Brasil,

Sesc Mogi participa da 4ª Semana Modos de Acessar, com o espetáculo Só se Fechar os Olhos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sesc Mogi das Cruzes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Até o dia 10 de dezembro, o Sesc São Paulo promove a 4ª edição da Semana Modos de Acessar, uma ação em rede em que todas as unidades propõem atividades artísticas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência. São cerca de 65 atividades que trazem produções artísticas de pessoas com deficiência, entre bate-papos, exibições de filmes, oficinas, encontros, shows, entre outras ações. Desta totalidade, 42 delas são com libras; 18 trazem legendas e 13 vem com audiodescrição, audionarração e/ou descrição de imagens. A programação será mista, com atividades on-line e presenciais.

A Semana Modos de Acessar é ação em rede do Sesc São Paulo que promove diversas atividades artísticas, esportivas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência. As pessoas com deficiência são diversas. Podem nascer com alguma condição ou adquirir ao longo da vida. São crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. Há pessoas com deficiência que também são negras, indígenas, homossexuais. Elas estão por aí, estudando, trabalhando e produzindo saberes e novos paradigmas que precisamos conhecer. Elas são cidadãs e, como tais, precisam de cidades e espaços acessíveis, bem como serviços e ações que as contemplem, sem preconceito ou discriminação. Elas são capazes de criar e compartilhar suas visões de mundo na coletividade, sendo fundamentais para uma sociedade democrática.

As barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam – sejam sociais, atitudinais, culturais, comunicacionais ou físicas – nos revelam o que precisamos mudar para construirmos cidades, experiências e relações em que qualquer pessoa possa se sentir pertencente, podendo ir e vir, usufruir e ser feliz. Entre os destaques dessa programação, está o Slam do Corpo, a 1ª batalha de poesias no Brasil com participação de poetas surdos e ouvintes, que acontece no dia 4 de dezembro, às 16h, pela Plataforma Zoom. O projeto nasceu do desejo de experimentar performances poéticas numa composição entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. Neste encontro, realizado em formato online, serão disputadas as vagas para a final em 2022.

Pelo Sesc Mogi das Cruzes a programação do Modos de Acessar terá o espetáculo Só se fechar os olhos, Com Coletivo Desvio Padrão

Duas rainhas opostas, mas complementares, descobrem movimentos possíveis para além da norma. Se o espectador fechar os olhos e apenas ouvir, ele as vê. E elas dançam. Com concepção e performance de Maria Fernanda Carmo e Mariana Farcetta, ‘Só se fechar os olhos’ é uma experiência sinestésica que resulta da colaboração entre a mente do espectador e o fluxo incontrolável de uma coreografia. O texto que descreve essa dança inusitada, escrito por Edgar Jacques - ator e dramaturgo cego desde a infância - é narrado sobre trilha sonora original executada por Enrique Menezes (composição e viola caipira) e Rafael Ramalhoso (violoncelo).

O espetáculo nasceu no final de 2019, concebido para acontecer no palco. Com a pandemia e as consequentes práticas do isolamento social, o Coletivo criou uma versão sonora do espetáculo, levando ao extremo o conceito da proposta - ali, toda a experiência se dá por meio da escuta.

Só se fechar os olhos
Espetáculo Online. Ao vivo. Youtube Sesc Mogi das Cruzes
9/12, quinta, às 20h
Após o espetáculo haverá bate-papo com o dramaturgo Edgar Jacques.
Livre | Grátis |Acessível com Audiodescrição e audionarração
Sobre o bate-papo – Será feito via google meet, sem necessidade de inscrição prévia.

Link para bate-papo > https://bit.ly/coletivodesviopadrao

ACESSIBILIDADE NO SESC SÃO PAULO

Para o Sesc São Paulo, a acessibilidade é uma premissa, que fortalece a democratização das oportunidades e a convivência com a diferença, valores que favorecem e impulsionam o desenvolvimento coletivo e cidadão, para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todes possam usufruir igualmente de espaços e de experiências. Em 2017, o  Sesc 24 de Maio recebeu o “Selo de Acessibilidade” da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo. A concessão do selo é feita para edificações que seguem as normas técnicas de acessibilidade física, com ênfase para estruturas de uso comum como banheiros, bebedouros, acessos aos espaços, corredores, sinalizações, piso podo-tátil e elevadores. Em 2019, o Sesc Avenida Paulista recebeu este mesmo selo, pela acessibilidade presente neste edifício. As unidades do Sesc no Estado vem oferecendo ações locais em diálogo com os territórios em que se inserem, fortalecendo também a acessibilidade atitudinal, ou seja, entender que as barreiras comportamentais interferem na qualidade de acesso e de vida das pessoas com deficiência em seu cotidiano.

Semana Modos de Acessar| Programação no Estado

Até 10 de dezembro| www.sescsp.org.br/modosdeacessar

SOBRE O SESC SÃO PAULO

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar