Brasil,

Avenida Paulista completa 130 anos em 2021 e é homenageada pelas instituições da Paulista Cultural

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raisa Scandovieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

A Avenida Paulista receberá entre os dias 8 e 12 de dezembro, semana de seu aniversário, uma série de atividades para celebrar seus 130 anos. A programação da Paulista Cultural provoca o visitante a criar seu próprio passeio e tornar cada visita na avenida uma jornada diferente e estimulante. Símbolo da capital, a avenida é conhecida por explorar a diversidade e ser uma janela para a arte

As instituições da Paulista Cultural, iniciativa pioneira que celebra o potencial artístico e turístico da avenida Paulista, realizam uma homenagem ao aniversário de 130 anos da avenida. A Paulista Cultural reúne sete instituições: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista.

A Avenida Paulista, uma das vias mais conhecidas de São Paulo, completa 130 anos nesta quarta-feira, 8 de dezembro. Uma série de atividades (presenciais e on-line) programadas entre os dias 8 e 12 de dezembro celebram o aniversário.

Inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, a via está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste, em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista. A avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também cultural e de entretenimento para todos os públicos: é nela que está localizado o maior corredor cultural de São Paulo. Ao andar pelos seus quase três quilômetros de extensão (percorrida em 3.818 passos), o público pode visitar sete grandes centros culturais e museus.

Casa das Rosas, número 37;
Japan House São Paulo, número 52;
Sesc Avenida Paulista, número 119;
Itaú Cultural, número 149;
Centro Cultural Fiesp, número 1313;
MASP, número 1578;
IMS Paulista, número 2424.

A programação da Paulista Cultural, em homenagem ao aniversário de 130 anos da avenida, começa no dia 8/12 (quarta-feira) e vai até o dia 12/12 (domingo). Confira a programação abaixo.

8.12, quarta-feira
IMS Paulista
Avenida Paulista: 130 anos de história no acervo do IMS
Palestra on-line com Andrea Ronqui
Para celebrar os 130 anos da avenida Paulista, vamos falar sobre a história de sua criação, sobre as mudanças que a transformaram na avenida que conhecemos hoje e sobre alguns episódios importantes durante esse período. De zona residencial da burguesia em ascensão a centro financeiro, comercial, cultural e cívico, hoje a Paulista atrai todos os tipos de pessoas para as mais variadas atividades. Conhecer melhor a trajetória da avenida pode se transformar numa prática de cidadania: mergulhar no passado para preparar o futuro, pois o processo de constante mudança não acaba em 2021.

Horário: das 18h às 19h30
Evento online sem necessidade de inscrição prévia
Transmissão ao vivo pelo YouTube do IMS e Facebook do IMS
Classificação indicativa: livre
Grátis

Itaú Cultural
Ocupação Benjamim de Oliveira
Exposição presencial em cartaz
A Ocupação Benjamim de Oliveira mergulha no universo do circo no Brasil entre os séculos 19 e 20 a partir da história de Benjamim de Oliveira. Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, ele fugiu de casa aos 12 anos com uma trupe de circo e tornou-se um dos homens mais importantes para o desenvolvimento e a modernização desta arte no Brasil. Fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo, e, ainda, atuou em filmes e gravou discos. A mostra reúne cerca de 120 peças, entre jornais da época, fotografias, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas de músicas.

Visitação presencial: de 27.11.2021 até 27.2.2022
Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h.
Endereço: Av. Paulista, 149.
Classificação indicativa: livre
Grátis

8 a 12.12, quarta a domingo
Sesc Avenida Paulista
CHAMA
Performance on-line e presencial em cartaz

Monumento virtual de luto, uma chama eterna e ininterrupta em memória aos mortos, que permanecerá acesa durante um ano. A CHAMA está instalada fisicamente no Sesc Avenida Paulista e, também, é transmitida ao vivo por meio do site: ‘A Extinção É Para Sempre’. Nesta obra, a participação do público será fundamental. Pessoas de diversas partes do mundo são convidadas a se inscrever no site para compartilhar sua própria Chama, compondo um chamado internacional ao luto, à pausa e à dignificação de cada perda.

Visitação presencial: de 25.5.2021 até 25.5.2022
Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Endereço: Av. Paulista, 119
Visitação on-line: de segunda a domingo, 24 horas por dia, em: aextincaoeparasempre.sescsp.org.br
Classificação indicativa: livre
Grátis

Sesc Avenida Paulista
Alerta de Spoiler!
Intervenção Literária presencial
Tem um pacote cheio de história para você aqui na Biblioteca do Sesc Avenida Paulista. Quem entra no espaço, dá de cara com as sacolinhas de papel pardo do “Alerta de Spoiler”, aquela brincadeira em que você pega um livro emprestado sem saber qual é. A única pista é um bilhete pendurado em cada pacote com o spoiler da obra. Nessa temporada, os livros foram indicados por cinco convidados/as especiais: Silvero Pereira, Dona Jacira, Chico Felitti, Katú Mirim e Letícia Rodrigues.

Como funciona:

São cinco pessoas convidadas que indicaram cinco livros, por meio de textos curtos sobre as obras, que chamamos de spoilers.
Cada leitor pode realizar o empréstimo de um item por vez.
As obras estão no espaço da biblioteca e o empréstimo é realizado em nosso balcão de atendimento.
Após efetuar o empréstimo, abra o pacote e descubra qual livro foi escolhido.

Retirada dos livros: de 11.07 a 30.12.2021
Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Endereço: Av. Paulista, 119
Classificação indicativa: 16 anosGrátis

Sesc Avenida Paulista
Troco um Causo por um Conto
Intervenção Literária presencial
O escritor Daniel Viana propõe uma troca poética com o público. Ouve depoimentos reais das pessoas e transforma, de imediato, em um conto ou poesia datilografada em guardanapos coloridos. O resultado criativo, inspirado no causo contado, é oferecido ao contador da história. Uma oportunidade para o público narrar as passagens da vida para que o poeta as transforme em poesias.

Horário: quarta, sábado e domingo, das 14h às 17h.
Endereço: Av. Paulista, 119
Classificação indicativa: livre
Grátis

Sesc Avenida Paulista
Gira Pássaro
Intervenção Artística presencial
Intervenção artística que une textos poéticos, elementos da cultura popular, fauna e flora brasileiras. Os visitantes poderão acionar uma roleta que indicará uma espécie de pássaro que "trará a sua sorte" na forma de uma palavra-pista. Propondo-se a construção poética de pequenos textos e troca de saberes e afetos. Com Projeto Matilha.

Horário: quarta, sábado e domingo, das 11h às 13h.
Atividade presencial
Endereço: Av. Paulista, 119
Classificação indicativa: livre
Grátis. Acesso mediante agendamento pelo app Credencial Sesc SP ou em sescsp.org.br.

Sesc Avenida Paulista
Plante Poema
Intervenção Artística presencial
Intervenção artística na qual o público é convidado a criar um texto poético, que será "plantado" em um canteiro coletivo. O participante poderá levar um texto escolhido a partir de temas sugeridos ou de acordo com suas emoções, além de ser presenteado com um ramo, semente ou muda, acompanhado de uma indicação poética das propriedades das plantas oferecidas. Com Projeto Matilha.

Horário: quarta, sábado e domingo, das 15h às 17h.
Atividade presencial
Endereço: Av. Paulista, 119
Classificação indicativa: livre
Grátis. Acesso mediante agendamento pelo app Credencial Sesc SP ou em sescsp.org.br.

9.12, quinta-feira
Sesc Avenida Paulista
Plantando a partir de alimentos
Oficina on-line de horta caseira
A partir dos talos de cenoura, beterraba, alho poró, batatas, inhame, maracujá, dentes de alho, tampinha da cebola, chuchu e muito mais, veremos que é possível começar um cultivo diverso de novos alimentos. Serão apresentados métodos de reaproveitamento de partes dos vegetais que temos na cozinha para iniciarmos uma horta caseira.
Com ArboreSer, coletivo que tem como eixo central ações baseadas nos princípios da Agroecologia e Permacultura.

Horário: das 19h às 21h30.
Evento online com inscrição prévia em: inscricoes.sescsp.org.br
40 vagas
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Grátis

10.12, sexta-feira
Centro Cultural Fiesp
Era Uma Vez o Moderno [1910-1944]
Exposição presencial
A exposição Era Uma vez o Moderno [1910-1944] é uma parceria do Centro Cultural Fiesp (CCF) e o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). A mostra reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais, que fizeram parte das iniciativas em torno da implantação de uma arte moderna no Brasil. Com mais de 300 obras e documentos, a mostra fará o público revisitar três décadas dessa história e, em especial, conhecer as produções dos autores e pensadores que participaram da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Visitação presencial: de 10.12.2021 até 29.5.2022
Horário: de quarta a domingo, das 11h às 20h.
Endereço: Av. Paulista, 1313.
Classificação indicativa: livre
Grátis

Sesc Avenida Paulista
Retratinhos do feed para a parede
Curso on-line
Que tal pegar uma foto do seu feed e transformá-la numa peça para parede de sua casa? O curso propõe criar um retratinho em três dimensões com modelagem em cerâmica fria e é um convite para explorar técnicas e combinar expressões, tomando como ponto de partida uma fotografia.
Integrando o projeto Ô Lá em Casa, a atividade propõe uma brincadeira com a imagem escolhida por meio de ilustração, modelagem e pintura. Um fazer artístico que nos coloca diante de processos digitais e analógicos e nos leva, de maneira divertida e prazerosa, a imortalizar olhares, retratando pessoas queridas, lugares, momentos, animais ou, por que não, uma selfie.

Curso on-line: de 10.12 até 12.12.2021
Horário: de quarta a sexta, das 19h às 21h.
Evento online com inscrição prévia em: inscricoes.sescsp.org.br
30 vagas
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Grátis

Sesc Avenida Paulista
Literaturas Surdas: Livros e Línguas de Sinais
Intervenção on-line
Para celebrar a recepção de livros, bem como a criação de um setor que agrupe títulos com temáticas ligadas à Surdez, Libras, Línguas de Sinais e as autoras e autores surdes, a equipe do LiteraSurda propõe a criação de um vídeo para apresentar os títulos adquiridos, bem como convidar a comunidade surda para conhecer a nova seção da Biblioteca que abrigou o projeto LiteraSurda nos anos de 2018-2019.
A atividade integra a Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo que acontece anualmente de 3 a 10 de dezembro e enfatiza o estímulo à participação ativa das pessoas com deficiência nas programações culturais e socioeducativas, além de abordar temas relacionados à educação e às tecnologias assistivas, às barreiras, às atitudes inclusivas, aos direitos sociais e à cidadania.

Horário: das 19h às 21h30
Intervenção on-line no Instagram do Sesc Avenida Paulista.
Classificação indicativa: livre
Grátis

11.12, sábado
Itaú Cultural
Tunga: conjunções magnéticas
Exposição presencial
Com aproximadamente 300 obras, a exposição, que abre para o público às 11h, do dia 11, tem curadoria de Paulo Venancio Filho e celebra a produção artística de Tunga (1952-2016), figura emblemática das artes visuais do país. A diversidade de suportes, como desenhos, esculturas, objetos, instalações, vídeos e performances revela os múltiplos interesses de Tunga, que percorria diferentes áreas do conhecimento, como literatura, matemática, arte e filosofia. O artista explorou materiais como ímãs, vidro, feltro, borracha, dentes e ossos. Além do Itaú Cultural, a mostra estende-se para o espaço do Instituto Tomie Ohtake, que exibe duas obras de grandes dimensões.

Visitação presencial: de 11 de dezembro 2021 a 10 de abril de 2022
Horário: de terça a domingo, das 11h às 19h.
Endereço: Av. Paulista, 149
Classificação indicativa: 12 anos
Grátis
Instituto Tomie Ohtake: Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural. Entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.

12.12, domingo
Japan House São Paulo
Bingo da JHSP
Brincadeira infantil presencial
Como parte das comemorações do aniversário da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo promoverá um bingo presencial, no qual as crianças terão a oportunidade de conhecer e se familiarizar com palavras, objetos e conceitos da cultura japonesa de forma lúdica e divertida. Desenvolvida pela equipe do Educativo da instituição, a atividade presencial conta com o apoio da Pilot Pen.

Horários: 11h, 14h30 e 16h30
Duração: 50 minutos cada sessão
Atividade presencial
Senhas disponíveis para retirada na recepção 1h antes de cada atividade (vagas limitadas)
Endereço: Av. Paulista, 52
Classificação indicativa: livre
Grátis

Casa das Rosas
Ações Lúdicas
Brincadeira infantil presencial
Crianças e familiares são convidados a participar de divertidas atividades educativas no Jardim da Casa das Rosas, voltadas à poesia e ao tema do patrimônio cultural.
O objetivo é apreciar poemas “pescados” durante brincadeira na fonte no jardim e refletir sobre a Casa das Rosas e a história de São Paulo por meio de um jogo da memória.

Horário: das 10h às 12h.
Evento presencial no Jardim do Museu sem necessidade de inscrição prévia
Endereço: Av. Paulista, 37
Classificação indicativa: livre
Grátis

Casa das Rosas
Presepe: História de Natal
Sarau presencial e on-line
Esta apresentação proporcionará um verdadeiro sarau natalino a partir de contos, poemas e canções. Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Mário Quintana e Manuel Bandeira passeiam pelo presépio de acordes e palavras deste natal brasileiro. Nesta atividade, o grupo Canto Livro será formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e a Juliana Rizzo (voz e narração).

Horário: das 14h às 15h.
Evento presencial no Jardim do Museu sem necessidade de inscrição prévia
Endereço: Av. Paulista, 37
A atividade também será transmitida pelo canal de YouTube da Casa das Rosas
Classificação indicativa: livre
Grátis

Casa das Rosas
Canta a Poesia: Coral da Casa das Rosas
Apresentação musical presencial
Esta apresentação permitirá ao público rever, após um período no qual o grupo deixou saudades, o Coral da Casa das Rosas. Com o projeto “Canta a poesia”, o grupo interpreta a musicalização de poemas de autores brasileiros consagrados e de poetas menos conhecidos.

Horário: das 16h às 17h
Apresentação presencial no Jardim do Museu sem necessidade de inscrição prévia para assistir
Endereço: Av. Paulista, 37
Classificação indicativa: livre
Grátis

MASP
Oficina da Comuna
Atividade presencial
Inspirada pela estética dos burgos medievais e paisagens da cidade de São Paulo, a oficina ministrada pelo coletivo Revistacomando propõe um exercício de criação a partir de um jogo de matrizes xilográficas, unindo elementos das cidades modernas e antigas. Os participantes irão compor sua própria comuna (termo utilizado na Idade Média para as cidades que conquistaram a emancipação do seu território), utilizando um conjunto de peças modulares que possibilitam uma infinidade de cenários na impressão de xilogravuras – elas poderão ser levadas para casa ao final da atividade.
O MASP terá entrada gratuita durante todo o domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h30) mediante agendamento online pelo link masp.org.br/ingressos. As exposições em cartaz são: Sala de vídeo: Dominique Gonzalez-Foerster, Ione Saldanha: a cidade inventada, Acervo em Transformação: doações recentes, Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo, Gertrudes Altschul: filigrana, Maria Martins: desejo imaginante e Acervo em Transformação, a mostra de longa duração do museu.

Horário: das 10h30 às 16h30.
Oficina presencial: é necessário retirar uma pulseira de identificação na recepção do MASP, atividade por ordem de chegada.
Capacidade de participantes: oficina rotativa sem limites estabelecidos.
Endereço: Av. Paulista, 1578
Classificação indicativa: livre
Grátis
O MASP terá entrada gratuita durante todo o domingo, 12.12, das 10h às 18h (entrada até às 17h30) mediante agendamento online pelo link masp.org.br/ingressos.

Sesc Avenida Paulista
180
Performance presencial
Intervenção de dança em que os performers vestidos de agasalhos coloridos e utilizando máscaras de grama artificial, se colocam em um local de grande fluxo de pedestres da cidade.
Essas criaturas não identificáveis geram um ponto de destaque visual em meio ao cenário urbano já tão diverso e controverso, e reforçam um contraponto em relação a mobilidade dos centros urbanos, uma vez que o fazer/estar dos performers não está implicado nas ações de correr, falar, vender, comprar, passar por, mas sim permanecer num único ponto realizando um giro de 180º em torno de si próprio em um período de 30 minutos.

Com Grupo MEIO
Direção Artística: Carolina Canteli, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra
Concepção e Performance: Amanda Santos, Carolina Canteli, Everton Ferreira, Iolanda Sinatra e Maria Basulto
Colaborador Audiovisual: Lucas Reitano
Produção: Iolanda Sinatra

Horários: das 10h às 10h30 e das 14h às 14h30.
Atividade presencial na Avenida Paulista, com início em frente à Unidade do Sesc
Endereço: Av. Paulista, 119
Classificação indicativa: livre
Grátis

SERVIÇO:
Paulista Cultural: 130 anos da Avenida Paulista
De 8.12 a 12.12.2021
Gratuito
Evento on-line e presencial
Veja a programação completa em paulistacultural.com.br

Fotos de divulgação das atividades: Divulgação 130 anos Av. Paulista


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar