Brasil,

Programa Formação Protagonista recebe selo de Direitos Humanos e Diversidade

Concedida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, certificação reconhece e consolida trabalho da Fundação Alphaville no fortalecimento de comunidades vulneráveis no município

O programa de Formação Protagonista realizado pela Fundação Alphaville, está entre as iniciativas premiadas na quarta edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da cidade de São Paulo. O reconhecimento destaca práticas de empresas e de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, estabelecidas na cidade de São Paulo, que promovem impactos sociais positivos ás populações em situação e vulnerabilidades, por meio de ações diretas e de desenvolvimento de produtos e serviços.

A ação premiada é o programa Formação Protagonista, que tem foco em estimular pessoas para que se tornem protagonistas de seus ambientes de vida, com autoconhecimento e independência suficientes para contribuírem com a transformação de seus espaços territoriais em capacidade de mobilização, ressignificação e resiliência constantes. “A Fundação Alphaville acredita no potencial que cada comunidade tem em transformar seu entorno a partir do contato e da oferta de ferramentas assertivas para isso. E a conquista deste Selo nos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Fernanda Toledo, diretora executiva da Fundação.

A diretora comenta que o impacto de projetos sociais bem sucedidos não está restrito a resultados imediatos, apesar dos benefícios iniciais imediatos que são alcançados. “A reverberação positiva dessas mobilizações será propagada e comprovada pelo tempo”, disse Fernanda, lembrando as ações da Fundação Alphaville em Paraisópolis e do edital Perifasul como exemplos do programa Formação Protagonista.

Impacto estruturado e estratégia social

A Formação Protagonista é a essência da filosofia da Fundação Alphaville. A ideia é a de que a população participante da ação reconheça seu potencial de interferência positiva no desenvolvimento de sua comunidade e utilize isso em favor de seus territórios. Um de seus principais desdobramentos disso é a metodologia Convivência que Constrói, cuja principal vertente é a mobilização e o fortalecimento comunitários.

Dentro disso, três pilares são fundamentais: ouvir para analisar e compreender o cenário local; dialogar para planejar e construir inteligência social com diferentes públicos; e agir em conjunto para implementar e dividir responsabilidades. “Autoconhecimento, entendimento do indivíduo dentro do território, conhecimento das relações ali e seu impacto para a cidade são as premissas e conceitos que norteiam todos os projetos da Fundação, sempre considerando que cada ação tem o olhar voltado para um público ou para uma determinada específicos”, pontua Aline Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Alphaville.

“Nossa prática de Formação Protagonista foi reconhecida por sua capacidade de mobilizar pessoas, grupos e organizações da sociedade civil em áreas de alta vulnerabilidade social, partir do fortalecimento individual e coletivo, estimulando uma atuação pró-ativa e transformadora”, saliente Fernanda Toledo.

O caminho percorrido pela Fundação Alphaville em mais de 20 anos de trabalho em todas as regiões do Brasil, a tornou uma organização de referência no que diz respeito a impacto estruturado e alinhado à estratégia social, especialmente no envolvimento do setor público em suas ações, garantindo direitos e contribuindo com o fomento de políticas de atendimento às pessoas que mais precisam.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é comporto por 12 categorias e, nesta quarta edição, a premiação foi realizada de forma híbrida - presencial e virtual - respeitando as restrições e os protocolos sanitários em torno da pandemia do novo coronavírus. A Fundação Alphaville figura ao lado de empresas e instituições sociais como Ambev, Magazine Luiza, Banco Bradesco, Museu Catavento, Instituto reciclar, Museu da Pessoa e Instituto Tomie Ohtake, entre tantos outros.

Sobre a Fundação Alphaville

Sediada em São Paulo, mas com atuação em 23 Estados, a Fundação Alphaville - braço social da Alphaville Urbanismo - possui 21 anos de trabalhos realizados junto a comunidades em situação de desfavorecimento social e econômico, seja em áreas próximas aos investimentos da empresa ou não, a partir do estímulo ao protagonismo social. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Fundação soma mais de 260 projetos implantados, que beneficiaram mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil. “Nossa experiência tem mostrado que a união da iniciativa privada com o setor público tem enorme potencial para transformar realidades sociais desfavoráveis, ao mesmo tempo em que promove desenvolvimento técnico e humano que impactam toda uma comunidade. Somente assim conseguimos atingir nossa missão, que é a de contribuir com cidades mais justas por todo o país”, salienta Fernanda Toledo, diretora executiva da Fundação Alphaville.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo