Brasil,

Japan House São Paulo celebra Tratado de Amizade Brasil-Japão com caminhadas culturais por São Paulo, Santos, Campo Grande e Curitiba

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Segunda edição do projeto Caminhos Brasil-Japão exalta laços criados entre os dois países há 126 anos por meio de cinco trajetos diferentes, que serão percorridos por personagens e convidados no dia 28 de novembro, com transmissão online e gratuita

Em sua segunda edição, o projeto “Caminhos Brasil-Japão”, organizado pela Japan House São Paulo, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Consulado Geral do Japão em Curitiba, amplia sua abrangência para Santos (SP), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR), além da capital paulista, promovendo caminhadas culturais para celebrar os 126 anos do Tratado de Amizade entre os dois países. O público poderá acompanhar os roteiros de cinco trajetos diferentes, transmitidos simultaneamente, em 28 de novembro, a partir das 9h30, pelo canal do YouTube e site da Japan House São Paulo, com apresentação da atriz nikkei Bruna Aiiso.

Os espectadores poderão escolher o caminho que desejam acompanhar, sendo que cada um deles irá abordar aspectos interessantes e de destaque da comunidade nipo-brasileira em cada cidade, considerando locais e histórias que ressaltam a rica relação de intercâmbio entre ambos os povos ao longo do tempo. As transmissões também contarão com depoimentos de personagens especiais e convidados, que enriquecerão ainda mais a experiência.

Para esta edição, a capital paulista terá duas rotas, sendo uma a pé pelo bairro da Liberdade e outra, motorizada, por locais mais distantes que ilustram a presença do Japão na metrópole. Escolhida por ter uma das maiores comunidades nikkei do Brasil, Curitiba representará o Paraná e sua importante relação com o Japão. Com grande influência dos japoneses na agricultura, Campo Grande (MS) destacará a marcante presença da comunidade originária de Okinawa, que influenciou a cultura e gastronomia da cidade. Em Santos, cidade que recebeu os primeiros imigrantes japoneses em solo brasileiro em 1908, o passeio engloba gastronomia, futebol e outras influências nipônicas na cidade-irmã de Nagasaki.

Para Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo, “É uma enorme satisfação estender o projeto Caminhos para outras cidades do Brasil e tornar públicas tantas histórias, curiosidades e personagens importantes que ajudaram a formar o caráter e história do povo brasileiro e que, até hoje, mantém vivos os laços entre Japão e Brasil”. Correalizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e Consulado Geral do Japão em Curitiba, o evento tem o patrocínio da Toyota e apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo); Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren); Associação Japonesa de Santos; Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba; Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira(Campo Grande); Associação Okinawa de Campo Grande; Governo da Província de Hyogo no Brasil e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Confira os destaques de cada caminho:

São Paulo (SP)

Na cidade de São Paulo, a atriz Ana Hikari, Claudio Kurita, Diretor de Eventos e Operações da Japan House São Paulo; e o comunicador Kendi Yamai irão percorrer, separadamente, duas rotas ao vivo, partindo de pontos distintos da cidade e finalizando na Japan House São Paulo. Na primeira rota, a pé, Ana e Claudio visitam a Livraria Sol, a Praça da Liberdade, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), entre outros pontos. Já Kendi Yamai, de carro, passeia pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Mercado Municipal de São Paulo, Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, Pavilhão Japonês, além de outros destinos que ressaltam locais importantes para a comunidade japonesa em solo paulistano.

Santos (SP)

Em Santos, a rota passa por pontos bem conhecidos da história da cidade e que também são referência para a imigração japonesa como o Porto de Santos, o Museu do Café, a Associação Japonesa de Santos, entre outros. Os convidados Sadao Nakai, Presidente da Associação Japonesa de Santos, e Sr. Guilherme Piqui, Diretor do Seinenbu e Departamento de Eventos da Associação Japonesa de Santos, conduzirão o passeio e dividirão suas experiências e memórias com os espectadores.

Curitiba (PR)

No roteiro de Curitiba, cidade-irmã de Himeji (Japão), Rui Hara, ex-Presidente do Nikkey Curitiba e da União dos Gakusseis de Curitiba (UGC), e a influenciadora Larissa Oyama percorrerão desde a Praça do Japão, onde fica o Memorial da Imigração e obras dos artistas japoneses Manabu Mabe, Tomie Ohtake e Baku Inoue, até o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. Com a participação de Keiji Hamada, Cônsul Geral do Japão em Curitiba, o passeio ainda destaca a gastronomia que guarda influências japonesas, como é o caso do Taishô Yakiniku (churrasco japonês repleto de vegetais) e o cultivo de shitake no Brasil.

Campo Grande (MS)

A gastronomia marca a rota de Campo Grande, na qual os convidados Fernanda Ribeiro, influenciadora gastronômica do Onde Comer CG, e Nelson Aguena, Presidente da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, falarão sobre curiosidades da tradição do Sobá (tipo de massa japonesa) da Feira Central. O roteiro também trará a arquitetura do Memorial dos Pioneiros Desbravadores, o legado da educação da Escola Visconde de Cairu e a tradição do taiko nas mãos dos jovens do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Serviço:
Caminhos Brasil-Japão 2021
Quando: 28 de novembro de 2021 (domingo), das 9h30 às 11h
Gratuito. Transmissão ao vivo em www.japanhousesp.com.br/
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, São Paulo - SP

Horário de funcionamento:
Terça a sexta: das 10h às 18h
Sábados: das 9h às 19h
Domingos e feriados: das 9h às 18h

Entrada gratuita

※Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar