Brasil,

Artista Visual Ramo Apresenta A Exposição “Vilão” Pela Diáspora Galeria a Partir de 25 de Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Sant’Anna
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Artista Visual Ramo Apresenta A Exposição “Vilão” Pela Diáspora Galeria a Partir de 25 de Janeiro

Racionalizar a tirania colonizatória em contrapartida à resistência do povo preto pauta a origem da nova exposição do artista Ramo, “Vilão”, que entra em cartaz em 25 de janeiro e segue até 25 de abril, pela Diáspora Galeria, na Casa Preta Hub, em São Paulo. As 32 obras, entre pinturas, esculturas e objetos, provocam reflexão sobre a marginalização imposta à cultura negra para dar nova face ao processo de exclusão. Nesse contexto, o artista retrata um vilão que desafia a ordem imputada nos valores de nobreza e pureza do ‘brancocentrismo’ para existir e persistir em uma sociedade historicamente excludente.

Para construir a narrativa, Ramo opta por um conceito de ressignificação dos escombros sociais - periferias e favelas - que se tornaram abrigos para o negro, lançado para a morte, dor, prisão ou adoecimento. Essas ruínas, entretanto, transmutam-se em refúgio para um povo que, apesar de todas as dificuldades, sorri, dança, ama e partilha ao seu modo, preservando uma história negada pela narrativa instituída.

O grande ato de resistência, retratado em “Vilão”, está, de acordo com a curadora da mostra, Lorraine Mendes, “na construção de um sujeito que não se aparta de si. Ao contrário, remonta-se em meio aos escombros, habita a travessia do espelho e, no reflexo, percebe e acolhe o seu igual”. Segundo Ramo, “o racismo cobra do vilão, associado diretamente à figura do homem preto, um processo de intensa percepção de sua importância para a comunidade, principalmente junto aos seus pares. A experiência fragmentada é a mais comum a este vilão, e isso ocorre pelo fato de ele ser um alvo constante em diferentes situações e comunidades”. Neste aspecto, alguns materiais utilizados em suas obras remetem à situação de pressão e mutação, como no caso da argila utilizada para as peças de cerâmica. Expostas a um calor de 900Cº, as peças transformam-se nesse refinamento do conflito, que também enrijece e embrutece seus exemplares, o que é bastante percebido na figura do ser periférico, por exemplo.

A concepção da exposição também dialoga com a trajetória do trabalho artístico de Ramo. Com olhar voltado à construção de um legado para além de sua formulação estética, o artista busca usar referências da capoeira, da cultura quilombola e das atividades da Irmandade da Boa Morte para criar uma identificação real com seus pares, num movimento de contragolpe ao centenário da Semana de 22, que, de acordo com Ramo, ocorreu por parte de uma elite que não conhecia o seu próprio povo e o estigmatizava em suas obras.

“Vilão” é projetada em três núcleos. O primeiro deles diz respeito aos ‘escombros’, que, além do retrato do espaço ocupado pelos excluídos, também toma inspirações no período pandêmico e seus efeitos diante dessas populações. Parte das obras presentes nesse núcleo é feita em cerâmica e outras por resíduos de reformas de residência, baseando-se em colunas e vigamentos. Por sua vez, o segundo grupo é dedicado à bricolagem, com objetos construídos para proporcionarem diferentes níveis de interação com o público, tendo como ponto em comum a dessacralização do viés ocidental de arte e aproximação das sacralidades afro-ameríndias. Já no último núcleo há o diálogo com o movimento de intersecção da mostra com os propósitos feministas, contando com colaborações de parceiras que exaltam a força do coletivo na busca por igualdade, ou seja, no poder do aquilombamento em favor das lutas conjuntas.

A mostra ficará em cartaz até 25 de abril. Para mais informações acesse www.diasporagaleria.com.br

(Serviço):
VILÃO
Artista: Ramo
Curadoria: Lorraine Mendes
Quando: 25 de janeiro a 25 de abril de 2022
Onde: Diáspora Galeria
Endereço: Av. Nove de Julho, 50 – Bela Vista
Horário de visita: De segunda a sexta, das 10h às 18h


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar