Com inscrições abertas, INSPIRAMAIS divulga programação de palestras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Rosinha
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

A 25ª edição do INSPIRAMAIS, evento que lançará produtos da indústria de base para os setores calçadista, de confecção, moveleiro e de bijuterias nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS, está com inscrições abertas. Além dos mais de mil lançamentos de 150 expositores, a mostra terá ainda uma extensa programação de palestras. A promoção do evento da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

Abrindo a programação de palestras, às 10h30 do dia 25, o coordenador do núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Walter Rodrigues, falará sobre as inspirações para a pesquisa do Conexão INSPIRAMAIS, que trouxe como referência o “Corpo”. Segundo ele, a primeira apresentação funciona como um “guia”, que irá orientar compradores e designers na visitação à mostra, onde buscarão materiais para novas coleções.

No mesmo dia, às 13h30 está prevista a apresentação de Rudolf Buneker, representante técnico de vendas da multinacional alemã Covestro, que trará um estudo ecológico comparativo entre tecnologias à base de água e à base de solvente para a produção de laminados sintéticos. Na sequência, às 15h, sobe ao palco Eric Timmermans, gerente técnico global da holandesa Stahl, que abordará o case de sustentabilidade da multinacional.

A Sustentabilidade também estará presente na apresentação das 15h45, quando a consultora em Gestão de Design do Núcleo de pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, Flávia Vanelli, falará sobre tendências e materiais eco-responsáveis das mais de 25 empresas expositoras do Espaço Sustentabilidade. “O Espaço é uma vitrine de produtos sustentáveis da indústria de base, que aliam tecnologia e eco-responsabilidade. A apresentação será um guia de visitação para o espaço que, entre outros produtos, apresentará matérias-primas de fontes renováveis, couraças e contrafortes 100% recicláveis com uso de resíduos da indústria calçadista, cabedais de corte único reciclado e linhas de componentes diversos desenvolvidos com fios de algodão reciclado.

Certificações do setor

Encerrando as apresentações do dia 25, às 16h30 ocorre um painel sobre as certificações de sustentabilidade da cadeia coureiro-calçadista. Na oportunidade, serão apresentados o Origem Sustentável, única certificação de sustentabilidade da cadeia em nível mundial, e o selo CSCB, exclusivo para curtumes que adotam processos produtivos sustentáveis. Na sequência, às 17h20, está marcado o lançamento das Recomendações para a Moda Sustentável Brasileira, iniciativa do grupo Colabora Moda Sustentável.

No dia 25, a partir das 11h, estará disponível no Youtube do INSPIRAMAIS, a palestra de Helga Wysocki, do departamento de Vendas e Marketing da Covestro. Ela abordará os diferenciais técnicos e econômicos dos adesivos à base de água na fabricação de calçados.

Segundo dia

Às 10h30 do dia 26, a palestra será de Julia Weber, consultora do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS. Na oportunidade, a profissional falará sobre a sustentabilidade como catalisadora da inovação em materiais diversos. “A sustentabilidade é o elemento catalisador das inovações necessárias ao incremento da competitividade, pois contribui para o fortalecimento dos negócios através do respeito à natureza e do compromisso com a saúde coletiva de todo o corpo social”, comenta, ressaltando que o consumidor mundial tem valorizado cada vez mais as informações sobre as suas escolhas de consumo e que o fato precisar estar no radar as empresas.

Na sequência, às 11h15, o estilista Walter Rodrigues retorna ao palco para falar sobre o preview Terra, pesquisa que será apresentada na edição do segundo semestre do INSPIRAMAIS. “É o momento de apresentar os estudos das próximas investigações sobre o que será tendência e estará nas lojas no próximo ano. A Terra é um apelo pelo cuidado com o nosso planeta, pois sem ele preservado não existe razão para ter indústria, para existir a Moda”, diz.

Às 13h30 está marcada a palestra de Max Machado, gerente técnico de vendas da Covestro, que discorrerá sobre a utilização de CO2 e biomassa como matéria-prima para produção de plásticos e apresentará produtos com alta tecnologia alinhados às tendências globais de redução do uso do petróleo na cadeia.

Na sequência, 14h15, Flávia Vanelli retorna ao palco para falar sobre o projeto Hub Conexão Criativa, que apresentará, dentro do INSPIRAMAIS, soluções criativas em sustentabilidade e inovação de 23 micro e pequenas empresas. “Mais do que fornecedores, o hub é composto por parceiros de inovação em design para os desafios ambientais, atentos aos objetivos do desenvolvimento sustentável e às práticas ESG”, explica. Entre os produtos inovadores que serão apresentados, Flávia destaca a tecnologia de impermeabilização realizada com látex natural da Amazônia sob diferentes bases têxteis, um biomaterial feito com vagens da árvore Angico, o curtimento vegetal de peles de tilápia, entre outros.

Com início às 15h, Walter Rodrigues se junta a Marnei Carminatti, coordenador do Projeto Preview do Couro e Consultor em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, e Daniel Ormeleze e Ramon Oliveira Soares, consultores em Gestão de Design no Núcleo de Design do INSPIRAMAIS, para apresentar um preview de couros para a temporada de 2023.

Encerrando a programação de palestras do INSPIRAMAIS, às 16h acontece a apresentação sobre inovação e startups com Thiele Biff (Coleção.Moda), André Fraga (Elo Verde), Vanessa Spiess (Rastra), Maicon Ferreira (suiteshare), Diego Cavichioli (SupplyLabs) e Cenira Verona (Salt Projetos Produtos e Serviços).

Inspiramais 2022
Data: 25 e 26 de janeiro de 2022
Horário: das 10h às 20h e das 10h às 19h
Inscrições (para visitantes/imprensa): https://assintecal.bcseventos.inf.br/visitantes/index.php?id_edicao=31
Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) - Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre/RS.
Atenção: será exigido o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel 70% e mantido distanciamento. Também será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação completa (duas doses) ou teste de PCR atualizado na entrada do evento.