Brasil,

Seminário Internacional Serviço Social no Desporto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Veiga
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

O Sesc São Paulo e parceiros realizam nos dias 20, 21 e 22 de outubro o seminário trazendo a temática do trabalho da/do assistente social na formação desportiva

O Esporte é uma prática que traz benefícios relativos ao lazer, à educação e à saúde, assim como, impulsiona e movimenta milhares de atletas e profissionais no mundo inteiro, que se dedicam em diversas modalidades e trabalham para fazer o seu melhor.

Atualmente em vários países, como Brasil e Portugal, práticas esportivas como o futebol, o basquete, o atletismo e diversos outros ganharam maior relevância na vida social, envolvendo, para além do atleta na sua relação com o esporte em si, diversos profissionais, clubes, e instituições que trabalham e se dedicam para que o esporte seja acessado, praticado e realizado por todos.

Neste contexto, o Sesc São Paulo, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a Universidade Lusófona do Porto (ULP) realizam nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o Seminário Internacional Serviço Social no Desporto - O trabalho da/do assistente social na formação desportiva, que será transmitido pelo canal do Youtube do Sesc Santos, das 10h às 12h (horário no Brasil) e das 14h às 16h (horário em Portugal e Angola).

A atividade parte da proposta de criar um espaço de troca de experiências de profissionais do Serviço Social, tanto do Brasil quanto de Portugal, como também trazer relatos de atletas e ex-atletas que tiveram suas vidas transformadas pelo esporte, possibilitando o intercâmbio de informações e dando visibilidade ao trabalho desenvolvido por esses profissionais.

O Serviço Social é uma categoria profissional que tem sua atuação pautada na defesa dos direitos humanos, com um posicionamento ético-político marcado pela proteção dos direitos sociais.

No esporte, esses profissionais atuam de forma articulada, desenvolvendo trabalho social com famílias e indivíduos, realizando intervenções que possibilitem para os sujeitos a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania, viabilizando a construção de projetos de vida efetivos, levando em conta o acesso à saúde e elaborando ações com vistas à educação de forma integral.

O Seminário é uma oportunidade, nestes tempos de pandemia e de pós-pandemia, para consolidar espaços de colaboração no fortalecimento do esporte ressignificado socialmente como desencadeador do desenvolvimento humano em suas várias dimensões.

Veja a programação completa

10h às 12h (horário no Brasil) e 14h às 16h (horário em Portugal e Angola)

20/10 - quarta-feira

Mesa de Abertura – Com Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Ilda Lopes Rodrigues da Silva, presidente do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS) e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Isabel Maria Pérez da Silva Babo Lança, reitora da Universidade Lusófona do Porto e doutora em sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e Sandra Carla Sarde Mirabelli, membra da Comissão Organizadora do Seminário e assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais (GEPROS) do Sesc SP.

Conferência de Abertura – com Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, professora associada do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Unifesp. Membra da Coordenação do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Ética, Direitos Humanos e Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e do coletivo MaternaCiência da Unifesp.

21/10 - quinta-feira

Mesa 1 - O Desporto como mecanismo de inclusão social

Com Nelson Araújo, Doutor pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, Licenciado em Serviço Social, integrando o departamento pedagógico do Futebol Clube do Porto desde 2006; Magda Andrade, assistente social e Pós-Graduada em Trabalho Social com Famílias, atuou dez anos na Sociedade Esportiva Palmeiras e, atualmente, é assistente social no Clube Esportivo Red Bull Bragantino; e Johnson Macaba – Ex-jogador da Seleção Angolana de Futebol, atuou em clubes brasileiros, como Esporte Clube São Bernardo, Londrina Esporte Clube e Goiás Esporte Clube, dentre outros, por mais de 10 anos. Mediação de Maria Emília Freitas Ferreira, Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela PUC-SP e diretora do Serviço Social na Universidade Lusófona do Porto. Coordena a equipa “Serviço Social em rede: inserção universitária e produção de conhecimento” como parte do projeto de Pós-doc em formalização na PUC-SP e é membra do Conselho Fiscal e Rede Iberoamericana de Serviço Social.

22/10 - sexta-feira

Mesa 2 - Direitos Humanos na formação esportiva

Com Bárbara Santos Parra, Graduada em Serviço Social pela FMU e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS, atua como assistente social no Departamento Socioeducacional das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras; Mário Lúcio Duarte Costa (Aranha), Ex-jogador de futebol, teve destaque pela Associação Atlética Ponte Preta, em Campinas, jogando depois pelo Clube Atlético Mineiro, Santos Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo estes os principais clubes da sua carreira; e Vanda Sofia Braz Ramalho, Doutora em Serviço Social e assistente social, associada fundadora e presidente executiva da Associação Nacional de Futebol de Rua. Mediação de Silvana Gomes da Silva Trevisan, assistente social formada pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul, implantou o Serviço Social no Sport Club Corinthians Paulista no Departamento de formação de atletas e atuou no Departamento de Formação de Base e Profissional do Santos Futebol Clube. Atualmente é Assistente Social do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo.

Serviço
Seminário Internacional Serviço Social no Desporto
Acontece em 20, 21 e 22 de outubro de 2021
No Canal do Youtube do Sesc Santos
Online e gratuito
sescsp.org.br/servicosocialnoesporte
#ServiçoSocialnoEsporte #ServiçoSocialnoDesporto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar