Sesc Pinheiros recebe Cia. Do Tijolo, em “De Onde A Gente Quase Parou”

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Porta Nova
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Foto: Alécio César Foto: Alécio César

A Cia participa do projeto online “Artes Cênicas em Processo”, em que compartilha com o público os processos de construção de suas criações

Atividade acontece no Youtube do Sesc Pinheiros (www.youtube.com/sescpinheiros), no dia 29 de outubro, às 20h

A Cia. Do Tijolo participa do Projeto Artes Cênicas Em Processo, que será exibido pelo canal do Youtube do Sesc Pinheiros (www.youtube.com/sescpinheiros), no dia 29 de outubro, às 20h. O episódio ‘De Onde A Gente Quase Parou’ propõe reflexões sobre as relações entre os processos de criação artística da Cia. e nosso momento histórico, mesclando cenas do experimento de videoarte “Tá Tudo Treta e a Poesia Rege”, rodas de conversa, poemas e canções.

No episódio, cinco artistas reencontram-se em um boteco, depois de um ano e seis meses de pandemia, para refletir sobre o que foi realizado artisticamente durante esse hiato. Que planos, que desejos e sonhos foram abandonados, quais deles ainda perduraram, quais as novas inquietações políticas, éticas, estéticas que emergiram desse mar de incertezas que se tornou o Brasil. Quais provocações o tempo presente nos faz, desafiando-nos a elaborá-lo artisticamente?

A apresentação é composta e costurada por canções, poemas, fragmentos de ensaios, trechos de obras, que servem de norte para a elaboração das novas e urgentes aventuras criativas do grupo.

No ano de 2018, a Cia. Do Tijolo iniciou um processo de criação do espetáculo musical inédito intitulado "Tá Tudo Treta e a Poesia Rege". Partia, naquele momento, de dois disparadores principais: os saraus que, nas últimas décadas, se espalharam pelas garagens, praças, bares das periferias da cidade de São Paulo e as complexas relações entre os poetas/artistas e os poderes instituídos.

Inspirados por esses potentes festins poéticos, nasciam os improvisos, as canções, as discussões sobre o cotidiano, os amores, a política, em suma, sobre o presente.

“Nosso Tá Tudo Treta estava com estreia prevista para o mês de maio, mas, como é sabido, fomos surpreendidos pela pandemia. Surgiu então a necessidade de adaptação do espetáculo para o audiovisual”, explica Dinho Lima Flor, ator da Cia, que completa: “porém não se tratava somente de uma transposição. No processo de adaptação, mergulhamos intuitivamente em leituras que nos levavam para as mais diversas direções. Albert Camus nos ajudava, com suas elucubrações sobre o absurdo, a refletir sobre a peste e a morte; as leituras da obra de Marilena Chauí nos conduziam a Espinosa e à crítica da presença estruturante do teológico-político na sociedade brasileira; o mito de Prometeu nos fazia refletir sobre as questões ligadas à precarização do trabalho, escancaradas pela conjuntura histórica; já as canções nos ajudavam a viver, suportar e elaborar a situação em que nos encontrávamos”.

Cia do Tijolo: De Onde A Gente Quase Parou (Brasil, 2021)
Direção artística: Dinho Lima Flor, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante
Direção audiovisual: Flavio Barollo
Roteiro: Dinho Lima Flor, Flavio Barollo, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante e Suelen Garcez
Elenco do filme: Dinho Lima Flor, Flavio Barollo, Karen Menatti, Jonathan Silva e Rodrigo Mercadante
Fotografia, som direto, montagem, cor: Flavio Barollo
Câmeras adicional: Milena Medeiros
Vídeos de acervo, viagens e espetáculos: Alécio Cézar e Flavio Barollo
Direção de produção: Suelen Garcez

Sobre a Cia. Do Tijolo

A Cia. Do Tijolo nasceu do desejo de fazer um espetáculo a partir da obra de Patativa do Assaré. Depois de nove meses de processo nasceu o Concerto de Ispinho e Fulô. A proximidade com a poesia como forma do discurso nos impeliu a acercarmo-nos de outro poeta, Federico Garcia Lorca, como fonte motriz e inspiradora do nosso segundo espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias. Mas não foi só a forma poética que nos levou de Patativa a Lorca. Ambos são poetas de sua terra e de seu tempo e transformaram suas vivências cotidianas em experiências humanas, universais.

Nosso terceiro espetáculo vem ao encontro do pensamento e prática do educador Paulo Freire. Ledores no Breu trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Em nosso último espetáculo O Avesso do Claustro, convidamos o público para um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX, Dom Helder Câmara, o bispo vermelho. A biografia do grande homem já seria suficiente para justificar a escolha do tema do espetáculo. Dom Helder entra agora em cena para dialogar com esses tempos turbulentos em que vivemos. “Invocamos o santo rebelde como companheiro de trincheira em tempos obscuros e convidamos nossos companheiros, com Deus ou sem Deus, para se juntarem a nós nesse desafio cotidiano de reinventar formas de vida que anseiem o impossível”.

Sobre o Artes Cênicas em Processo do Sesc Pinheiros

O projeto “Artes Cênicas em Processo”, realizado pelo Sesc Pinheiros, incorpora peças de teatro, dança e circo em desenvolvimento, através de formatos variados que revelam ao público bastidores e etapas do processo de criação. Já participaram do projeto grupos como Teatro Kaus, Cia Triptal, Companhia do Feijão, Cia Elevador de Teatro Panorâmico, Cia Dos Atores, Cia Brasileira de Teatro e Mundana Companhia. As edições anteriores estão disponíveis no canal do YouTube da Unidade (www.youtube.com.br/sescpinheiros).

+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME

Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.

MESA BRASIL SESC SÃO PAULO

Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado – na capital, interior e litoral – operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.