Brasil,

Oficinas Culturais abrem cadastro para realização de atividades em parceria com Municípios do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Regina
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Gestores Culturais podem manifestar interesse até o dia 12 de dezembro. Iniciativa busca estimular o contato com as artes, promover a troca de experiências, capacitação profissional e descentralizar ações formativas

Gestores e gestoras de secretarias, departamentos, fundações e instituições públicas de Cultura de municípios paulistas do interior, do litoral e da região metropolitana (com exceção da capital) que buscam articular e/ou realizar ações de formação nas diversas áreas e linguagens artísticas do campo cultural podem manifestar interesse até o dia 12 de dezembro - clique aqui. A iniciativa é do Programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis Gestão Cultural.

Para o ano de 2022, está previsto o retorno de atividades presenciais em municípios parceiros e a manutenção de parte da programação on-line - modalidade adotada desde abril de 2020 devido à necessidade de isolamento social. Serão realizadas atividades formativas em diversas linguagens artísticas, entre elas Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

O Programa também continuará promovendo formações específicas e exclusivas para os gestores parceiros e suas equipes, incentivando a formação continuada a fim de promover o contato, a troca de experiências e a criação e fortalecimento de redes. Este eixo de programação foi intensificado desde que realizamos formações específicas sobre a Lei Aldir Blanc, em 2020, foi continuado com formações sobre diversos temas durante 2021, tendo grande adesão e participação, potencializadas no formato on-line.

Com base no preenchimento do formulário pelo gestor municipal responsável pela área cultural, a equipe do Programa de Formação para o Interior entrará em contato com os responsáveis técnicos indicados nessa inscrição e irá propor ações, para atender da melhor forma possível gestores e população. Todas as atividades do Programa são abertas e oferecidas gratuitamente à população, tendo como prioridade o público do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

Entre 2017 e início de 2020, a programação foi realizada em parceria com municípios de todas as regiões do Estado que possuem infraestrutura básica para receber e desenvolver as ações propostas. A partir da necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o Programa passou a funcionar na modalidade on-line. Em 2022, a proposta é retomar as ações presenciais, mantendo parte das atividades à distância.

Possíveis dúvidas por parte dos gestores culturais do estado paulista serão respondidas através do e-mail .

SERVIÇO

Manifestação de interesse neste link
Período de inscrição: Até 12 de dezembro
Público: Gestores e gestoras de secretarias, departamentos, fundações e instituições públicas de Cultura de municípios paulistas do interior, do litoral e da região metropolitana (com exceção da capital).
Informações:

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário e MIA - Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar