Brasil,

Poesia, música e artes cênicas em formato acessível no 1º Sarau do Um Novo Olhar

Evento traz apresentações de diversas áreas artísticas, com artistas com deficiência de vários estados do Brasil. Primeiro vídeo, com interpretação em libras, audiodescrição e legendagem, vai ao ar no dia 6/12, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: GoodTime RockBand, Catharine Moreira, Jorge Henrique, Cleber Tolini e Leo Castilho em fotos de divulgação.

Estreia no próximo dia 6 de dezembro, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, o primeiro vídeo do Sarau Um Novo Olhar. Composto por dois vídeos com apresentações de diversas áreas artísticas e com artistas com deficiência de diferentes estados do Brasil, o sarau inclui recursos de acessibilidade: interpretação em libras, audiodescrição e legendagem. O programa do primeiro vídeo traz as poesias em Libras de Catharine Moreira (Santos/SP) e Leo Castilho (São Paulo/SP), a poesia de cordel de Jorge Henrique (Nossa Senhora da Glória/SE), a música da banda GoodTime RockBand (Brasília/DF) e o teatro do ator Cleber Tolini (São Paulo/SP). No segundo, que será veiculado nas próximas semanas, haverá apresentações de música, poesia surda e artes circenses. O projeto Um Novo Olhar faz parte do programa Arte de Toda Gente, fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os Artistas

Catharine Moreira atua como multiartista em diferentes projetos e trabalhos que relacionam as várias linguagens artísticas do corpo com a linguagem libras, como poesia, teatro, performance, música, dança e cinema. Ela já se apresentou em vários eventos da comunidade surda, como slams e festivais nacionais e internacionais de arte, cultura e literatura surda. Trabalha, também, como tradutora e consultora surda na esfera artística e em cinema. No sarau, ela interpreta seu poema Raiz - Preconceito Guloso,

Jorge Henrique é professor e poeta natural de Nossa Senhora da Glória (SE). Ele é mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, membro fundador e primeiro presidente, da Academia Gloriense de Letras (2012) e membro fundador da Academia Sergipana de Cordel (2017). É o autor de Mutante in Sanidade (poemas, 2001), Glória Cantada em Versos (Cordel, 2008), A Polidez no Discurso Sobre a Inclusão da Pessoa Com Deficiência na Escola (2016), Dominguinhos: na sanfona, os acordes da inclusão (Cordel, 2020) e Parábola da Verdade e da Mentira: explicando a Fake News (Cordel, 2020) – este último, obra que interpreta em nosso sarau.

A GoodTime RockBand é uma banda brasiliense formada por meninos no espectro autista e com deficiência intelectual. Em sua formação estão João Daniel, JD (vocal), João Henrique, JH (bateria), Daniel Rattes (guitarra) e Marcelo Bacelar (baixo). O grupo foi criado após JD, JH e Marcelo e não tem nenhum outro intuito além de tocar rock e fazer música. A banda é tanto um meio terapêutico, como um objetivo de vida para esses meninos. No Sarau Um Novo Olhar, eles interpretam as músicas Meaning of life (João Henrique Lopes e Daniel Rattes), Que país é esse (Renato Russo) e À sua maneira (Capital Inicial).

Leonardo Castilho, o Leo, 33 anos, surdo desde aos 10 anos, é ator e performer, educador, ativista, MC e produtor. Ele é um dos idealizadores e responsável pela festa Vibração, Bloco Vibramão - Carnaval e produtor da Sencity Brasil, de festas para a comunidade surda de São Paulo, de festa do Festival de Folclore Surdos e produtor/artista do Festival Clin D'Oeil (França). Leo também faz parte da empresa GDAF (EUA). Desde 2005, ele atua no setor Educativo do MAM-SP, como produtor de Acessibilidade, assistente e professor de Performance e Corposinalizante do Programa Igual Diferente. O projeto Corposinalizante foi premiado com o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC). O artista é ainda MC do Slam do Corpo e foi repórter em Libras para Multishow no Rock in Rio 2017, no qual interpretou as músicas em libras no Palco Sunset dos shows da Liniker e Banda Baiana System. No sarau, Leo interpreta seu poema Mundo Invisível.

Ator e produtor cultural, Cleber Tolini tem baixa visão e é formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, atuou em diversas peças publicitárias e fez algumas participações em séries de TV, mas seus principais trabalhos se concentram em teatro e acessibilidade. Em seu currículo, estão espetáculos como A Saga da bruxa Morgana e a família real, Hamlet ao molho picante, Comida dos astros e O menino e a cerejeira. Atualmente, é produtor e atua na comédia documental O Subnormal – Uma história de baixa visão, que nos apresenta no Sarau Um Novo Olhar. Nela, qual narra a sua trajetória e experiência. A peça já percorreu diversas cidades do Brasil e, também, festivais, com várias premiações e indicações e uma participação em um Festival de Monólogos em Nova Iorque.

Sobre o projeto Um Novo Olhar:

Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:
Primeiro Sarau Um Novo Olhar
Quando: primeiro vídeo liberado em 6 de dezembro de 2021, às 18h
Disponível no pelo Arte de Toda Gente, no Youtube-www.youtube.com/artedetodagente
Acessibilidade: vídeo com libras, audiodescrição e legendagem.
Atividades, ações e mais informações sobre o projeto no site www.umnovoolhar.art.br
Realização:
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br
Mais informações para a imprensa
Projetos UFRJ – Funarte:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo