Brasil,

Prefeitura de Silvânia realiza o 1º Tour Empresarial Reserva

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento foi realizado no último domingo (10), na Fazenda Canoa, condomínio reserva às margens do Lago Corumbá IV, com objetivo de fomentar o turismo e economia da região

Com o objetivo de fomentar o turismo em Silvânia, a prefeitura de Silvânia realizou, no último domingo (10), o 1º Tour Empresarial Reserva no condomínio reserva Fazenda Canoa, às margens do Lago Corumbá IV. O evento contou com a presença de autoridades, especialistas e prefeitos de municípios da região, como São Miguel do Passa Quatro, Palmelo, Gameleira, Corumbá de Goiás e Silvânia; além de convidados, empresários locais e consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A cidade é uma das sete banhadas pelo Lago e já possui seis empreendimentos aprovados. A cidade foi a primeira a regulamentar Zona Rural de Especial Interesse Turístico e Ambiental (ZREITA), que estabelece regras para a ocupação do entorno. “Estamos desenvolvendo alguns projetos para alavancar nosso turismo local e hoje realizamos esse evento para aproximar apresentar as transformações que aqui estão ocorrendo”, é o que ressalta o diretor de turismo de Silvânia, Valdir Antônio Rosa.

Presente no evento, o prefeito de Silvânia, Geraldo Luiz Santana (PP), disse que a cidade está preparada para trazer empreendedores e empresários para a região e que a parceria público-privada é fundamental para alavancar o turismo. “Hoje eu entendo que isso é um estilo de vida, as pessoas adquirirem terrenos próximos ao Lago Corumbá IV, que é um lago extremamente importante para nossa região, é de uma beleza única, ímpar. É nosso papel viabilizar que empreendedores, venham para o nosso município porque irão trazer empregos diretos, indiretos, vai melhorar a nossa arrecadação. Então é importante que haja essa parceria entre poder municipal e empreendedor para nosso município crescer mais ainda”, disse.

Mesmo não sendo banhada pelo lago, a cidade de Gameleira também se beneficia do desenvolvimento do turismo, considerou o prefeito da cidade, Wilson Tavares (DEM). O município é passagem para o lago e tem sido ponto de apoio para a compra de conveniências e material de construção, entre outros itens de necessidade dos turistas. “Ele está fomentando o comércio local e gerando empregos. A mão de obra geralmente é da a minha cidade, que é a mais próxima do lago”, disse.

Durante o evento, os participantes foram informados de que, em breve, poderão vislumbrar outras formas de negócios do turismo na região. Um estudo de mercado do turismo náutico está sendo desenvolvido pelo Sebrae para entregar para a sociedade um mapa de oportunidades na região. “O objetivo é alavancar novos empreendedores”, informou Juliana Carvalho, consultora do Sebrae, que também participou do evento na Fazenda Canoa.

Ela considera que os municípios têm tarefa de casa de se preparar para receber iniciativas como o da Fazenda Canoa, que está fomentando empregos com a obra, mas continuará movimentando a economia futuramente com o movimento de turistas nas casas de veraneio que lá serão construídas. “A tarefa do poder público é desenvolver a governança turística e oferecer toda a infraestrutura, asfalto, energia, internet, trabalhando em conjunto com o poder privado”, disse.

O secretário de esportes e lazer de Gameleira de Goiás, Vanderlei Morais, considera que o Lago Corumbá IV tem a melhor performance de lâmina d´água, se comparado aos demais lagos existentes em outras regiões de Goiás e do Brasil. “É o que menos abaixa o nível de água, o que dá a possibilidade para que haja eventos durante todo o ano, independente da estação, diferente do que ocorre em outros lagos quando o período de seca chega”, diz.

Ingredientes que têm tudo para fomentar a economia e o turismo, mas também geram bem-estar, salientou o secretário, que também se tornou proprietário de um lote no condomínio reserva Fazenda Canoa. “É um mix de um bom investimento, mas é também um lugar onde eu posso vir, ter uma segunda moradia, porque sei que vai me dar qualidade de vida. Fiz um bom negócio!”, acrescenta.

Asfalto

E por falar em infraestrutura, um dos assuntos comentados pelos prefeitos foi a aprovação em primeira e segunda votação da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, o projeto de lei nº 5973/21, de autoria do deputado estadual Tião Caroço (DEM), que prevê a estadualização de estrada de 55 quilômetros, tem o trajeto pertencente a três municípios: Gameleira, Silvânia e Luziânia. Importante acesso ao Lago Corumbá IV ela sai da GO 437 (que liga Anápolis a Gameleira e Silvânia), e chega na GO 010, próximo a Luziânia.

“Agora depende da sanção do governador. A estadualização é o primeiro passo para o asfalto, que é muito importante para nós”, considerou Wilson Tavares, prefeito de Gameleira. Ele lembrou que a estrada, desde a construção de Brasília, o trajeto foi um importante caminho para entrega de materiais de obra, e até hoje é zona de escoamento da produção agrícola. E, agora, ele também é uma rota turística.

“É um asfalto de extrema importância que vai ligar Samambaia ao Posto Positivo, Luziânia a Gameleira, será outra rota de Anápolis a Brasília. Além do turismo, do agronegócio, vai beneficiar toda a cadeia produtiva de Silvânia, incluindo o escoamento dos polos industriais”, complementou Geraldo Luis Santana, prefeito de Silvânia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar