Brasil,

Última semana para conferir a CASACOR Minas Gerais!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Gomides
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

26ª CASACOR Minas entra na última semana de atividades confirmando o sucesso esperado pela organização. Aberta ao público seguindo um rigoroso protocolo de segurança, a mostra oferece um circuito que reúne arquitetura, design, paisagismo, arte, gastronomia, moda e entretenimento

Aberta ao público desde 14 setembro, a CASACOR Minas se consolida mais uma vez como a maior mostra do estado, atraindo milhares de visitantes a cada edição. A seleção de profissionais deste ano inclui um vasto time formado por veteranos, além de jovens talentos da arquitetura, do design e do paisagismo. São ao todo 71 profissionais, que assinam a produção de 47 ambientes inspirados no tema “A Casa Original”. Um dos destaques deste ano é a grande adesão de profissionais do interior do estado, representando cidades como Bom Despacho, Carangola, Divinópolis, Itaúna, Governador Valadares, Mariana, Morada Nova, Muriaé e Pará de Minas

Como a maior parte dos ambientes fica nas áreas externas do palácio, houve um investimento significativo tanto na arquitetura como no paisagismo, permitindo a apresentação de técnicas construtivas inovadoras como o sistema apresentado pelo grupo Lafaete e pela Smart Home, que permite construções modulares sustentáveis ou a Cabana da Liga Arquitetura, criada em parceria com a Soluções Usiminas, que fica pronta em apenas 20 dias. Outras construções que surpreendem pelas soluções arquitetônicas apresentadas são a Casa Acqua, de Cristina Menezes, inspirada nas casas romanas da antiguidade e o Bangalô Bateia, do Studio 126 Arquitetura, que ousou no uso de materiais como a pedra sabão, criando uma banheira que emerge do chão.

Outra novidade desta edição é que a CASACOR Minas lançou, com patrocínio da Codemge e parceria da equipe da Novus 3D, um passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras mostrando como ele era na época de sua inauguração, em 1955. A visita foi desenvolvida a partir de um extenso levantamento histórico, resgatando imagens e dados do projeto original e pode ser conferida no site: https://novus3d.com.br/CASACOR/

Essa edição também dá muita ênfase ao paisagismo, uma vez que a maior parte dos ambientes está nas áreas abertas do Palácio das Mangabeiras. Nãna Guimarães retornou à mostra para continuar o processo de restauro dos jardins assinados por Burle Marx, e Droysen Tomich assumiu junto com a equipe da Duo Arquitetos, o desafio de restaurar a fonte original do Palácio, também de Burle Marx enquanto a equipe do Horto dos Buritis ousou ao construir o Horto Laguna, uma piscina natural que virou objeto de desejo dos visitantes.

A arte, que já é uma presença constante nos ambientes da mostra, ganhou ainda mais destaque este ano. Além do espaço Casa com Arte, de Patrícia Hermanny, em homenagem ao artista Israel Kislansky, considerado um dos maiores escultores brasileiros, esta edição conta com a participação de importantes galerias como Murilo Castro e Orlando Lemos, além de ocupações temporárias na Mini-Galeria CASACOR, que vem recebendo uma série de exposições itinerantes. Já passaram por lá a exposição “Diana Noite - A Deusa da Independência Feminina”, apresentada pela Brizola Arte; “Mundos”, organizada pela Murilo Castro Galeria, reunindo trabalhos da artista Juliana Gontijo; Coletivo Libertas com uma exposição reunindo diversos artistas independentes e INHOTIM com a exposição “Múltiplos”. Durante esta última semana, o público poderá conferir a exposição "Giramundo 50 anos", organizada pela Galeria da Cemig. A mostra reúne bonecos de 9 espetáculos do grupo e, é uma prévia de uma grande exposição do grupo que está sendo organizada para 2022. Soma-se a tudo isso as intervenções criativas como Siré (Xirê), de Gustavo Greco, Simbionte, de Leca Novo e Design para Todos os Sentidos, de José Lourenço, além da Galeria Abreu, assinada por Patrícia Abreu, um espaço inteiramente dedicado à apreciação da arte.

No segmento de tecnologia, a CASACOR Minas apresenta inúmeras novidades, por meio da participação de empresas como Tecai, Braza Fibra, JLX Telecom, Live Automação, ZK Teco e Templuz, que lançam facilidades que já estão disponíveis no mercado. O ambiente Gourmet dos Sentidos Deca, de Sérgio Viana, é um dos espaços que se destacam pelo uso inteligente da tecnologia e pelas soluções arquitetônicas arrojadas.

A cada ano, a sustentabilidade ganha ainda mais destaque na mostra. Nesta edição, além da geração de toda a energia consumida no evento, por meio de placas fotovoltaicas fornecidas pela Optpower, diversos projetos exploram o tema. Um deles é o Espaço COM(VIVER), do Studio Arquitetônico, que teve suas paredes construídas a partir de descartes de obras(inclusive da própria CASACOR). As tonalidades foram obtidas a partir da mistura de terras, criando um efeito visual único e surpreendente. A integração com o meio ambiente permitiu a criação de espaços que tiram muito proveito da luz natural, economizando energia elétrica.

Já no segmento de mobiliário, destaque para os lançamentos do setor promovidos por praticamente todas as empresas que participam desta edição, com destaque para Casa Lyz, Deck Home, Hogar, Líder Interiores, Marelli, Micheliny Martins, Prima Linea, Softplace Mobiliário Corporativo, Studio 31 Mobiliário, Studio Linda Martins e Voktum. Projetos como o Living Prima Linea, de Ângelo Coelho, Ângelo Coelho Filho e Cristina Morethson, Sala JK, de Juliana Vasconcellos, Suíte das Pedras, de João Daniel, Quarto dos Filhos, da Situar Projetos e Casa Voktum, de Barbara Nobre ilustram bem estes espaços voltados para a promoção de peças de mobiliário assinado. Desta forma, além de levar inspiração para as pessoas, a mostra possibilita a geração de negócios e o desenvolvimento do setor moveleiro no estado. Por este motivo, a Somattos, que comemora 45 anos de fundação, escolheu comemorar o feito tornando-se a construtora oficial da mostra. Outro ponto de destaque desta edição é a parceria com o Sebrae, que possibilita a participação de empresas integrantes do Polo Moveleiro, além de pequenos produtores do programa Origem Minas, destinado a alavancar os setores de gastronomia, artesanato e arte popular.

Os espaços corporativos estão bem representados com os projetos como o Gabinete, de Lena Pinheiro, Escritório da Diretora Criativa, da Luoda Arquitetura, Home Office, da Ø Arquitetos, Sala de Imprensa, de Patrícia Abreu, além de diversos outros que fizeram questão de ressaltar cantinhos de trabalho ou estudo tão necessários para os tempos atuais.

E para as pessoas que estão em busca de itens para a casa, a mostra conta com a Espaço Elisa Atheniense, assinado por Alexandre Rousset, que oferece uma extensa linha de produtos assinados pela designer, produzidos em materiais como couro e fibras naturais. Outra opção é pop-up store CASA ORIGINAL, que tem projeto de Roger Lages. Desenvolvida pela Conceito Digital, a loja apresenta uma série de peças exclusivas assinadas por designers convidados, a maioria delas utilizando o mogno africano, uma madeira muito resistente, de manejo sustentável, e que permite várias opções de acabamentos. Esta edição também conta com a participação da Loja Mels Brushes, que tem projeto assinado por Andrea Pinto Coelho. A marca catarinense de aromas e essências participa pela 4ª vez e já conquistou clientes assíduos em Minas.

Gastronomia

A gastronomia que sempre foi um dos pontos de destaque da CASACOR Minas, continua refletindo de forma muito fiel a relação que os mineiros possuem com a cozinha. Quem assumiu a curadoria e concepção gastronômica desta edição é o premiado chef italiano Massimo Bataglini, que juntamente com Henrique Benerick, da Benericks, apresentam o restaurante “Outland Al Mare”, com projeto arquitetônico assinado pela equipe do escritório Casa Tereze. Com menu exclusivo para a CASACOR Minas, o conceito foi inspirado no mar Adriático. Entre as apostas do chef estão o Rosbife de atum com mel de figo e amêndoas, melão, melancia e pepino e a Bruschetta com carpaccio de bacalhau crudo.

A inspiração para o Bar Benericks, no entorno da piscina, com projeto de Daniel Tavares e Cynthia Vianna, veio dos bares venezianos, e por este motivo, o Negroni é a bebida principal e o vermelho predomina em todo o mobiliário. O cardápio conta com uma carta de drinks surpreendentes e antepastos que fazem parte dos aperitivos italianos.

O café Panini e Jardim do Restauro, da Duo Arquitetos em parceria com o paisagista Droysen Tomich, oferece um cardápio dedicado à criações que utilizam o pão como base principal.

O Armazém Origem Minas, com projeto de Cynthia Silvia e Ibiá Design, é o ponto para abastecer a despensa com produtos mineiros. São geleias, queijos, biscoitos, cafés, doces, compotas e uma infinidade de criações assinadas por produtores mineiros, selecionados a partir do programa Origem Minas, do Sebrae/MG.

A CASACOR Minas segue até 31 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. Os ingressos podem ser adquiridos no site da mostra ou na bilheteria do local, que tem projeto assinado por Andrea Pinto Coelho.

Serviço
Última semana para conferir a CASACOR Minas Gerais
Onde: Palácio das Mangabeiras -Praça Ephigênio de Salles, 01, Mangabeiras, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento:
Terça a Sexta - 14h às 22h
Sábado - 12h às 22h
Domingo - 11h às 20h
Ingressos pelo site: https://casacormg.byinti.com/#/
Informações: https://casacor.abril.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar