Brasil,

Sesc Bom Retiro realiza encontros que abordarão o papel da mulher na produção cultural de música

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Geraldo Ramos Jr
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Série de encontros sobre experiências de mulheres na gestão e produção executiva de música, com ênfase nas questões colocadas sobre o fazer virtual a partir da pandemia

O Sesc Bom Retiro realiza nos meses de setembro e outubro o projeto “Aqui é Produção: Mulheres na Produção Cultural de Música” com encontros que abordarão o papel da mulher na produção executiva de música. Serão quatro encontros com os eixos Gestão de equipes, turnês internacionais, música no ambiente virtual e a circulação e distribuição da música. Os encontros gratuitos serão às quintas, entre 23 de setembro e 14 de outubro de 2021, pela plataforma Microsoft Teams.

Imagens das participantes (OneDrive)

"Aqui é Produção" traz um conjunto de encontros sobre experiências de mulheres na gestão e produção executiva de música, com ênfase nas questões colocadas sobre o fazer virtual a partir da pandemia. A cada encontro, as convidadas falarão sobre as suas experiências e desafios do setor de música, abordando desde os passos iniciais, como a escolha do casting, ao cenário atual para a circulação e consumo de música ao vivo, setor que está em estado de reinvenção, após as mudanças na sociabilização provocadas pela pandemia do COVID 19.

A produção executiva é uma área estratégica, que está no cerne da criação e realização, imaginando, projetando e viabilizando o encontro entre o público e a música. Para a retomada das apresentações presenciais o grande desafio é imaginar o futuro do encontro na música a curto prazo, enfrentando a crise com muita inovação.

SOBRE OS ENCONTROS

Em Introdução à Produção Cultural Executiva em Música, a produtora cultural Cida Gomes abordará, no dia 23/9, aspectos básicos da produção executiva voltada para música, tais como a escolha e seleção de casting, preparação de divulgação (releases, mailings, contatos), pesquisa para vendas de apresentações e projetos (espaços de apresentação), questões administrativas e demais elementos da rotina do trabalho de produção (contratação, equipes, planejamentos, pós-produção). Além de trazer reflexões sobre as adaptações dos saberes básicos da produção executiva no contexto imposto pela pandemia, com a redução de atividades presencias.

Em Produção e Turnês Internacionais, no dia 30/9, a produtora Manoela Wright, idealizadora e diretora artística, fala sobre o passo a passo na construção de uma turnê internacional, desde os contatos com selos e agentes, passando pela logística de shows, questões burocráticas como vistos e seguros, até à importância de festivais e convenções de música.

No dia 7/10, o encontro Tecnologias do Fazer Musical Virtual: a experiência da UH! Manas TV duas integrantes do coletivo UH! Manas TV, compartilham suas experiências na produção de eventos e gestão de projetos online e discutem sobre tecnologias e ferramentas utilizadas para a organização do movimento resultante da criação do coletivo, compartilhando dificuldades e soluções encontradas para a produção de lives e conteúdos virtuais. O UH! Manas TV é formado exclusivamente por mulheres profissionais da música,

No encontro Música, encontro e a produção executiva: circulação e consumo musical o último deste ciclo no dia 14/10, Giordana Moreira compartilha sobre sua trajetória de dez anos na Roque Pense!, um projeto transmídia com festival, shows, série audiovisual, podcast e formação profissional em Produção Cultural para mulheres. Além de reflexões sobre estratégias de circulação e consumo musical, com atenção às relações de gênero, abordando aspectos como as intersecções entre música e audiovisual, a praça como espaço democratizante, o fazer nas transmídias e a experiência do virtual e as políticas públicas para o desenvolvimento do setor.

SOBRE AS CONVIDADAS

Cida Gonçalves é produtora cultural e publicitária. Foi curadora e diretora do "Palco Samba-rock" da Virada Cultural de SP 2009, foi produtora de bandas como Clube do Balanço e Claudio Zoli e atualmente produz mais de 50 artistas como Samba de roda Nega Duda, François Muleka, T. Kaçula e Jota.pê. Com experiências internacionais em São Tomé e Príncipe e Alemanha, também já participou da FLIP (Feira literária de Paraty), Circuito Sesc e SESI e fez curadoria na SIM 2019 (Semana Internacional da Música) na Casa de Francisca.

Manoela Wright é produtora de eventos culturais há 11 anos, concluiu sua graduação em Propaganda e Marketing em 2006 na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Idealizadora e diretora da Uirapuru Produtora, já produziu espetáculos em palcos da América Latina, Europa e Ásia. Agencia a carreira das artistas Maria Beraldo e Quartabê, ambas desde seu primeiro trabalho lançado. Atua na captação de recursos públicos e privados para gravações de discos e realização de turnês nacionais e internacionais. Representa a produtora em eventos, feiras e mostras nacionais e internacionais voltados para a música instrumental, para o jazz e para a música experimental, pesquisando novos artistas e propondo encontros musicais. É diretora e curadora do CHIII - Festival de Música Criativa, que terá sua terceira edição em junho de 2022.

A UH! Manas TV nasceu em julho de 2020 em meio a uma pandemia. No setor musical e especificamente na cena da discotecagem, a falta de equidade sempre esteve presente e muitas mulheres já vinham se movimentando com ações que pretendiam mudar esse quadro. A grave crise no setor cultural, evidenciada pela pandemia do coronavírus e a migração da cena para o mundo virtual demonstrou o quanto as mulheres ainda estão à margem da cadeia produtiva da música, da discotecagem e da produção artística de um modo geral. A ideia de construir um canal onde mulheres fossem as únicas protagonistas e encontrassem ali um espaço de acolhimento e liberdade para colocar sua voz, movimentou a construção do coletivo.

Giordana Moreira é Produtora Cultural atuando há 16 anos com música, cultura urbana e audiovisual, nas áreas de concepção, gestão e planejamento de projetos culturais. Assinou a Produção Executiva de festivais de música e cinema, série e documentário, exposições e intervenções de arte urbana e formação em Produção Cultural, a maioria no circuito cultural da Baixada Fluminense, território popular da metrópole do Rio de Janeiro, onde nasceu e vive atualmente. Realiza projetos autorais com ênfase em relações de gênero desde 2008, e hoje coordena a Roque Pense!, uma Rede de Mulheres Produtoras Culturais.

INSCRIÇÕES

Os encontros serão realizados virtualmente pela plataforma Microsoft Teams e as inscrições estão abertas em sescsp.org.br/inscricoes.

Aqui é Produção – Mulheres na Produção Cultural de Música
De 23/9 a 14/10. Quintas, das 19h às 20h30
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis.

SESC BOM RETIRO
Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar