Brasil,

Webinário aberto ao público aborda a diversidade e a garantia de direitos na primeira infância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Evento virtual será realizado pelo Projeto Primeira Infância Cidadã e acontecerá no dia 21 de setembro

Após o lançamento e pactuação com 12 municípios, em cinco estados brasileiros, o Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado em parceria com a Petrobras, promove o webinário “Criança e Infâncias: a diversidade e a garantia de direitos na primeira infância”, no dia 21 de setembro (terça-feira), das 19h às 20h30. O evento terá tradução em libras e será transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/user/ongAVANTE).

O webinário vai discutir as diferentes infâncias que podem existir a depender do lugar, da cultura, das experiências e das relações que as crianças estabelecem com as pessoas e o ambiente em que vivem. Como consequência pretende mostrar a importância do respeito às diferenças e aos direitos das crianças bem como o impacto que uma infância acolhida, cuidada, educada e protegida pode ter na vida em sociedade.

O evento terá como palestrantes Maria Thereza Marcílio, presidente e consultora associada fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social, pedagoga e mestra em educação pela Harvard Graduate School of Education e André Baniwa, vice-presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana, empreendedor social e escritor, liderança do povo Baniwa desde ano de 1992.

O encontro virtual, gratuito e aberto ao público, faz parte da programação de atividades do projeto realizado pela Avante em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância. O PIC busca priorizar a primeira infância na agenda municipal e apoiar os municípios no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), especialmente no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança.

O Projeto Primeira Infância Cidadã foi lançado em agosto junto aos municípios contemplados, tendo contado com o público de aproximadamente 1.200 participantes nos seminários de apresentação e audiências de pactuação.A parceria já ocorreu nos seguintes municípios: Cosmópolis, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião, no estado de São Paulo; Quissamã, Macaé, Itaboraí, Búzios e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro; Laranjeiras, em Sergipe; Mossoró, no Rio Grande do Norte e Linhares, no Espírito Santo. Nestas oportunidades recebeu o apoio das prefeituras, representadas por autoridades do executivo, legislativo e judiciário municipais e contou também com agentes públicos e conselheiros municipais. Em setembro, deverão ser realizadas mais três seminários e pactuações, encerrando-se assim a primeira fase do projeto.

Segundo a coordenadora geral do Primeira Infância Cidadã, Ana Luiza Buratto, “acreditamos que a potência do projeto está em visar a fortalecer a atuação intersetorial da educação, saúde e assistência social no cuidado, atenção, proteção e promoção dos direitos da criança, valorizando-a como sujeito que precisa também participar e ser escutada por todos os responsáveis pelo seu pleno desenvolvimento - familiares, escola, serviços públicos e comunidade em geral.

A Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar