Brasil,

Museu da Abadia São Geraldo Reabre Com a Exposição “Arte Sacra: A Devoção ao Sagrado”

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fátima Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Mostra reúne obras dos séculos 18, 19 e 20

Após o fechamento ao público em virtude da pandemia da Covid-19, o Museu da Abadia São Geraldo, localizado junto ao Colégio Santo Américo, reabre suas portas ao público, no próximo dia 27 de setembro, com a exposição “Arte Sacra: A Devoção ao Sagrado”, apresentando iconografia dos séculos 18, 19 e 20 através de exemplares de pintura, gravura, ícone, escultura, serigrafia e objetos litúrgicos, percorrendo quase três séculos de manifestação artística sacra.

Com o objetivo de promover a experiência religiosa, os temas sacros representados na mostra abrangem episódios conhecidos da história bíblica - como Lázaro ressuscitado por Cristo e a Via Sacra – personagens e santos caros ao cristianismo (Nossa Senhora, Santo Américo, São Francisco de Assis, São Bento, entre outros), assim como períodos litúrgicos que regem a vida religiosa nos dias atuais. A mostra está dividida em duas salas e o público é convidado a conhecer as obras sacras de estética clássica dos séculos 18, 19 e 20, expostas na primeira sala, e adentrar no universo da arte sacra contemporânea do século 20 que compõe a segunda sala.

Na primeira sala da mostra estão obras e objetos litúrgicos da arte sacra de diferentes períodos, suportes e manifestações dos séculos 18, 19 e 20, em que a representação artística do sagrado privilegia uma estética clássica que emprega o equilíbrio e a simetria das formas, a riqueza nos detalhes e o uso de luz e sombra. Entre as raridades expostas nessa sala estão as imagens devocionais de Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora da Conceição produzidas, respectivamente, nos séculos 18 e 19. Destacam-se, ainda, dois valiosos exemplares de gravuras francesas “La Vision de St. Benoist” e “Hymne à la Vierge”, ambas produzidas no século 19, e as pinturas do artista húngaro Bálint Fehérkuty, que residiu por um tempo na Abadia São Geraldo, tendo realizado várias obras entre telas, murais, vitrais e peças para liturgia.

A proposta, na segunda sala, é uma imersão na arte sacra do século 20, em especial a brasileira. Na contramão dos séculos anteriores, que se distinguiam pelo rebuscamento nos adornos e abundância de referências iconográficas, este novo movimento, que conta com nomes como Cláudio Pastro, Jorge Péres e Jacinto Pujadas Soler, prima pelo tracejado simples em que a imagem emerge em poucas linhas em composições dinâmicas de cores vivas e fortes. Destacam-se, na sala, as serigrafias dos tempos do Calendário Litúrgico, de Cláudio Pastro, e o óleo sobre tela “Nossa Mãe” do pintor espanhol Jacinto Pujadas Soler.

Exposição “Arte Sacra: A Devoção ao Sagrado”
Museu da Abadia de São Geraldo (Rua Santo Américo, 275 – Morumbi)
Abertura ao público: 27 de setembro
O Museu da Abadia abre de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30
As visitas devem ser agendadas pelo e-mail

Sobre o Museu da Abadia São Geraldo

Inaugurado em dezembro de 1999, o Museu da Abadia São Geraldo foi criado para preservar e divulgar a memória do Mosteiro São Geraldo de São Paulo. O acervo reúne obras de arte, objetos museológicos, documentos, numismática, indumentária, artesanato, arqueologia, além de material relativo à vida beneditina e à história do Colégio Santo Américo, fundado pelos monges beneditinos húngaros em 1951.

O Museu promove exposições e preserva a Sala do Papa, ambiente que recebeu João Paulo II, em 1980, em sua primeira visita ao Brasil.

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar