Brasil,

10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos debate estrutura para eletromobilidade no País

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Eletromobilidade – o Brasil está preparado? é o tema do 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será apresentado em formato 100% digital nos dias 19 e 20 de outubro.

“As metas de redução das emissões de CO2 estão na pauta dos governos, da indústria e da academia de forma cada vez mais relevante, e o 10º Simpósio VEH é o fórum ideal para compreendermos como a eletrificação pode contribuir para essas metas” diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Dirigido por Samantha Uehara, especialista em Tecnologia de Produto da MAHLE, o simpósio trará o panorama da mobilidade elétrica brasileira nos diversos modais de transporte, com palestras e debates sobre infraestrutura, capacitação de mão de obra especializada, desafios para soluções globais e papel das empresas de energia.

Também vai discutir marcos regulatórios e incentivos para o desenvolvimento da eletromobilidade no País, além da gestão do ciclo de vida dos componentes aplicados aos novos sistemas elétricos e do e-Motorsport como estímulo ao desenvolvimento e práticas de novas tecnologias.

“O objetivo é provocar a análise e reflexão sobre como preparar o Brasil para a eletromobilidade no transporte em terra, mar e ar”, aponta Samantha. Na visão da engenheira a transformação da mobilidade em escala global envolve novas práticas econômicas e critérios rígidos de responsabilidade ambiental, social e de governança, que impulsionam o surgimento de novas soluções tecnológicas com elevado conteúdo mecatrônico. Ela acredita que o Brasil deve discutir como fazer a transição do powertrain clássico, com motor de combustão interna, para o eletrificado, passando pela hibridização e a utilização de biocombustíveis.

Em dois dias o 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos apresentará quatro painéis com palestras proferidas por especialistas, além de quatro equipes atuantes nas competições dos programas estudantis da SAE BRASIL em categorias elétricas - Fórmula SAE e H2 Challenge Ballard SAE, que contarão um pouco da experiência extra curricular adquirida com a prática do desenvolvimento dos projetos dos carros.

No dia 19 o primeiro painel intitulado A tríplice hélice está girando para eletrificação? serão abordados temas da eletrificação na linha V do ROTA 2030, o cenário automotivo brasileiro na nova mobilidade e a contribuição da universidade para a eletrificação. O segundo painel Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar enfocará os avanços da eletrificação nos diversos tipos de transporte.

O dia 20 começa com o painel E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade, que destacará a eletrificação de veículos comerciais e novos dispositivos para a mobilidade elétrica. O painel Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias encerra a programação abordando a temática das baterias.

10º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos
Realização Seção Regional São Paulo
19 e 20 de outubro, das 14 às 17h50
Patrocínio AVL, Borgh Warner, Bosch, Chevrolet, Dassault Systemes, Eaton, Eldorado, Gerdau, Keysight Technologies, Moura, Randon Implementos, Schaben, Siemens, Suspensys, TE Connectivity e Tox Pressotechnik
Inscrições https://saebrasil.org.br/eventos/10o-simposio-sae-brasil-de-veiculos-eletricos-e-hibridos-secao-sao-paulo/

PROGRAMAÇÂO

19 de Outubro

14h ABERTURA por Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL e Samantha Uehara, chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos

14h10 – Contextualização PAINEL 1: A tríplice hélice está girando para eletrificação? por Ricardo Takahira, co-chairperson do simpósio, Research & Technology Owner, Pos Graduation professor Facens and Instituto Mauá de Tecnologia, Training & Capacitation.

Palestras:

14h20 Um balanço da eletrificação na linha V do ROTA 2030, com Janayna Bhering Cardoso, executiva de Negócios e Parcerias da FUNDEP;

14h40 Cenário automotivo brasileiro rumo à nova mobilidade, com Luiz Carlos Moraes, presidente Anfavea;

15h00 Como a universidade pode ajudar no processo da eletromobilidade, com Jose Carlos de Souza Jr., reitor Instituto Mauá de Tecnologia.

15h20 Q&A. Moderador Ricardo Takahira.

15h50 – 16h00 - Virtual break Pitch Tesla UFMG - Fórmula Elétrica SAE BRASIL, com Maria Luiza Scoralick, capitã da Equipe Tesla da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Pitch H2 Challenge IMT Mauá-Baja H2, com Gustavo Giusti, membro da equipe Baja H2 IMT, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT São Paulo).

16h10 Contextualização PAINEL 2: Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar por Marco Garcia, gerente de Testes da Scania

Palestras:

16h20 Sistemas regenerativos de tração auxiliar elétrica, com Carlos Beraldo, coordenador de Engenharia do Produto na Suspensys Sistemas Automotivos;

16h40 eVTOL - A hora de decolar, com Flávia Ciaccia, vice-presidente de Experiência do Usuário, EVE Air Mobility;

17h00 Commercial Marine Autonomous Vehicles Come True, com Vicente Carrasco, Sales manager of Sensor & Robotics for South America, Kongsberg Maritime.

17h20 Q&A. Moderador: Marco Garcia, gerente de Testes da Scania

17h50 ENCERRAMENTO

20 de Outubro

14h ABERTURA Samantha Uehara, chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

14h10 Contextualização do PAINEL 3: E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade, por Alexandre Uchimura, gerente de Novos Negócios na Bosch.

Palestras:

14h20 Desafios para o Fast Charging CA e CC, com Wilson Morais, EV Charging Infrastructure manager na ABB Brasil;

14h40 Eletrificação para veículos comerciais, com Henrique Uhl, gerente de Estratégia de Produto América do Sul da Eaton;

15h00 Tecnologia e tendências: motores elétricos e inversores de frequência para tração elétrica de veículos comerciais, com Maurício Gama Frutuoso, especialista de Desenvolvimento de Negócios, Siemens;

15h20 Q&A. Moderador: Alexandre Uchimura.

15h50 – 16h00 Virtual break Pitch Unicamp E-Racing FSAE Elétrico, com Nikollas Javier, capitão da equipe Unicamp E-Racing; e Pitch UFABC - H2 Challenge, com Bruno Furquim, capitão da UFABC Challenger Electric Racing Team.

16h10 Contextualização PAINEL 4: Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias, com Raul Fernando Beck , Diretoria de Soluções Tecnológicas e Consultoria do CPqD.

Palestras:

16h20 Economia circular e Logística reversa de baterias de lítio-íon, com David Noronha, Co-Founder & CEO da Energy Source

16h40 Veículos Elétricos: Recarga, normas e tecnologias suplementares, por Vitor Oliveira, engenheiro de Soluções na Keysight Technologies;

17h00 Baterias dos VEs, por Fernando Pontual Castelão, diretor geral da Divisão de Lítio e Transportadoras do Grupo Moura

17h20 Q&A. Moderador: Raul Fernando Beck

17h50 ENCERRAMENTO

Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar