Brasil,

Evento gratuito do Senac RJ incentiva criação e financiamento de startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Diniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Desinkuba – Dando um up no seu start será terá formato híbrido, online e presencial. Em parceria com a Uerj e Faperj, iniciativa apresenta oportunidades para empreendedores que visam atuar nesse mercado. Além de palestras e apresentação de cases, iniciativa irá oferecer mentorias de especialistas

Encontro do Senac RJ vai abordar o Marco Legal das Startups e apresentar oportunidades para empreendedores que atuam ou pretendem atuar no ecossistema de Inovação, além de oferecer mentorias online. Em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o Desinkuba – Dando um up no seu start será realizado nesta terça, 7 de dezembro, das 14h às 18h, em formato híbrido – presencial, na sede do Senac RJ no Flamengo, e online, pelo YouTube. O encontro, gratuito, é voltado para profissionais de startups de diversas áreas, como Economia Criativa, saúde, bem-estar, gastronomia e energia, além de microempreendedores que buscam inovar em suas áreas de atuação e pessoas que querem tirar suas ideias do papel, inclusive em projetos com impacto social. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.rj.senac.br/desinkuba/

O Desinkuba tem como objetivo disseminar informações sobre o Marco Legal de Inovação, o Programa Nacional de Inovação e o Novo Marco Legal das Startups. Na abertura, o presidente do Sistema Fecomercio RJ Antonio Florencio de Queiroz recebe o senador Carlos Portinho, relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 146/2019 que instituiu o Marco Legal das Startups. A nova regulamentação criou medidas para o estímulo a empresas de inovação e, para proporcionar o desenvolvimento das startups brasileiras e de seus empreendedores, estabelece incentivos, promove o fomento ao ambiente de negócios e à captação de investimentos, além de instituir normas para licitação e contratação de soluções inovadoras pela administração pública. No evento, o Senac RJ pretende apresentar possibilidades e caminhos para o empreendedorismo, além de incentivar a inovação no estado do Rio de Janeiro.

“As startups têm se mostrado um dos caminhos mais promissores para o empreendedorismo e a inovação no Brasil. O crescimento dessas empresas nos últimos anos, aliado aos incentivos trazidos pelo novo Marco Legal mostram que o setor tem potencial valioso de geração de novos negócios e tende a se tornar cada vez mais relevante na economia do país. O Sistema Fecomercio RJ, por meio do Senac RJ, pretende se firmar como um parceiro e referência para os jovens inovadores que buscam atuar nesse mercado”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz.

Ao longo da tarde, serão abordados quatro módulos de conhecimento. No primeiro, será discutida a questão legal do setor com a apresentação do Marco Legal das Startups em palestra do professor e especialista em Direito, José Carlos Vaz e Dias. Em vigor desde setembro de 2021, o novo Marco Legal cria uma legislação federal que engloba as principais regulamentações e defende os interesses das startups brasileiras e de seus empreendedores.

O segundo módulo será sobre as formas de captação de recursos com a professora da Uerj, Marinilza Bruno. O edital da Faperj, que apoia a difusão do ambiente de inovação e tecnologia digital no estado e incentiva a aceleração das startups, será o tema do terceiro módulo, com palestra do consultor da Fundação, Sergio Yates.

No quarto módulo, serão apresentados os diferentes formatos de investidores e como acessá-los, com Lygia Magacho, co-fundadora do Primatec, fundo de capital empreendedor que investe em empresas líderes em inovação. Ao longo do dia, também serão apresentados diversos cases de sucesso de startups como SmartCorner e Embeddo e soluções de captação de recursos por meio de tributos e aceleração por investimento anjo.

Após o evento, será realizado um circuito de mentorias online com os palestrantes dos quatro módulos e com outros mentores que possam auxiliar os participantes na construção das soluções e projetos e no preenchimento de aplicações em editais.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

Serviço:
Desinkuba – Dando um up no seu start
Data: 7 de dezembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: https://www.rj.senac.br/desinkuba/

PROGRAMAÇÃO

14h | ABERTURA - Senac RJ e Senador Carlos Portinho (Relator do Marco Legal).

14h25 | PALESTRA 1 - Marco Legal da Inovação e Startups, com Prof. José Carlos Vaz e Dias (Uerj)

15h05 | CASE Smart Corner, com Gabriel Quaranta (CEO e idealizador) e Marcel Cohn (Vice-presidente).

15h10 | Momento Uerj, com Mário Sergio Alves Carneiro (Vice-reitor).

15h15 | PALESTRA 2 - Legislação e Captação de Recursos, com Profa. Marinilza Bruno (Uerj).

15h55 | CASE Startup: captação de recursos através de tributos, com Bianca Gama (INPI).

16h | INTERVALO

16h15 | MOMENTO Senac RJ – Desinkuba e Outras Inovações, com José Alberto Aranha (Consultor de Inovação Senac RJ).

16h20 | PALESTRA 3 - Edital FAPERJ, com Sérgio Yates (Consultor).

17h | CASE Embeddo, com Daniel Giacometti Amaral (Cofundador).

17h05 | PALESTRA 4 – Investimento Anjo, com Lygia Magacho (Fundo de Investimento PRIMATEC).

17h45 | CASE Startup Acelerada por Anjos, com Edgar Crespo (Target Solutions).

17h50 | MOMENTO MENTORIAS – O que elas podem fazer por você?

18h | ENCERRAMENTO


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar