Brasil,

Premiada Animação “Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente” Fará Sua Estreia Nacionaln 45ª. Mostra de São Paulo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sinny Assessoria
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Filme será exibido de forma gratuita no vão livre do MASP dia 29 de outubro

Diretor do filme, Cesar Cabral, participará de oficina de animação stopmotion online e gratuita durante o festival

Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos nacionais, Bob Cuspe chega aos cinemas com o filme BOB CUSPE, NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE, que ganhou o principal prêmio da Mostra Contrechamp, em Annecy, que é o maior festival de animação do mundo. O filme terá sua primeira sessão na 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no próximo sábado (23), no CCJ Ruth Cardoso, às 19h. Depois disso terá outras sessões, no Petra Belas Artes (25/10, às 13h30), no Espaço Itaú Augusta (27/10, às 16h), e no Vão Livre do MASP (29/10, às 19h30, sessão gratuita).

Além das exibições, o diretor do filme, Cesar Cabral, ao lado de outros profissionais da equipe do longa, ministrará a oficina “Bob Cuspe - processos de produção de um longa animado”, cujas inscrições serão abertas amanhã, 20/10, no site da Mostra, www.mostra.org. Estas acontecerão online entre os dias 25 e 28 de outubro, das 19h30 às 21h. Mais informações sobre a oficina no final do release.

As oficinas têm por objetivo apresentar o universo da animação stopmotion e suas características particulares na produção audiovisual, e os ministrantes abordarão diversas etapas da realização de um stomotion. Cabral, por exemplo, falará sobre a direção e sobre bonecos para stopmotion, e Leandro Maciel, do roteiro; Alziro Barbosa, de fotografia; e Andre Abujamra e Márcio Nigro, sobre música.

O longa, por sua vez, traz uma mistura gêneros, como documentário, comédia e road movie, e conta a história do protagonista, um velho punk, tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico, que na verdade, é um purgatório na mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa. O filme conta com a dublagem de Milhem Cortaz, Paulo Miklos, André Abujamra, Grace Gianoukas e Laerte.

Evidenciando o humor e a estética típica da obra de Angeli, o longa alterna momentos de animação com depoimentos do próprio cartunista, combinando assim uma história de ficção de Bob Cuspe com o documental sobre o processo de criação do cartunista, que revisita o seu passado.

BOB CUSPE, NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE será lançado no Brasil pela Vitrine Filmes, com estreia nacional no dia 11 de novembro.

Sinopse

BOB CUSPE - NÃO GOSTAMOS DE GENTE é uma animação stop-motion que mistura documentário, comédia e road-movie. Conta a história de Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico que é na verdade um purgatório dentro da mente de seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise criativa.

Oficina “Bob Cuspe - processos de produção de um longa animado”

Dia 01 (25/10)

1. Direção em animação stop motion (Cesar Cabral) - 30'

Características particulares na realização de uma animação stopmotion, processos criativos na transposição dos quadrinhos do cartunista Angeli para o cinema. Abordagem de roteiro, storyboard e animatic.

2. Roteiro (Leandro Maciel) - 30'

A roteirização desenvolvida através de material documentado e adaptação do universo do Angeli.

3. Montagem (Eva Randolph) - 30'

O documentário animado.

4. Bate-papo com o público com Cesar Cabral, Leandro Maciel, Eva Randolph e Ivan Melo - 60'

Dia 02 (26/10)

Abordagem da direção de arte e fotografia na produção stopmotion.

Apresentação

1. Direção de arte (Daniel Bruson) - 45’

Transposição do desenho bidimensional para personagens volumétricos e maquetes.

2. Fotografia (Alziro Barbosa) - 45’

Processo e conceitos fotográficos em cenários miniaturizados.

3. Bate-papo com o público com Daniel Bruson, Alziro Barbosa, Cesar Cabral e Ivan Melo - 60'

Dia 03 (27/10)

1. Bonecos para Stop motion (Cesar Cabral) - 45'

Abordagem das etapas técnicas na confecção de um boneco e o uso de impressora 3D.

2. Animação (Thomas Larson) - 45’

Animação naturalista, processos de rotoscopia em stopmotion e animação por substituição.

3. Bate-papo com o público com Cesar Cabral, Thomas Larson e Ivan Melo - 60'

Dia 04 (28/10)

1. Desenho de som (Daniel Turini) - 40’

Ambientação, efeitos e realidades em um documentário animado.

2. Música Original (André Abujamra & Márcio Nigro) - 50'

A música como narrativa e ritmo.

3. Bate-papo de Produção com Stephanie Saito, Anália Tahara, Ivan Melo e Cesar Cabral - 60'

Ficha Técnica do filme

Direção: CESAR CABRAL

ROTEIRO: LEANDRO MACIEL E CESAR CABRAL

PRODUÇÃO EXECUTIVA: CESAR CABRAL, IVAN MELO

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: ALZIRO BARBOSA

DIRETOR DE ANIMAÇÃO: THOMATE

DIRETOR DE ARTE: DANIEL BRUSON

BONECOS: OLYNTHO TAHARA

MONTAGEM: EVA RANDOLPH

EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM: CONFRARIA DE SONS & CHARUTOS

TRILHA SONORA: ANDRÉ ABUJAMRA E MÁRCIO NIGRO

IMAGEM E EFEITOS: QUANTA POST

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: ANÁLIA TAHARA

COORDENADORA DE PRODUÇÃO: STEPHANIE SAITO

PRODUCAO: COALA FILMES

COPRODUÇÃO: CANAL BRASIL

PRODUTORAS ASSOCIADAS: CUP FILMES, QUANTA POST

PATROCINIO: PETROBRAS, SABESP, BNDES, BRDE, FSA, ANCINE, PROAC, SPCINE.

Sobre o diretor

Cesar Cabrasil é formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2002, onde se especializou em animação. Realizou em 2008 o curta-metragem em animação stop motion “Dossiê Rê Bordosa”, que conquistou mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2010 dirigiu “Tempestade”, curta-metragem que participou de importantes festivais, como Annecy, Hiroshima, Havana e do Sundance Film Festival. Foi produtor executivo do longa-metragem “Assim é, se lhe parece”, dirigido por Carla Gallo. Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, e em 2016 foi homenageado pelo Anima Mundi por sua trajetória na animação brasileira.

Cesar é diretor geral da série de animação “Angeli The Killer”, cuja primeira temporada foi exibida em 2017 pelo Cana Brasil e a segunda está em finalização. “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (90’) é o seu primeiro longa-metragem e tem previsão de lançamento para 2021. Atualmente está em pré-produção de seu longa animado, “Um Pinguim Tupiniquim”, adaptação da obra de Índigo Ayer.

Sobre a Coala Filmes

Fundada em 2000, a Coala Filmes é um estúdio de animação brasileiro com sede em São Paulo, especializado em stop-motion e na mistura de arte e conteúdo original. Dois de seus curtas-metragens, Tempestade e Dossiê Rê Bordosa, ganharam mais de 100 prêmios em festivais de cinema em todo o mundo. Em 2017, a primeira série de TV da empresa, Angeli The Killer, foi exibida no Canal Brasil. A série esteve na Seleção Oficial de Annecy 2018, e agora uma segunda temporada está atualmente em pós-produção. A empresa está atualmente trabalhando na pré-produção de dois novos projetos Gildo, uma série de TV 2D infantil, e do longa Um Pinguim Tupiniquim, um filme para crianças que mistura stop motion e live action.

Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão 'O Som ao Redor', 'Aquarius' e 'Bacurau' de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', de Daniel Ribeiro, e 'O Filme da Minha Vida', de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal e 'O Processo', de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: 'DRUK - Mais uma rodada', de Thomas Vinterberg.

Em 2021, a Vitrine Filmes apresenta mais novidades, começando a atuar diretamente na produção audiovisual e também na capacitação de profissionais, com o programa de formação Vitrine Lab. Entre as estreias deste ano estão a Sessão Vitrine edição especial de 10 anos com lançamento coletivo de quatro longas, entre eles "A Torre", de Sérgio Borges, "Entre Nós, um Segredo", de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, "Chão", de Camila Freitas e "Desvio", de Arthur Lins; o novo documentário sobre o impeachment da Dilma, "Alvorada", de Anna Muylaert e Lô Politi; “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt; “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy e muitos outros títulos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar