Brasil,

CRAB mostra técnica de mestres artesãos na 32ª Feira Nacional de Artesanato

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Maior evento de arte popular da América, evento na Expominas também terá atrações de música, dança e folclore

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) apresentará ao público da 32ª Feira Nacional de Artesanato Oficinas Vivas com Artesãos, demonstrando em tempo real as técnicas artesanais, além de oficinas e palestras com disseminação de conteúdo estratégico voltado para o artesão. O objetivo é mostrar como são utilizadas algumas técnicas artesanais tradicionais. Assim, o público poderá observar detalhes dessa arte popular, conversar com o artesão e conhecer mais da história de quem faz artesania no país e sua produção.

O tema deste ano da Feira Nacional de Artesanato é Rotas do Brasil, e acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 7 e 12 de dezembro. Serão 620 estandes com o melhor do artesanato brasileiro e o público esperado é de 100 mil pessoas. O evento, que todos os anos reúne milhares de artesãos de todo o país, terá ainda cerca de 30 atrações de música e dança, além de cortejos folclóricos que percorrerão todo o espaço da exposição.

Na Expominas, Sebrae Nacional e CRAB montaram uma ilha de conhecimento para os artesãos e visitantes. No espaço, também o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), do Ministério da Economia e parceiro do CRAB Sebrae, vai oferecer consultoria gratuita com especialistas em gestão, empreendedorismo, exportação, entre outros assuntos de interesse dos artesãos. Haverá ainda, no espaço Praça Central, oficinas com profissionais do CRAB: o museólogo Victor Glicério, por exemplo, vai ensinar como embalar as obras artesanais e a designer Laura Landau mostrará como fotografar as peças para as redes sociais.

Haverá ainda palestras com personalidades, como o designer Leonardo Bueno, a especialista Verônica Marques e com a chefe de Divisão da Secretaria Especial de Competitividade e Produtividade, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Nayara Rodrigues Magalhães, além da nova geração do artesanato: Layze Fernandes, Marcos Santos e André Barbosa.

A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), ONG promotora do evento e braço do Mãos de Minas, que é a maior central de cooperativas de artesãos do Estado. E que, por mais de três décadas, tem ajudado a valorizar histórias de dedicação e luta de artistas que buscam manter vivas a cultura, a tradição e a história de Minas e do país.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 no Rio de Janeiro, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios do país.

Abriga ainda uma coleção permanente de mais de 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). O CRAB também dispõe de midiateca e espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Os ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

Hoje, o CRAB tem novo desafio: o de se conectar com o todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente o artesanato no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. Para isso, foi criado em outubro do ano passado um comitê nacional, com oito membros do Sebrae Nacional e dos Sebraes de outros estados, para apoiar o CRAB nessa nova etapa.

Localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, lugar de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro, o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar