Brasil,

Fórum Brasil Diverso discute inclusão e exclusão racial no mercado de trabalho na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Nadalon
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Sétima edição do evento terá representantes de empresas, fundos de investimentos, sindicatos, e instituições acadêmicas, além de entrevista exclusiva com Luiza Trajano, do Magalu

O Fórum Brasil Diverso 2021, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, vai discutir os impactos provocados pela pandemia de covid-19 no mercado de trabalho e na equidade de racial nas empresas. Pioneiro no Brasil, o evento terá como tema este ano "Inclusão e exclusão durante e pós-pandemia".

"Estudos mostram que quando há qualquer processo de crise, negros e negras são os primeiros a perderem o emprego", alerta Mauricio Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso. "Na outra ponta, quando a economia se aquece, a população negra é a última a ser inserida neste processo de retomada, por isso é tão importante cobrar das corporações um compromisso com a equidade".

Para debater sobre o tema, o Fórum vai reunir intelectuais, representantes de empresas, sindicalistas, fundos de investimentos e instituições acadêmicas do Brasil e do exterior. Luiza Trajano participará da abertura do evento, em uma entrevista exclusiva concedida a Mauricio Pestana. Pelo segundo ano, o Magazine Luiza realizou um programa de trainee focado em dar oportunidades às pessoas negras.

"As pessoas negras representam mais da metade da população e, ainda assim, são excluídas do mercado de trabalho e dos melhores postos, em um processo histórico que passa também pela formação escolar deficitária, já que o ensino de qualidade custa caro e não é acessível a todos", argumenta Pestana.

O evento deste ano será online, assim como ocorreu em 2020. No ano passado, o Fórum Brasil Diverso teve mais de 220 mil acessos nas plataformas digitais.

O Fórum Brasil Diverso conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral. Segundo a diretora de Relações Corporativas, Marina Spínola, a parceria integra os esforços da instituição para a promoção da diversidade e inclusão no universo corporativo.

“As pessoas negras são maioria no nosso país e, ainda assim, ocupam poucos lugares no ambiente corporativo, resultado de um processo histórico de exclusão e degradação social. Não é possível mais conviver com essa situação e precisamos unir esforços para acelerar o processo de equidade racial nas organizações, eliminar barreiras e promover real igualdade de oportunidades. E o Fórum Brasil Diverso é um espaço privilegiado para ampliar a consciência de tomadores de decisões e disseminar boas práticas que podem transformar essa realidade”, analisa Marina.

Sobre Mauricio Pestana

Mauricio Pestana é especialista em inclusão e diversidade, ex-secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo. Coordena o Fórum Brasil Diverso, evento anual que discute a equidade de raça e de gênero nas empresas. É consultor na área de diversidade para organismos públicos e empresas, já atuou no Conselho Deliberativo do Baobá (Fundo para Equidade Racial) e integrou o Conselho Administrativo do Museu Afro Brasil. Como escritor, publicou em 2020 o livro "A Empresa Antirracista". É comentarista da CNN Brasil e CEO da Revista Raça.

Serviço
Fórum Brasil Diverso 2021
dias 17 e 18/11
das 15h às 18h
Online, com tradução simultânea (inglês/português) e libras
Inscrições gratuitas em: https://forumbrasildiverso.org/
Mídia Kit: https://bit.ly/MediaKit-BrasilDiverso2021

Programação completa e participantes:

17 de Novembro das 15h às 18h

Entrevista especial de abertura

Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza
Maurício Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso

Revolucionando no mundo corporativo

Liel Miranda, CEO da Mondelez Brasil
Marina Peixoto, Diretora Executiva do Mover.org
Noël Prioux, Diretor Executivo do Grupo Carrefour na América Latina

Diversidade e inclusão durante e pós-pandemia

Edvaldo Vieira, CEO da Amil United-Health Group Brasil
Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado
Maurício Rodrigues, Presidente da Divisão de Crop Science LatAm da Bayer

Desafios da política de inclusão pós-pandemia

Eder Ramos, Presidente Global da Divisão de Fragrâncias do Grupo Symrise
Nubia Elias, Coordenadora de Diversidade & inclusão da Vivo
Theo Van der Loo, CEO da NatuScience S.A.

18 de Novembro das 15h às 18h

Estudos e impactos da pandemia em pessoas negras

Alexis Mootoo, Professora e Vice-Presidente Assistente para Gestão de Recursos e Desenvolvimento Comunitário da Universidade do Sul da Flórida (USF)
José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
Paulo Batista, CEO do Alicerce Educação

Acordos coletivos e inclusão social no mundo do trabalho

Douglas Izo, Presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP)
Ricardo Patah, Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Thaís Dumêt Faria, Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Investimento público e privado na inclusão social

Giovanni Harvey, Presidente do Fundo Baobá
Judith Morrison, Conselheira Sênior da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Luana Ozemela, Fundadora e CEO da DIMA Consult

Entrevista especial de encerramento

Jair Ribeiro da Silva Neto, Pacto de Promoção da Igualdade Racial
Maurício Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar