Série Concertos Cripta Volta À Catedral Da Sé Após 17 Meses De Paralisação No Próximo Sábado, Dia 06/11 (Sábado), É A Vez Do Núcleo De Desenvolvimento De Carreira Da Emesp (Escola Municipal De Música)
Apresentações gratuitas na Cripta e na Nave da Catedral da Sé acontecerão em sábados de outubro e novembro com público limitado.
· Duo Siqueira Lima, Coletivo Contratempo e outros nomes consagrados e jovens estão entre as atrações.
Seis novas apresentações da Série Concertos Cripta foram confirmadas para os próximos sábados, na Catedral da Sé, às 16 horas. As atrações na Cripta terão 50% do público – com 35 lugares distribuídos gratuitamente uma hora antes dos espetáculos. Com patrocínio do Tecnobank, a série musical é realizada a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os concertos foram paralisados em março de 2020, com a chegada da pandemia do Covid-19. A primeira atração da retomada aconteceu em 23/10 com o madrigal Le Nuove Musiche que apresentou um repertório exclusivamente composto por peças de Bach. “Foi um concerto marcante não apenas pelo talento dos integrantes do conjunto, como também pelo conteúdo das obras, que de alguma – ao tratar do tema redenção na obra de Bach - dialogaram com o momento que estamos vivendo ao poder retomar, com todas as precauções, às atividades de nossas vidas, incluindo a possibilidade de assistir uma apresentação musical pessoalmente”, afirma Camilo Cassoli, diretor responsável pela Série Concertos Cripta.
No último sábado, dia 30/10, foi a vez do quarteto de violões Coletivo Contratempo (formado por Rodrigo Procknov, Joel Barbosa, Felipe Ramos e Piero Quirino) que se apresentaram na Cripta. O grupo levou ao público, clássicos do instrumento, com obras de mestres como João Pernambuco. Destaque para a peça “Viola Quebrada”, de autoria de Mário de Andrade.
Sobre a diversidade de estilos e grupos, Camilo Cassoli destaca: “No recorte para esses 6 novos concertos, buscamos manter uma variedade de estilos, gêneros e idades dos intérpretes. Como fizemos nas nossas 30 primeiras apresentações, nas quais tivemos (por exemplo) um jovem musicista de 12 anos (Gabriel Ribeiro) tocando semanas antes dos consagrados pianistas Clara Sverner (83 anos) e Laércio de Freitas (80 anos)”.
Em 6/11 se apresentarão grupos oriundos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP (Escola Municipal de Música). Composto por duas sopranos (Line Souza e Joyce Bastos) e um cravista (Bruno Tadeu), o Trio Allium executará obras Monteverdi, Purcell, Handel e outros do período Barroco. Na sequência, o Trio Lazúli, formado por Giulia Moura (soprano), Luiza Girnos (mezzo-soprano) e Emily Alberto (pianista) apresentará peças de Offenbach, Massenet, Brahms e outros.
O Quarteto Ziggy se apresentará no sábado seguinte, dia 13/11. O grupo é composto por Lucas Alvares (viola), Ana Carolina Rebouças (violino), Breno Barone (violoncelo) e Lucas Martins (flauta). Martins atualmente cursa o Mestrado em Performance na Universidade de Artes de Zurique (Suíça), com os professores Philippe Racine e Haika Lübcke, a partir de bolsa do Cultura Artística. No repertório, obras de Debussy, Mozart e Dvořák.
Em 20/11 será a vez da São Paulo Schola Cantorum se apresentar na Série, que será encerrada em 27/11 com apresentação do Duo Siqueira Lima. Ganhador do Prêmio Profissionais da Música 2015 no Brasil e do International Press Award 2014 nos Estados Unidos, o duo de violões é um dos grupos de música de câmara de maior prestígio da atualidade. Formado por Cecilia Siqueira e Fernando de Lima, seu trabalho apresenta músicas do repertório clássico ao popular da América Latina. Reconhecidos mundialmente pelo virtuosismo técnico, carisma, perfeito entrosamento, já tocou em algumas das principais salas de concerto do mundo como como Concertgebouw (Amsterdam) e o Lincoln Center (Nova York).
Série Concertos Cripta – Inicialmente concebido como parte das comemorações dos 100 anos da Cripta da Catedral da Sé, os Concertos Cripta já apresentou 30 apresentações. Espaços da Catedral que nunca tinham sido abertos ao grande público receberam as atrações, todas com acesso gratuito e transmissão ao vivo por canais do projeto na internet (www.concertoscripta.com.br).
Já se apresentaram no Concerto Cripta grandes nomes e jovens talentos da música instrumental e do canto coral brasileiros como: Laércio de Freitas, Clara Sverner, Alessandro Penezzi, Caixa Cubo Trio, Pastoras do Rosário, Chico Brown, Maiara Moraes & Salomão Soares, Quarteto Mundana Refugi, Coro Sinfônico de Goiânia e outros.
Imagens dos musicistas que se apresentarão entre outubro e novembro de 2021: https://drive.google.com/drive/folders/1U-z86xPTDYUTS7NwPm7CIlZs8XlQpooE?usp=sharing
Imagens de outras edições dos concertos (entre 2019 e março de 2020): https://drive.google.com/drive/folders/1Izyg6C4O1_mi_5CysnPQ4iBJSeZQSRCc?usp=sharing
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário