Livros da EdUFSCar são finalistas do Prêmio da ABEU

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabricio Mazocco
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Vencedores serão anunciados no dia 23 de novembro

Dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) estão entre os finalistas do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Na categoria Ciências Naturais e Matemática, concorre o livro "Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações", organizado por Arlene Gonçalves Corrêa e Jean Marcel Ribeiro Gallo, docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Tendo em vista o crescimento da utilização da biomassa como fonte renovável para a produção de energia elétrica e de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás etc.) e o seu emprego como uma fonte de material de partida na produção de diversas substâncias orgânicas que servirão como insumos nos mais variados processos industriais, a obra, que foi lançada em 2020, aborda os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até sua valorização e utilização em biorrefinarias. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são discutidos em detalhes, com exemplos recentes da literatura.

Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, está entre os finalistas "O trabalho em crise: flexibilidade e precariedades", organizado pelos docentes Marcia de Paula Leite, da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Magda Barros Biavaschi, também do IFCH e do Instituto de Economia da Unicamp; Carlos Salas, do Departamento de Economia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), México; e Jacob Carlos Lima, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. Lançada em 2020, a coletânea foi organizada a partir de um seminário internacional, realizado no final de 2017, na Unicamp, no âmbito do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) intitulado "Contradições do trabalho no Brasil atual: formalização, terceirização, precariedade e regulação". A publicação discute temas relacionados às reformas trabalhistas em curso na América Latina, às tendências do sindicalismo, às novas experiências do trabalho, em termos de gestão e precarização do trabalho, e às perspectivas para o futuro do trabalho na América Latina e nos países ocidentais de maneira geral.

O anúncio dos vencedores será no dia 23 de novembro, às 19 horas, pelo canal do YouTube da ABEU (https://bit.ly/3aO9XLX). Mais informações podem ser conferidas no site do Prêmio da ABEU

Os dois livros podem ser adquiridos no site da EdUFSCar