Avenida Paulista comemora 130 anos com ampla programação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Funk
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Organizada pela Associação Paulista Viva, aniversário da tradicional via na capital de São Paulo (em 08 de dezembro) terá desfile de carros antigos, exposição fotográfica da via, abraço coletivo e ação de revitalização urbanana

Para celebrar os 130 anos da Avenida “Símbolo de São Paulo”, a Associação Paulista Viva (APV) programou uma série de eventos na primeira quinzena de dezembro que inclui desfile de carros e ônibus antigos, um tour arquitetônico e um tour ambiental pela via, apresentação de coral e exposição de fotos da Avenida na Casa de Cultura Odisseia. Ainda, a banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) se apresenta, os institutos de arte da av. Paulista farão uma programação especial por meio do Coletivo Paulista Cultural e uma grande corrente de abraço chamada “Abrace a Av. Paulista” contará com a participação da população. Completam a programação o passeio Bike / caminhada dos Rotarys de São Paulo, edição especial da Feira de Antiguidades do MASP, uma ação de saúde para medir pressão, fazer teste de HIV e vacinação, até a celebração do Natal na via. Também, a APV fará uma entrega especial da revitalização de um trecho da Av. Paulista, localizado entre a Rua Pamplona e a Al. Campinas, como parte do programa Av. Paulista Sustentável.

“A Avenida Paulista volta a ser um ponto de confluência e de alegria pela data do Natal. Palco de protagonismo cultural, lazer, negócios e gastronomia e de inúmeras manifestações populares significativas como a Parada LGBTI, a corrida de São Silvestre e a Festa de Réveillon, a Avenida cartão postal de São Paulo sera a protagonista desta celebração, valorizando ainda mais a região e reintegrando a via às comemorações natalinas da cidade”, afirma o presidente da APV, Lívio Giosa. “Além do presente de Natal para todos os paulistanos e visitantes que circulam diariamente pela via, queremos promover a alegria e animação por um grande momento de fé e de expectativa positiva para o comércio e serviços locais”, completa Lívio Giosa.

Av. Paulista.jpegAs comemorações começam no próximo final de semana, nos dias 04 e 05 de dezembro, com as seguintes atividades: no dia 04 de dezembro, a comemoração começa com a exposição fotográfica na Casa de Cultura Odisseia (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463) com o projeto RESPIRA SP, que terá como tema a avenida símbolo da cidade. 40 fotógrafos, entre profissionais e amadores, e jornalistas, intelectuais e artistas foram convidados para registrar pontos simbólicos, bem como pessoas que convivem com a Avenida Paulista, desde figuras anônimas até celebridades, de maneira a formar um mosaico que compõe a diversidade do universo dos frequentadores do local. A exposição, realizada em parceria com Unideias, Associação Paulista Viva, Canson Infinity e Zoom Imagem, estará aberta ao público até o dia 10 de janeiro de 2022.

As instituições integrantes da Paulista Cultural, coletivo que celebra o potencial artístico e turístico da via, montaram uma agenda especial para as comemorações dos 130 anos da Avenida. Participam MASP, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Centro Cultural FIESP, Casa das Rosas, Sesc Avenida Paulista e Japan House.

Já o Tour Arquitetônico pela via será feito em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil para apresentar a história, o projeto e principais atributos dos edifícios-ícones da Av. Paulista como o Instituto Moreira Salles, Conjunto Nacional, FIESP, MASP, SESC, Edifício São Luis, Casa das Rosas, Japan House e Edifício Nações Unidas.

O Tour Ambiental, em parceria com a Farah Service, vai apresentar as características da flora diferenciada que compõe o Parque Trianon, com a qualificação das árvores e plantas do local.

O Coral AEB – Associação Evangélica Beneficente, com 60 componentes (adultos e crianças), apresenta canções natalinas às 11h30 na escadaria da Fundação Cásper Líbero - Edifício Gazeta, sob a regência do Maestro Cremilson dos Santos.

Ainda, a atração que promete surpreender os visitantes no sábado das 15h às 17h é o desfile de carros e ônibus antigos, que vai mostrar os veículos que trazem a memória do século 20. A concentração será na Praça Alexandre de Gusmão e o roteiro será ida e volta pela Avenida e em toda a sua extensão, com parada final na Al. Casa Branca (entre Al. Jaú e Al. Santos).

No dia 05/12, a programação ainda traz a apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) às 10h em frente à FIESP.

Entre 9h e 10h do domingo, o passeio Bike/caminhada, será feito com convidados da APV e por meio de sua ação com a Governadoria do Distrito 4563 (dos Rotary Clubes de São Paulo).

Ao meio-dia, horário que toca a sirene da Fundação Cásper Líbero, as pessoas que estiverem na Paulista serão convocadas para fazerem uma grande corrente de mãos na ação “Abrace a Av. Paulista”. A iniciativa tem potencial de entrar no Guinness Book como sendo o maior abraço da história em uma via pública.

Ainda, uma edição especial da Feira de Antiguidades do MASP e uma ação de prevenção e proteção em parceria com a Secretaria de Saúde para medir pressão, fazer teste de HIV e vacinação completam a programação do domingo.

Nos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) de dezembro, a programação se repete, respectivamente.

Natal na Paulista

Uma grande árvore de Natal de dez metros de altura com as tradicionais bolas vermelhas e douradas e flores em tecido e o presépio “Sagrada Família” na entrada principal do Shopping Center 3 já anuncia o clima natalino na principal via da cidade. Organizado pela Associação Paulista Viva (APV), com patrocínio da Bauducco e apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, o “Natal Bauducco na Paulista” traz uma decoração contemplativa e participativa na Avenida até o dia 03 de janeiro de 2022. A Paulista ainda será decorada com quarto pórticos de Natal, instalados nos cruzamentos da Rua Treze de Maio, Haddock Lobo, Rua Augusta e Avenida Brigadeiro Luís Antônio e com bolas e caixas de presente gigantes nas calçadas.

Recuperando o paisagismo da Paulista

No dia do aniversário da Avenida Paulista, quarta-feira dia 08/12, às 11h, a Associação Paulsta Viva fará a entrega de um trecho revitalizado da Avenida, entre a Rua Pamplona e Al. Campinas, que compreende o lado par e o lado ímpar, com investimento da TEGRA Incorporadora. Serão instaladas na parte de trás das três bancas de jornais desse trecho, gigantografias, que são fotos da Av. Paulista de como era o “pedaço” antigamente. O espaço também deve ganhar lixeiras para coleta reciclável e de orgânicos, que seguem o padrão do design da arquitetura do MASP. Entre as presenças confirmadas para esta cerimônia estão a do Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e do Subprefeito da Sé, Marcelo Vieira Salles.

Também, de acordo com o presidente da Associação, será reformulado o paisagismo dos cinco canteiros da Av. Paulista, com forragem e criação de uma base para as árvores desse trecho, além de recuperar as calçadas e as grades que ficam nas esquinas da via, colocar o piso tátil e a entrega dos totens de sinalização pintados. Outra iniciativa será implantar mais 19 lixeiras e 40 porta-bitucas na fachada de prédios e próximos a pontos de ônibus e locais de encontro ao longo da Paulista.

25 anos da Associação Pulista Viva

No dia 10/12 no Instituto JB Oliveira/Polo Unisa das 09h às 12h, será lançada a nova logomarca da Associação Paulista Viva (APV), que completa 25 anos nesse mesmo dia. A ação é resultado de um concurso voltado aos alunos das escolas de comunicação e junto à APP – Associação Paulista de Propaganda para criação da nova logomarca da associação.

Av. Paulista Sustentável

O programa Av. Paulista Sustentável, projeto de sustentabilidade encabeçado pela Associação Paulista Viva, já está em vigência. Lançada durante o Fórum de Sustentabilidade “Caminhos para a Transformação das Cidades”, promovido pela APV em julho deste ano, a proposta consiste na criação do Distrito Sustentável Local e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para criar metas de redução de emissão de carbono na Av. Paulista, com indicadores para atuar em cinco grandes vertentes: eficiência energética, uso racional de água, destino final do lixo, a poluição do ar e a educação ambiental. Conta com uma programação com ações de revitalização urbana conectada aos eixos de reurbanização, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade e economia criativa.

Com o conceito do Distrito Sustentável Local, a Associação Paulista Viva tem a intenção de criar uma plataforma colaborativa como conteúdo de referência para que todos os agentes, stakeholders e públicos envolvidos na região da Paulista possam participar, acompanhar e se envolver com boas práticas voltadas à sustentabilidade, como o site da entidade, o aplicativo de celular e o podcast.