Brasil,

Em cartaz ‘Língua Brasileira’, uma parceria entre Tom Zé, Felipe Hirsch e os Ultralíricos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Sesc Consolacao_20220106_Lingua Brasileira_Matheus Jose Maria - Fotos CPA Sesc Consolacao_20220106_Lingua Brasileira_Matheus Jose Maria - Fotos CPA

Criado a partir da música homônima, espetáculo faz temporada no Sesc Consolação

‘Língua Brasileira’, que estreou em 6 de janeiro no Sesc Consolação, marca a primeira parceria entre Tom Zé, Felipe Hirsch e o coletivo Ultralíricos. Em cena, Amanda Lyra, Danilo Grangheia, Georgette Fadel, Laís Lacorte, Pascoal da Conceição e Rodrigo Bolzan, além de quatro músicos, apresentam uma apaixonada epopeia dos povos que formaram a língua que falamos, seus mitos e cosmogonias, passando pelas remotas origens ibéricas, por romanos, bárbaros e árabes, pela África e a América Nativa.

Criado a partir da música homônima lançada no álbum ‘Imprensa Cantada’ (2003), ‘Língua Brasileira’ conta com canções inéditas de Tom Zé e dramaturgia dos Ultralíricos, Felipe Hirsch, Juuar e Vinícius Calderoni. Prevista para estrear em março de 2020 e adiada por conta da pandemia, a montagem faz um passeio pelo inconsciente do Português Brasileiro, suas graças e tragédias, seu ‘esplendor e sepultura’.

‘Língua Brasileira’ reúne outros parceiros dos Ultralíricos, como Daniela Thomas e Felipe Tassara (direção de arte), Beto Bruel (iluminação) e Maria Beraldo (direção musical). O coletivo foi formado em 2013 e desde então apresentou o projeto Puzzle, criado para a Frankfurter Buchmesse (Alemanha), dividido nas partes (a), (b), (c), (d), seguido de ‘A Tragédia e A Comédia Latino-Americana’ (2015), ‘Selvageria’ (2017) e ‘Fim’ (2019).

‘Língua Brasileira’ – Tom Zé

Quando me sorris,
Visigoda e celta,
Dama culta e bela,
Língua de Aviz...
Fado de punhais,
Inês e desventuras,
Lá onde costuras,
Multidão de ais.
Mel e amargura,
Fatias de medo,
Vinho muito azedo,
Tudo com fartura.
Cravos da paixão,
Com dores me serves,
Com riso me pedes
Vida e coração,
Vida e coração.
Babel das línguas em pleno cio,
Seduz a África, cede ao gentio,
Substantivos, verbos, alfaias de ouro,
Os seus olhares conquistam do mouro
Mares-algarismos,
Onde um seu piloto
Rouba do ignoto
Almas e abismos.
Verbo das correntes
Com seu candeeiro
Todo marinheiro
Caça continentes.
E o gajeiro real,
Ao cantar matinas,
Acha três meninas
Sob um laranjal.
Última das filhas,
Ventre onde os mapas
Bordam suas cartas
Linhas Tordesilhas,
Linhas Tordesilhas.
Em nossas terras continentais
A cartomante abre o baralho,
Abismada vê, entre o sim e o não,
Nosso destino ou um samba-canção.

LÍNGUA BRASILEIRA

Direção de produção
Luís Henrique Luque Daltrozo

De 06 de janeiro a 20 de fevereiro, quinta a sábado, às 20h; domingo, às 18h