Brasil,

Seminário Internacional do Delta Forum reúne especialistas em desenvolvimento econômico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Sebrae Minas
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento presencial será realizado no dia 25/11, em BH, e vai apresentar experiências transformadoras em cidades como Medellín, na Colômbia, e Óbidos, em Portugal

O Seminário Internacional do Delta Forum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios vai reunir, no dia 25 de novembro, das 8h30 às 17h30, em Belo Horizonte, especialistas nacionais e estrangeiros para apresentar tendências, casos de sucesso, ferramentas e iniciativas focadas no desenvolvimento econômico dos municípios. O evento é presencial e será realizado na sede do Sebrae Minas. O público é restrito, mas os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Sebrae Minas no Youtube: youtube.com/sebraeminas.

‘A inteligência de dados como ferramenta de transformação das cidades’ será o primeiro tema da programação. Quem vai falar sobre o assunto é João Romero, professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e Felipe Brandão, gerente de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, que também vai apresentar o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel), indicador criado para orientar os trabalhos da instituição e apoiar os municípios em suas agendas de desenvolvimento.

A partir das 9h15, os debates vão girar em torno do tema ‘Governo Empreendedor’. Os convidados para tratarem do assunto são Fernando Schüler, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo, doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas pela UFRGS e Derly Cunha Fialho, gerente da Unidade de Desenvolvimento de Territórios do Sebrae Nacional.

O painel ‘Cidades em Transformação – 10 tendências que nenhuma cidade pode perder’, a partir das 10h15, vai contar com a presença de Alejandro Franco, sócio gestor home capital, consultor e conferencista internacional, que vai apresentar o case ‘Medellín – da violência à inovação’. Franco foi diretor-executivo da Ruta N, Centro de Inovação e Negócios de Medellín, que foca em negócios intensivos em ciência, tecnologia e inovação, de forma inclusiva e sustentável, valendo-se de Internet cloud computing e big data.

No mesmo painel será apresentado o case da ‘Óbidos – Vila Literária’, uma estratégia de desenvolvimento com foco na economia criativa, mais precisamente na cultura da escrita, da leitura e dos livros. Quem vai apresentar os resultados desse projeto no Delta Forum será Paula Ganhão, chefe de divisão em Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Óbidos, em Portugal, e coordenadora da Óbidos Vila Literária.

Igor Pereira dos Santos, prefeito de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, será o representante mineiro entre os convidados desse painel. Ele apresentará o case ‘Paracatu - Preparando para o Amanhã!’. Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, consultora, conferencista e vencedora do Prêmio Jabuti em Economia mediará o encontro.

Outro destaque do Seminário Internacional é o painel ‘Caminhos e Desafios para a Retenção e Atração de Riqueza nos Municípios’. Os painelistas são Willian Marchesi, assessor-chefe de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia; Adriano Carvalho, diretor de Atração de Investimentos do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi); Gilson Pereira de Mello, prefeito de Arceburgo (MG) e presidente da Associação dos Municípios da Baixa Mogiana (AMOG). O encontro será mediado por Milton Jung, jornalista e âncora da Rádio CBN.

O painel ‘Diálogos para o futuro: uma agenda para o desenvolvimento sustentável’ fecha a programação do Seminário Internacional. O encontro vai reunir Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), especialista em Mudança Climática, conselheira da Norte Energia, Instituto Neoenergia, Fundo JBS Amazônia e Global Reporting Initiative (GRI); além de Haroldo Machado Filho, assessor sênior sobre Desenvolvimento Sustentável junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/Brasil. As conversas serão medidas pelo diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.

Seminário Internacional Delta Forum
25 de novembro
8h30 às 17h30
Local: sede do Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – Belo Horizonte/MG
Transmissão ao vivo: youtube.com/sebraeminas

PROGRAMAÇÃO

8h45 às 9h15 – Palestra Isdel e a Inteligência de Dados como Ferramenta de Transformação das Cidades

9h15 às 10h15 - Diálogo: Governo Empreendedor

10h45 às 12h30 - Painel Cidades em Transformação – 10 tendências que nenhuma cidade pode perder

Case Óbidos – Vila Literária

Case Medellin – Da Violência à Inovação

Case Paracatu - Preparando para o Amanhã!

13h30 às 14h45 - Painel Caminhos e Desafios para a Retenção e Atração de Riqueza nos Municípios

16h às 17h - Diálogos para o Futuro: uma agenda para o desenvolvimento sustentável


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar