Brasil,

CGEE realiza IV Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza

O evento é aberto ao público e tem como objetivo destacar experiências brasileiras de cidades que implementaram projetos em SbN.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), o IV Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). A programação é uma parceria com a Fundação Grupo Boticário e a Aliança Bioconexão Urbana. O evento acontecerá no dia 02 de dezembro, às 09h, e será transmitida pelo canal do CGEE no Youtube.

A iniciativa tem como objetivo destacar experiências brasileiras de cidades que implementaram projetos em SbN, além de atualizar os gestores públicos nacionais sobre assuntos correlatos que tenham sido debatidos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP 26).

As Soluções baseadas na Natureza são iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que estes fornecem, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. As SbN são aplicadas, por exemplo, em infraestruturas verdes e azuis, ajudando a promover maior resiliência às mudanças do clima e qualidade ambiental.

Para a assessora técnica do CGEE e colaboradora do observatório, Raiza Fraga, as SbN vêm ganhando espaço nas discussões internacionais como uma das ações relevantes para a promoção da resiliência urbana, adaptação e mitigação às mudanças climáticas. “Debater soluções baseadas na natureza é uma forma de estimular cidades brasileiras a trabalhar com a natureza para enfrentar grandes desafios em temas como recursos hídricos, saneamento e promoção da biodiversidade”, afirma.

As SbN se destacam como um importante tema para um debate transversal sobre soluções para cidades, em especial em um momento de recuperação pós-pandemia. Nesse sentido, o Oics trabalha a temática em parceria com diversas instituições na iniciativa Aliança Bioconexão Urbana, que tem como principal objetivo fomentar políticas públicas brasileiras que considerem infraestruturas verdes e azuis, promovendo cada vez mais a adoção de SbN no Brasil.

Sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O observatório consiste em uma plataforma virtual dedicada ao mapeamento e divulgação de soluções para ambientes urbanos, contextualizadas ao território nacional, por meio de tipologias de cidades-região. Essa esquematização é fundamentada em seis temas, que são: água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza.

O CGEE desenvolve a iniciativa no âmbito do projeto CITinova, realizado pelo MCTI com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e gestão da ONU Meio Ambiente; com a parceria do Instituto Cidades Sustentáveis, da Agência Recife de Inovação (Aries), do Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF).

O evento será aberto ao público, com transmissão pelo Youtube do CGEE: https://youtu.be/5qEZYUERWQg

Serviço

IV Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza
Data: 2 de dezembro
Hora: 09h
Acompanhe pelo Youtube do CGEE: https://youtu.be/5qEZYUERWQg


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo