Brasil,

Com inscrições abertas, Festival Varilux de Cinema Francês promove 4°Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katia Carneiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

COORDENADA POR FRANÇOIS SAUVAGNARGUES, A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA NO HOTEL FAIRMONT COPACABANA, NO RIO, DE 22 A 26 DE NOVEMBRO. AS INSCRIÇÕES SEGUEM ATÉ DIA 8 DE NOVEMBRO

Com datas confirmadas, entre 25 de novembro e 8 de dezembro, o Festival Varilux de Cinema Francês traz a nova safra da cinematografia francesa par a os cinemas brasileiros e realiza, pelo quarto ano, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV. A coordenação é de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França) e tem a participação de dos roteiristas Claire Barré, Corinne Klomp e Didier Lacoste, do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA).

Realizado no Hotel Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, entre 22 e 26 de novembro, o Laboratório de Roteiros é fruto da parceria entre o Festival Varilux e o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de novembro no site do festival (www.variluxcinefrances.com), onde está o regulamento e outras informações.

O laboratório vai explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática aplicando-os no desenvolvimento de projetos de roteiros de ficção de longa-metragem para cinema e séries para televisão. O objetivo é acompanhar a escrita, explorar abordagens que facilitem a construção da história, orientar os autores ajudando-os a encontrarem suas particularidades e a construir uma narração que faça sentido. Serão cinco dias e participação de um pequeno grupo para que a interação com os professores roteiristas seja completa, uma vez que fazem um trabalho personalizado.

François Sauvagnargues

Iniciou sua carreira na Sociedade Francesa de Produção (SFP) no departamento de documentários, passando também pelo setor de Relações Internacionais e atuou como gerente de vendas na França Mídia Internacional. Posteriormente se tornou administrador de coproduções e aquisições no Canal ARTE França, antes de ser nomeado Diretor do Departamento de Ficção para TV do canal entre 2003 e 2011. Foi diretor artístico do Festival Internacional de Programação Audiovisual (FIPA) até 2018.

Claire Barré

Claire Barré é roteirista e romancista. Depois de se formar como atriz, voltou-se para a escrita e estudou dois anos como roteirista na C.E.E.A. Ao terminar o programa, escreveu para várias séries de televisão (TF1, France 2 e Arte). Seu roteiro "Uma Mulher Ideal" recebeu o prêmio Sopadin de Melhor Roteirista e abriu o mundo do cinema para ela. Ela publicou cinco livros: "This is my sex" (Hugo Roman, 2014), "Baudelaire, the devil and me" (Robert Laffont, 2015), "Phrères" (Robert Laffont, 2016), "Pourquoi je j'ai nenhum filme sobre Sitting Bull "(Robert Laffont, 2017) e" Chant d'amours "(Sable polaire, 2019).

Corinne Klomp

Jornalista econômica antes de largar tudo para criar histórias, Corinne Klomp foi aluna da FEMIS e do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, e hoje é roteirista de cinema, TV e autora teatral. Possui um currículo extenso, composto por mais de 12 obras cinematográficas diversas, além de diversas peças teatrais e experiências cênicas.

Premiada pela Fondation J.M. Bajen em 2012 como autora revelação pela obra teatral "Une saine inquietude", e no Festival do Filme Europeu de Bruxelas (2006) com o prêmio de melhor roteiro de longa-metragem para "Gueule d’emploi". Atualmente, Corinne Klomp é membro do Conselho de Administração da Sociedade Francesa de Autores e Compositores de Drama (SACD) e, desde 2017, é vice-presidente do mesmo.

Didier Lacoste

De 1994 até 2011, Didier Lacoste escreveu várias séries semanais e premiados filmes para TV tais como "A Woman to Kill" (Arte), "Kanaks"(France 2), “Qui sème le vent” (Arte), "Shanghai Blues" (Arte), e “Les yeux ouverts” (France 2). Em 2015, tornou-se showrunner da segunda temporada da série política "Spin" (France 2), produzida por Macondo Productions e Tetramedia. Em 2017, tornou-se showrunner da segunda temporada da série de aventura dramática "Guyane" (Canal +), produzida por Edmol/Shine. Atualmente, Didier trabalha numa série original para TV Amazons, desenvolvida pelo Studio canal.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 11 anos, promoveu cerca de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,1 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza ainda o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar