Brasil,

Direto de Glasgow, especialista analisa a primeira semana da Conferência do Clima da ONU

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Leopoldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

A primeira semana da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) chega ao fim com alguns importantes compromissos assumidos. Metas mais ambiciosas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, zerar o desmatamento ilegal e acelerar a transição do carvão para energias mais limpas foram alguns dos acordos bilaterais já firmados.

Em áudio gravado direto de Glasgow, na Escócia, o gerente de economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, André Ferretti, que participa de sua 16ª COP, comenta os destaques dos primeiros dias da conferência e traz expectativas para a segunda e decisiva semana do evento. BAIXE O ÁUDIO AQUI

Nesta sexta-feira, 5, dentre os diversos eventos técnicos e científicos realizados na COP26, destaque para o painel “Ação multinível para a biodiversidade e o clima: desafio planetário e lições da América Latina”. Na ocasião, Ferretti apresentou o movimento Viva Água, que busca aumentar a resiliência às mudanças climáticas e promover a segurança hídrica na bacia hidrográfica do rio Miringuava, que beneficia cerca de 600 mil pessoas na região metropolitana de Curitiba.

FONTES PARA ENTREVISTAS

André Ferretti, que também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), está à disposição para conceder entrevistas sobre a COP26. Temos outros especialistas à disposição, caso seja necessário abordar temas relacionados às mudanças climáticas.


ARIEL SCHEFFER (presente na conferência em Glasgow) – membro da RECN, vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional e presidente do Conselho da Associação MarBrasil.
CARLOS NOBRE - membro da RECN, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
PHILIP MARTIN FEARNSIDE, membro da RECN, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), membro da Academia Brasileira de Ciências e segundo cientista do mundo em citações sobre aquecimento global (Thomson-ISI).
CARLOS EDUARDO YOUNG - membro da RECN, coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GEMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
BRAULIO DIAS - membro da RECN, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, ex-secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
MARCEL FUKAYAMA - membro da RECN, cofundador do Sistema B Brasil e diretor executivo do Sistema B Internacional.

Sugestões de temas que podem ser abordados com os especialistas:

Metas para Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Transição para uma Economia de Baixo Carbono
Mercado Internacional de Carbono
Linhas de Financiamento para Apoio aos Países em Desenvolvimento
Compromissos do Brasil para a Redução de Emissões
Retomada Verde pós-Pandemia
Metas para a Redução do Desmatamento na Amazônia
Redução das Emissões de Metano
Agricultura de Baixo Carbono
Soluções Baseadas na Natureza (SBN)
Investimento Social Privado destinado à Causa Ambiental
Biodiversidade e os biomas brasileiros (status de conservação)
Adaptação das cidades para minimizar efeitos de eventos climáticos extremos
Impacto das mudanças climáticas na dinâmica do oceano e na biodiversidade marinha

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar