Brasil,

2ª Exposição Siga seu Coração reúne corações gigantes para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Dez corações pintados por diferentes artistas plásticos estarão expostos no Conjunto Nacional, em São Paulo.

A segunda edição da Exposição Siga seu Coração, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), com incentivo da Lei Rouanet, apresenta ao público, este ano, dez corações pintados por diferentes artistas plásticos brasileiros, entre eles Tikka Meszaros, Yan Monteiro, Ricardo Kaur e Luiz Pardal. As obras estarão dispostas no piso térreo do Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, em São Paulo. Cada escultura representa uma versão do coração como, por exemplo, o saudável, o brasileiro, o solidário e o sustentável.

O objetivo da exposição é conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar desse órgão vital e, também, fazer um alerta para as doenças cardiovasculares, que são as que mais mortes causam no mundo e no Brasil, mas que muitas delas podem ser evitadas com hábitos de vida saudáveis. O acervo estará disponível para visitação gratuita entre 24 de setembro e 17 de outubro.

O projeto é uma das iniciativas da Campanha Siga Seu Coração/Setembro Vermelho que anualmente desenvolve ações para conscientizar a população para a prevenção e promoção da saúde cardiovascular. De acordo com Marlene Oliveira, presidente do LAL, a conscientização quando atrelada a arte tem maior alcance, pois gera empatia. “A partir do momento em que apresentamos a conscientização por meio da expressão artística, conferimos à campanha descontração e leveza. A reflexão sobre os cuidados com a saúde pode ser realizada de forma prazerosa. A intenção da exposição é causar impacto de forma lúdica ao transmitir conhecimento de que depende de nós cuidar desse órgão vital”, argumentou.

A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) estima que mais de três quartos das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países de baixa e média renda e das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem nesses países e média renda e 37% são causadas por doenças cardiovasculares.

De janeiro a setembro de 2021, o Brasil já registrou mais de 71 mil óbitos por infarto e outros 74 mil por Acidente Vascular Cerebral (AVC), superando as mortes pelas mesmas causas registradas em igual período de 2020. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil).

As esculturas medem 1.70cmX 2.25cm X 1m e foram idealizadas para impactar com suas cores e dimensões. Cada artista expressou de forma singular seu olhar sobre esse órgão crucial. Na visão de Marlene, o cuidado que eles tiveram ao retratá-lo deveria receber igual dedicação por parte da população ao órgão. “A arte exerce um papel fundamental na transformação da sociedade. É por meio dela é que podemos repensar a realidade e modificá-la. Neste caso, ela tem a função de estimular a mudança de hábitos nocivos que impactam diretamente a saúde do coração. E lembrar que o nosso órgão deve estar tão bem cuidado como os do acervo”, finalizou a presidente.

Serviço:
Exposição Siga Seu Coração
Data: Entre 24 de setembro e 17 de outubro
Hora: Das 06h às 22h
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 – São Paulo

Campanha Siga seu Coração

A iniciativa nasceu em 2014 com a missão de ser um alerta sobre as doenças cardiovasculares no Brasil, levando informação de qualidade para a população acerca dos cuidados com o coração e as doenças crônicas. O objetivo da campanha é estimular a mudança de hábitos por parte da população, de forma a manter os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como o colesterol, a diabetes, hipertensão, obesidade, sedentarismo, entre outros, sob controle.

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar