Brasil,

Festival +DH discute a escravidão e o trabalho infantil na pauta dos direitos humanos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Côrtes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

GRATUITO E ONLINE, EVENTO SERÁ REALIZADO DIAS 3 E 10 DE DEZEMBRO, NO CANAL DO INSTITUTO ETHOS NO YOUTUBE

De acordo com o Índice Global de Escravidão 2018, cerca de 369 mil brasileiros vivem e trabalham em situação análoga à escravidão. Além disso, mais de 53 mil pessoas foram resgatadas do trabalho forçado no Brasil nos últimos 25 anos. O tema, mais do que atual, estará entre os destaques do primeiro Festival +DH, que acontece nos próximos dias 3 e 10 de dezembro, no canal do Instituto Ethos no Youtube.

Logo no primeiro dia de festival, o tema da escravidão será discutido dentro do painel Cinema e Direitos Humanos. Para falar sobre o assunto, o evento contará com o diretor Renato Barbieri, que será entrevistado e apresentará sua visão sobre como o cinema pode ajudar na formação de uma visão de valorização e respeito aos direitos humanos. Suas obras recentes, “Servidão” e “Pureza”, dialogam com o tema da escravidão contemporânea.

Já no dia 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece o debate “Como olhar para a realidade e compreender a ocorrência de trabalho escravo e infantil”. Com participação de Maurício Krepesky Fagundes, chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, de Mércia Silva, diretora-executiva do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto), e de Marina Ferro, do Instituto Ethos, o painel vai discutir o desafio de erradicar o trabalho escravo no Brasil.

Nos últimos anos, surgiram instrumentos importantes no combate ao trabalho forçado como a Lista Suja do trabalho escravo no Brasil e o Índice de Vulnerabilidade InPacto (IVI), lançado pelo Instituto homônimo para ajudar empresas a localizar, mensurar e mitigar riscos de violações de direitos humanos ao longo de sua cadeia produtiva. Ainda assim, há um longo caminho a ser percorrido para a erradicação completa da escravidão contemporânea, não à toa um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030. A ideia deste painel é discutir como aprofundar e ampliar os mecanismos e esforços para combater todas as formas análogas ao trabalho escravo, bem como engajar e mobilizar esforços da sociedade civil nesta área.

O Ethos, além de atuar com responsabilidade social empresarial, busca reunir diferentes atores sociais para um diálogo mais participativo, democrático, acessível e que leve à construção de práticas e políticas públicas. Um exemplo dessa atuação no tema é através do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (2003), sendo um dos primeiros compromissos coletivos que o Ethos fez junto de outras organizações. Essa ação se tornou tão importante para a sociedade que se transformou no InPacto, uma organização sem fins lucrativos que mobiliza diferentes setores na promoção do trabalho decente.

O Festival +DH é promovido pela Coalizão Empresas e Direitos Humanos, composta pelo Centro de Informações sobre Empresas e Direitos Humanos, Childhood Foundation, Conectas Direitos Humanos, Dieese, Fundación Avina, GIFE, InPACTO, Instituto Ethos, Oxfam Brasil, Pacto Global e Repórter Brasil.

Serviço
O quê: Festival +DH
Quando: 03/12, 13h - Servidão
10/12, 14h10 – “Como olhar para a realidade e compreender a ocorrência de trabalho escravo e infantil”
Onde: Canal do Instituto Ethos no YouTube: https://bit.ly/3C9m4yM


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar