaheri, Irã, 2018, 20 m

No canto da casa, o marido de Maryam pratica levantamento de peso. De repente, o peso cai em sua garganta e o coloca entre a vida e a morte.

Retalho (Merma), de Enrique Herman Aguilar Jansonius, México, 2017, 19 m

Depois de ser injustamente demitida de seu emprego, uma indígena maia terá que testar os limites de sua força de vontade para esconder sua gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha no ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina clandestina em Yucatán.

Jeroboam, de Bianca Caderas, Alemanha, 2020, 7 minutos

Seja em bares, festas em casa ou jantares, as pessoas erguem suas taças de champanhe. No entanto, todos parecem indiferentes à crueldade necessária para dar à sua bebida favorita o efervescente característico. Todos menos Helga, que tem um plano para acabar com a injustiça.

Tempo: 66 minutos
_______________________________________________

Dia 31/01 – Segunda-feira

PROGRAMA GRAVATÁ – 12h CI: 14 ANOS

Herança (Inheritance) , de Lanka Bandaranayake, Sri Lanka, 2020, 19m

Irmãos se reuniram para os 91 anos de sua mãe, mas o motivo principal do encontro está relacionado à propriedade. A mãe percorre sua linha de memória refletindo sobre sua inocência na infância.

Tempo: 19 minutos

PROGRAMA AROEIRA – 16h – CI: 16 ANOS

Aria, de Myrsini Aristidou, Chipre, 2017, 14 m

Atenas, hoje. Aria, de 17 anos, que está trabalhando na lanchonete de Jimmy, está esperando por uma aula de direção com o pai. Quando ele finalmente chega, não é para dar um passeio.

Esconde-Esconde (Hide and Seek), de Beno Gabor Baranyi, Hungria, 2017, 14 m

Matyi, um menino muito pobre de 7 anos, adora brincar de esconde-esconde, mas não conhece limites. Ele se esconde constantemente em algum lugar irritando seus pais.

Ensaio (Rehearsal), de Michael Omonua, Nigéria, 2021, 15 m

Como você encena uma cura milagrosa? As fronteiras se dissolvem entre a igreja e o teatro, a fé e a credibilidade.

Isso só está piorando, de Michael Negari e Eran Luzon, Israel, 2020, 8 m

Jerusalém é dividida por uma fenda misteriosa, puxando qualquer objeto de metal ao seu redor. Revital, uma mulher em gravidez avançada, está tentando chegar à rachadura para se matar.

Tempo: 51 minutos

PROGRAMA MURICI – 18h CI: 16 anos

Enterrado no Quintal, de Diego Bauer, 2020, 15m

Quando jovem, Isabela enterrou um revólver no quintal com a promessa de se vingar do padrasto, que agrediu sua mãe. Anos depois, ela desenterra a arma e sai em busca de vingança.

Aurora – A rua que queria ser um rio, de Radhi Meron, Brasil, 2021, 10 m

Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma rua triste e solitária de uma grande cidade. Num dia de chuva, ela se lembra de sua trajetória e sonha com o futuro se perguntando: é possível que uma rua morra?

No Tempo de Outrora, de Ricardo Brasília e Luisa Pitanga, 2021, 30m

Memórias de uma época de outrora. Mensagem para os mais jovens enviada por idosos de duas comunidades quilombolas do Médio Rio São Francisco, na Bahia.

Tempo: 55 minutos
_______________________________________________

Dia 02/02 – Quarta-feira

PROGRAMA CALIANDRA – 12h CI: 14 ANOS

Animais na Pista, de Otto Cabral, Brasil, 2021, 10m.

Um acidente em uma estrada diz muito sobre a humanidade.

Leite (Lack), de Volkan Budak, Turquia, 2019, 10 m

Menino vive com sua mãe em uma aldeia e tenta perceber as deficiências de sua vida diante do cenário da vida e da morte.

Tempo: 20 minutos

PROGRAMA PEQUI – 16h CI: 14 ANOS

O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli, Brasil, 2020, 10 m

Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos.

Banca Paraíso, de Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker, 2020, 25m

O cotidiano de uma banca de jornal é a vitrine de um Brasil atual que normalizou as precárias formas de trabalho dos tempos modernos, em que o desamparo de Seu Nenê, o dono, é preenchido pela fé religiosa e única esperança de mudança de vida por meio da loteria.

Celio’s Circle, de Diego Lisboa, 2020, 10m

Célio vive na periferia de uma grande metrópole. Seu corpo funciona como uma antena que capta todas as turbulências que acontecem no mundo. Célio também é o mundo.

Irmãos Dorigo, de Rodrigo Samia, 2020, 19m

Nelson Dorigo e Nadir Dorigo são irmãos e trabalham juntos há 50 anos na oficina aberta por seu avô. Eles são conhecidos pela fabricação de carrocerias de madeira, mas a idade não permite que continuem.

Tempo: 64 min

PROGRAMA JAGUATIRICA – 18h CI: 14 ANOS

Ele tem saudade, de João Campos, 2021, 12m

Socos na porta. Esperando a irmã ligar. Num futuro próximo, dois estranhos e o vírus da violência de um estado opressor.

Faces sem Rosto (Faces without Visage), de Hesam Rahman, Irã, 2019, 8 min

Como rostos perdem a expressão nessa masmorra escura da memória?

Hora do Almoço (Lunch Time), de Yael Reisfeld, Israel, 2 m

No centro da cidade de Tel Aviv, o tempo congela em uma felicidade banhada pelo sol, enquanto os trabalhadores fazem sua pausa para o almoço.

Memória (Memory), de Elif Turan, Turquia, 2021, 5 m

Uma mulher tenta se lembrar de suas memórias esquecidas examinando fotos antigas. Conforme ela se aprofunda em suas memórias, ela fica ainda mais confusa sobre seu passado.

Chá (Tea), de Shokir Kholikov, Uzbequistão, 2018, 16 m

O herói do filme lutou por suas necessidades com dificuldade e não conseguiu atingir seu objetivo. Mas ele venceu.

Aria, de Myrsini Aristidou, Chipre, 2017, 14 m

Atenas, hoje. Aria, de 17 anos, que está trabalhando na lanchonete de Jimmy, está esperando por uma aula de direção com o pai. Quando ele finalmente chega, não é para dar um passeio.

Tempo: 57 minutos

_______________________________________________

Dia 03/02 – Quinta-feira

PROGRAMA CARAGUATÁ – 12h CI: LIVRE

O Pássaro e a Baleia (The Bird and the Whale), de Carol Freeman, Irlanda, 2018. 7m

Tentando encontrar sua voz, um filhote de baleia se afasta muito de sua família para explorar um naufrágio. Ele descobre que é o único sobrevivente é um pássaro preso em uma gaiola.

Napo, de Gustavo Ribeiro, 2020, 16m

Incapaz de compreender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, John tropeça em um velho álbum repleto de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos.

Tempo: 23 minutos

PROGRAMA SIRIEMA - 16h CI: 14 ANOS

Maruska, de Ludmila Smolyar, Rússia, 2021, 5 m

Gato vs criança.

Jeroboam, de Bianca Caderas, Alemanha, 2020, 7 minutos

Seja em bares, festas em casa ou jantares, as pessoas erguem suas taças de champanhe. No entanto, todos parecem indiferentes à crueldade necessária para dar o efervescente característico, menos Helga, que tem um plano para acabar com a injustiça.

Casca (Ecorce), de Samuel Patthey e Silvain Monney, Suíça, 2020, 15m

Em um lugar escondido, a rotina diária de uma casa de repouso se desenvolve à medida que o tempo parece parar. Os residentes desenhados ganham vida no papel. Uns estão ativos, outros descansam ou seguem um horário fixo.

Na Fronteira (on the Border), de Wei Shujun, China, 2018, 15 m

Em um vilarejo fronteiriço, um adolescente chinês de raízes coreanas aspira a ingressar na Coreia do Sul. Ele tenta por todos os meios realizar seu sonho.

Bonobo, de Zoel Aeschbacher, Suíça, 2018, 18 m

Quando o elevador de seu alojamento público quebra, os destinos de Félix, um aposentado com deficiência, Ana, uma mãe solteira lutando com sua mudança e Seydou, um jovem apaixonado pela dança, se entrelaçam para um final explosivo onde seus limites serão testados.

Tempo: 60 minutos

PROGRAMA LOBO GUARÁ 18h – 14 ANOS

Três Facões (Trois Machettes), de Matthieu Maunier-Rossi, França, 2019, 29 m

Sinopse: Haiti hoje em dia. Um dia na vida de três homens. Entre eles, em todos os lugares, em todas as mãos, existem três facões. Então, quando a noite chegar ...

No Cabeleireiro (At the Hairdresser), de Jay Notley Reino Unido, 5 m

Uma mulher se prepara para uma grande noitada - e nada vai estragá-la.

Ensaio (Rehearsal), de Michael Omonua, Nigéria, 2021, 15 m

Como você encena uma cura milagrosa? As fronteiras se dissolvem entre a igreja e o teatro, a fé e a credibilidade.

Leite Fresco (Fresh Milk), de Ömer Faruk Güler, Turquia, 2021, 3 m

Emine e sua mãe tentam tirar leite de sua única vaca. No entanto, as condições do mundo tornaram-se tão difíceis que nada sai como desejado.

Todas estas Criaturas (All these Creatures), de Charles Williams, Austrália, 2018, 13 m

Um adolescente tenta desvendar suas memórias de uma infestação misteriosa, a revelação de seu pai e das pequenas criaturas dentro de todos nós.

Tempo: 65 minutos
_______________________________________________

Dia 04/02 – Sexta-feira

PROGRAMA COPAÍBA – 12h – 14 ANOS

Instruções para Adela (Instrucciones para Adela), de Laura Huberman, Argentina, 2020, 14m

Três mulheres, três gerações. O tempo passa e a despedida torna-se iminente. Uma avó, uma mãe e uma filha passam o dia em um veleiro da família. Alguns olham para trás e outros olham para a frente.

Dança para o Apocalipse (Danza por el Apocalipsis), de Horacio Reyes Paez, Uruguai, 2021, 5 m

No filme de música-dança, Olivia Lasalvia, de 12 anos, dá com os seus movimentos uma resposta ao que parece ser “o fim do mundo”. O filme está dividido em duas partes, sendo a primeira uma expressão do Corpo Físico e a segunda, do Corpo Astral.

Tempo: 19 minutos

PROGRAMA PERPÉTUA - 16h – CI: 16 ANOS

Vampiro de Montevidéu (Montevideo Vampiro), de Cristhian Orta, Uruguai, 2020, 15 m

Soledad, uma vampira recém-chegada a Montevidéu, faminta e sem um tostão, deve encontrar um lugar seguro para dormir antes do amanhecer, caso contrário se queimará com os primeiros raios de sol.

O Imposto (The Tax), de Bo-Kyeong Kim, República da Coréia, 2021, 20 m

Em um futuro próximo, após a quarta revolução industrial, com as taxas de emprego e de casamento despencando, o governo vai promulgar um projeto de lei para tributar espermatozóides e óvulos para maiores de 18 anos.

A Água se arrependerá de você (El agua te arrepentirá), de Marco Bentancor, Uruguai, 15m

Em um barco à deriva, encontra-se um homem gravemente ferido. Ele está sozinho na natureza inóspita do rio, perseguido por uma criatura aquática que ameaça tirar sua vida. O homem guarda um segredo que logo emergirá da turvação da água.

Gotas de Luar (Moon Drops), de Yoram Ever-Hadani, Israel, 2019, 16 m

Um operário fabrica uma máquina enigmática que produz gotas de luar.

Tempo: 66 minutos

PROGRAMA GATO MARACAJÁ – 18h – CI: 14 ANOS

Ahoo (Ahoo), de Amir Hossein Hemmati, Irã, 2019, 20 m

Ahoo, uma jovem afegã, luta para sobreviver e ganhar a vida no mundo cruel de hoje. Mas ele carrega um segredo que revelá-lo o colocará em uma posição difícil.

Retoque (Retouch), de Kaveh Mazaheri, Irã, 2018, 20 m

No canto da casa, o marido de Maryam pratica levantamento de peso. De repente, o peso cai em sua garganta e o coloca entre a vida e a morte.

Retalho (Merma), de Enrique Herman Aguilar Jansonius, México, 2017, 19 m

Depois de ser injustamente demitida de seu emprego, uma indígena maia terá que testar os limites de sua força de vontade para esconder sua gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha no ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina clandestina em Yucatán.

Jeroboam, de Bianca Caderas, Alemanha, 2020, 7 minutos

Seja em bares, festas em casa ou jantares, as pessoas erguem suas taças de champanhe. No entanto, todos parecem indiferentes à crueldade necessária para dar à sua bebida favorita o efervescente característico. Todos menos Helga, que tem um plano para acabar com a injustiça.

Tempo: 66 minutos
_______________________________________________

Dia 05/02 – Sábado

PROGRAMA JATAÍ – 12h – CI: 14 ANOS

Leite (Lack), de Volkan Budak, Turquia, 2019, 10 m

Menino vive com sua mãe em uma aldeia e tenta perceber as deficiências de sua vida diante do cenário da vida e da morte.

Celio’s Circle, de Diego Lisboa, 2020, 10m

Célio vive na periferia de uma grande metrópole. Seu corpo funciona como uma antena que capta todas as turbulências que acontecem no mundo. Célio também é o mundo.

Tempo: 20 minutos

PROGRAMA IPÊ AMARELO – 16h Infantil (Livre)

O Pássaro e a Baleia (The Bird and the Whale), de Carol Freeman, Irlanda, 2018. 7m.

Tentando encontrar sua voz, um filhote de baleia se afasta muito de sua família para explorar um naufrágio. Ele descobre que é o único sobrevivente é um pássaro preso em uma gaiola.

Frutos das Nuvens (Fruits of the Clouds), de Kateřina Karhánková, Rep. Tcheca, 2017, 10m

A história de um bichinho peludo, que fará uma grande descoberta superando o medo do desconhecido.

A Casa (The House), de Veronika Zacharova, Rep. Tcheca, 2016, 5m

Tudo começa quando a família viaja, deixando sua casinha solitária no subúrbio. O problema é que a própria casa resolve seguir a família.

A cerejeira (The Cherry Tree), de Eva Dvořáková, Rep. Tcheca, 2017, 5m.

Um quadro na parede começa a ter vida própria.

A Teoria do Por do Sol (The Theory of Sunset), de Roman Sokolov, Rússia, 2017, 9m

Nas profundezas da noite, um ciclista dedicado atravessa a floresta invernal. O desafio: certifique-se de que este novo dia tenha um começo novo e oportuno.

Longe de Casa (Au Large), de Mathilde Pepinster, Bélgica, 2019, 6m.

Um bloco de gelo, um grande homem, um peixe e uma realidade diferente das outras.

Um dia de Gato (Cats Day), de Jon Frickey, Alemanha, 2018, 11m.

O garotinho Jiro está doente. Seu pai o leva ao hospital. A doutora diagnostica um resfriado inofensivo que vai abalar a identidade do menino.

Tempo: 53 minutos

PROGRAMA TAMANDUÁ – 18h – CI: LIVRE

Tandoor, de Azizbek Kurbanov, Uzbequistão, 2020, 14m

Sempre faz algo errado, um garotinho se esconde no forno. A família sofre as consequências de suas traquinagens. Mas os pais continuam a ser gentis com ela.

O Coro do Trenó (The Kicksled Choir), de Torfinn Iversen, Noruega, 2021, 18 m

Gabriel, de dez anos, tem um desejo: cantar no coro local. O grupo anda de trenó pela paisagem nevada do norte da Noruega e é conhecido por sua bondade e caridade para com os refugiados da vila. Mas o pai de Gabriel briga com um dos refugiados locais.

Napo, de Gustavo Ribeiro, 2020, 16m

Incapaz de compreender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, John tropeça em um velho álbum repleto de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos.

Mais Longe (Furthest From), Director Kyung Sok Kim/ United States, 19m

Califórnia, 1999. Jessie, menina de 8 anos, está aproveitando o pouco tempo que lhe resta com seu melhor amigo, Lucas,ambos cientes do que está para acontecer: o parque onde moram será fechado, e toda a comunidade será obrigada a evacuar, em decorrência da contaminação da água.

Tempo: 67 minutos
_______________________________________________


Dia 06/02 – Domingo

PROGRAMA JACARANDÁ – 12h – CI: 14 ANOS

Memória (Memory), de Elif Turan, Turquia, 2021, 5m

Uma mulher tenta se lembrar de suas memórias esquecidas examinando fotos antigas. Conforme ela se aprofunda em suas memórias, ela fica ainda mais confusa sobre seu passado.

Chá (Tea), de Shokir Kholikov, Uzbequistão, 2018, 16 m

O herói do filme lutou por suas necessidades com dificuldade e não conseguiu atingir seu objetivo. Mas ele venceu.

Tempo: 21 minutos

PROGRAMA IPÊ BRANCO – Infanto-Juvenil (A partir de 8 anos) – 16h

Um dia de Gato (Cats Day), de Jon Frickey, Alemanha, 2018, 11m.

O garotinho Jiro está doente. Seu pai o leva ao hospital. A doutora diagnostica um resfriado inofensivo que vai abalar a identidade do menino.

A Teoria do Por do Sol (The Theory of Sunset), de Roman Sokolov, Rússia, 2017, 9m

Nas profundezas da noite, um ciclista dedicado atravessa a floresta invernal. O desafio: certifique-se de que este novo dia tenha um começo novo e oportuno.

A Luta, de Bruno Bennec, Brasil, 2017, 16m.

Na década de 1930, o garoto Tininho, morador do pequeno distrito do Divisório, em Minas Gerais, vive a expectativa sobre a luta de boxe histórica entre o americano Joe Louis e Max Schmeling, alemão.

Yuwol – o menino que fez o mundo dançar (Yuwol), de Byung Yoon Lee, Coréia do Sul, 2018, 24 min

Yuwol está sempre dançando. Um dia, o vírus da dança começa a se espalhar em sua escola.

Tempo: 60 minutos

PROGRAMA CAPIVARA – 18h CI: 16 ANOS

Bonobo, de Zoel Aeschbacher, Suíça, 2018, 18 m

Quando o elevador de seu alojamento público quebra, os destinos de Félix, um aposentado com deficiência, Ana, uma mãe solteira lutando com sua mudança e Seydou, um jovem apaixonado pela dança, se entrelaçam para um final explosivo onde seus limites serão testados.

Sagrada Família, de Margarida Lucas, Portugal, 2019, 20 m

Uma comédia de humor macabro que conta a história de uma família de cinco irmãos, uma mãe solteira e uma avó vivendo num pequeno apartamento em Benfica, Lisboa.

Chigualo, de Christian Rojas, Equador, 2020, 18 m

No festival de Chigualo, a morte de Jesus é celebrada. Deus não olha para os pecados do povo. O menino indígena Manu usará este dia para revelar seu desejo de ser menina.

Isso só está piorando, de Michael Negari e Eran Luzon, Israel, 2020, 8 m

Jerusalém é dividida por uma fenda misteriosa, puxando qualquer objeto de metal ao seu redor. Revital, uma mulher em gravidez avançada, está tentando chegar à rachadura para se matar.

Tempo: 64 minutos

_______________________________________________

Dia 07/02 – Segunda-feira

PROGRAMA BARÚ – 12h – CI: 10 ANOS

Banca Paraíso, de Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker, 2020, 25m

O cotidiano de uma banca de jornal é a vitrine de um Brasil atual que normalizou as precárias formas de trabalho dos tempos modernos, em que o desamparo de Seu Nenê, o dono, é preenchido pela fé religiosa e única esperança de mudança de vida por meio da loteria.

Tempo: 25 minutos

PROGRAMA SARUÊ – 16h – CI: 14 ANOS

Senhor Henderson (Monsieur Henderson), de Thomas Scohy, França, 2018, 15 m

Auguste Loiseau é um embalsamador meticuloso. Quando ele vem buscar o corpo do Sr. Henderson, ele é recebido pela filha do defunto, uma garota muito estranha.

Três Facões (Trois Machettes), de Matthieu Maunier-Rossi, França, 2019, 29 m

Sinopse: Haiti hoje em dia. Um dia na vida de três homens. Entre eles, em todos os lugares, em todas as mãos, existem três facões. Então, quando a noite chegar …

Na Fronteira (on the Border), de Wei Shujun, China, 2018, 15 m

Em um vilarejo fronteiriço, um adolescente chinês de raízes coreanas aspira a ingressar na Coreia do Sul. Ele tenta por todos os meios realizar seu sonho.

Tempo: 59 minutos

PROGRAMA GATO MARACAJÁ – 18h – CI: 14 ANOS

Ahoo (Ahoo), de Amir Hossein Hemmati, Irã, 2019, 20 m

Ahoo, uma jovem afegã, luta para sobreviver e ganhar a vida no mundo cruel de hoje. Mas ele carrega um segredo que revelá-lo o colocará em uma posição difícil.

Retoque (Retouch), de Kaveh Mazaheri, Irã, 2018, 20 m

No canto da casa, o marido de Maryam pratica levantamento de peso. De repente, o peso cai em sua garganta e o coloca entre a vida e a morte.

Retalho (Merma), de Enrique Herman Aguilar Jansonius, México, 2017, 19 m

Depois de ser injustamente demitida de seu emprego, uma indígena maia terá que testar os limites de sua força de vontade para esconder sua gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha no ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina clandestina em Yucatán.

Jeroboam, de Bianca Caderas, Alemanha, 2020, 7 minutos

Seja em bares, festas em casa ou jantares, as pessoas erguem suas taças de champanhe. No entanto, todos parecem indiferentes à crueldade necessária para dar à sua bebida favorita o efervescente característico. Todos menos Helga, que tem um plano para acabar com a injustiça.

Tempo: 66 minutos
_______________________________________________

Programação Paralela:

Dia 26/01 – 19hs – Pochet Show - DJ Moisés Pretinho, natural Brasília -DF atualmente morador de São Paulo, faz parte do movimento hip-hop desde de criança, influenciado pelo R&B, Funk norte americano, Black Soul Music, já tô tocou em vários festivais, dentre eles Elemento em Movimento, Makossa, Festival On(Caixa Seguradora). Busca empoderar os jovens Negros no Brasil através da música.

Dia 29/01 – 19hs – Do Curta a Longa e do Longa a Curta – O Cineasta Gustavo Vinagre apresenta seu percurso criativo em suas obras de curta e longa metragem.

Dia 02/02 – 19hs - A Contribuição da Direção de Arte em Formatos Curtos - A Amanda Brada se propõe a refletir sobre como a direção de arte pode trazer mais nuances à narrativa de filmes de curta duração. Através da direção de arte é possível a construção de complexos universos simbólicos e afetivos, que contextualizam e aprofundam a trama através da visualidade.

Dia 04/02 – 19hs – O Curta e a Critica - O crítico de cinema Bruno Camelo apresenta uma análise do panorama dos últimos anos do curta metragem nacional.

Dia 05/02 – 19hs – Coletivo – O Cine Campinho surge em 2007 após vários cine-debates que aconteciam nas casas de amigos, a principio as ideias eram possibilitar o contato com o cinema, ocupar um campo abandonado e fortalecer os vínculos comunitários e assim um simples cinema no campo ganha grande destaque sendo um dos projetos que mais soaram no dentro e fora do Estado de SP e com isso houve o grande desenvolvimento das pessoas que participavam da atividade.

Serviço:

Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período de exibição: 26 de janeiro a 07 de fevereiro

Classificação Indicativa: De acordo com cada filme

Ingressos: Gratuito – Retirada na bilheteria do CCBB SP

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico, São Paulo – SP - Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento Conveniado e Translado: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô

Normas de visitação COVID-19: Para a segurança dos visitantes e funcionários, o CCBB segue as recomendações e protocolos sanitários definidos pelas autoridades competentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar