Brasil,

60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí traz apresentações virtuais de Grupos Artísticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Marques
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Repertório combina música popular e erudita, disponível gratuitamente no canal da instituição no Youtube, de 20 a 26 de novembro, às 19h

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

A programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, segue nesta semana com apresentações virtuais de vários Grupos Artísticos mantidos pela instituição. Com repertório variado, que combina música popular e erudita, as interpretações serão disponibilizadas de 20 a 26 de novembro, às 19h, no canal da escola no Youtube .

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí apresenta, neste sábado, dia 20, a obra "Fractália", de Owen Clayton Condon, sob coordenação do professor Luis Marcos Caldana.

No domingo, dia 21, estreia o vídeo da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenado pelo professor Edson Lopes. No programa, "Concerto Bramdemburgues nº 5" (Johann Sebastian Bach), com os solistas Pedro Barra, Rafael Vieira, Edson Lopes e o violonista convidado Fernando de Lima; "Erlkönig, Op. 1" (Franz Schubert), com a mezzo-soprano convidada e ex-professora da instituição, Cristine Bello Guse; "Concerto em Lá Maior, Op. 8" (Ferdinando Carulli) e participação do violonista convidado Gustavo Costa.

Na segunda-feira, dia 22, Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos, a estreia é da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a obra "Concertino para Violino e Orquestra", de Fernando de Moraes, sob a batuta do maestro Edson Beltrami.

Para terça-feira, dia 23, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí prepara "Tão só", de Izaías Bueno de Almeida. A apresentação terá participação dos convidados Eduardo Guarnetti Johansen (trombone), Henrique de Campos Machado (flauta) e Tiago Nagel (clarinete), além do próprio Izaías Bueno. O músico e compositor, também conhecido como Izaias do Bandolim, é considerado o mais respeitado bandolinista de São Paulo que, em sua carreira, já compartilhou solos com grandes nomes da música brasileira como: Pixinguinha, Benedito Lacerda, Garoto, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Paulinho da Viola Luperce Miranda, Waldir Azevedo, Copinha, Sivuca, Altamiro Carrilho, Rossini Ferreira, Orlando Silveira, K-Ximbinho, entre outros. A coordenação é do professor Alexandre Bauab Jr.

A programação virtual continua na quarta-feira, dia 24, com a Live-Concerto do grupo convidado PianOrquestra. Formado por dez mãos e um piano, o grupo promete tirar as mais variadas sonoridades do instrumento, transformando-o em uma verdadeira orquestra.

Na quinta-feira, dia 25, o Conservatório de Tatuí apresenta a live "Mostra de Música de Câmara", com recitais virtuais de grupos formados por alunos e alunas ao longo deste ano na disciplina de Música de Câmara. A coordenação é do professor Tulio Pires.

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí estreia "Meu céu", de Zé Mulato e Xavantinho, na sexta-feira, dia 26, com participação da dupla convidada Zé Mulato & Cassiano. Os irmãos Zé Mulato e Cassiano são um dos esteios da resistência cultural caipira brasileira. Suas letras enaltecem as tradições do sertão, raízes das quais eles são fortes defensores. No repertório, a dupla apresenta diversidade rítmica e poética numa viagem pela história dos seus 40 anos de carreira e suas músicas que quase sempre falam de elementos comuns ao povo verdadeiramente brasileiro e da cultura caipira. A coordenação é do professor Zeca Collares.

Eventos presenciais

Duas apresentações presenciais encerram a programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz um concerto muito especial no sábado, dia 27, às 14h, na Praça da Matriz de Tatuí, com participação do trompetista Matias Nieva e, também, do regente convidado Marcelo Jardim. O concerto lança o projeto "A Banda do Villa", com estreia de obras de Heitor Villa-Lobos para banda, iniciativa que integra as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A coordenação é do professor Marco Almeida Jr.

E no sábado seguinte, 4 de dezembro, o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí encerra a programação, com um show ao vivo na Praça da Matriz de Tatuí e participação da violinista convidada Wanessa Dourado. Ela é uma das fundadoras do Quarteto Fios de Choro, grupo paulista de música instrumental brasileira, com o qual lançou o álbum "TRAMA" com suas primeiras composições (2017). Foi premiada em 2º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo, de Indaiatuba (2018). Participou do programa "O Brasil Toca Choro" da TV Cultura e foi homenageada no livro e exposição "50 Chorões em Caneta Esferográfica", pelo bandolinista Alex Mendes em 2019. Com o Quarteto Iapó, participou das gravações dos discos do Mestrinho, Vanessa Moreno, Sandro Haick, Carol Panesi e gravou como convidada dos discos de Ricardo Valverde, Malú Lomando e Thadeu Romano, entre outros. Em julho deste ano, apresentou-se no Sesc Instrumental, com o seu primeiro show autoral, trazendo com o violino e a rabeca, suas influências do Choro e do Forró. A coordenação é de Léo Ferrarini.

60ª Semana da Música

Evento mais longevo do Conservatório de Tatuí, criado em 1961 pela então diretora Yolanda Rigonelli, a Semana da Música ocorre sempre próximo ao dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Cancelada no ano passado em razão da pandemia, a programação deste ano será estendida de 7 de novembro a 4 de dezembro, e marca a ampliação da retomada gradual de atrações culturais presenciais da instituição.

SERVIÇO
60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí
Apresentações virtuais:
Acesse o YouTube do Conservatório de Tatuí
Apresentações presenciais:
Praça da Matriz, Centro, Tatuí
Eventos gratuitos

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Ouro: CSN Companhia Siderúrgica Nacional
Patrocinador Prata: Visa

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí - ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente - é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; além do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos .

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820
Tel.: (15) 3205-8444
Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h
Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar