Cidade natal de Fernando Sabino será palco da exposição 'Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais'

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lorraine Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Evento de abertura da exposição será no dia 17 de setembro, às 10h, na Escola de Design da UEMG em Belo Horizonte

O Instituto Fernando Sabino trouxe de volta para Belo Horizonte, cidade natal do escritor, a renomada exposição sobre o artista. Denominado, neste ano, "Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais", o projeto terá um tom de saudosismo, pois um dos lugares favoritos de Fernando Sabino na capital mineira foi escolhido para sediar as diversas manifestações artísticas do projeto: a Praça da Liberdade. A mostra será realizada no prédio em que Sabino nasceu, viveu sua infância e adolescência e que hoje abriga a Escola de Design da UEMG.

A exposição, que poderá ser visitada até 12 de outubro, terá evento de abertura no dia 17 de setembro, às 10h, com curadoria do Coletivo de Arte Libertas, e foi viabilizada com recursos da Lei Aldyr Blanc de incentivo à cultura. Além da mostra, no 17, serão realizadas diversas intervenções artísticas, que vão ocorrer simultaneamente ao ar livre no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, todas elas inspiradas no livro "Encontro Marcado", de Fernando Sabino, produzidas pelos artistas do Coletivo de Arte Libertas.

A casa escolhida para abrigar o evento foi o segundo imóvel construído no local. Sabino costumava dizer que a Praça era o quintal de sua casa. Em 1944, ele passou a noite de núpcias no Palácio da Liberdade, quando se casou com a filha do governador Benedito Valadares.

"A literatura é uma arte essencial na produção e inspiração das manifestações artísticas que vão integrar o cenário da capital mineira nesses quase 30 dias de exposição. O projeto pretende criar interferências literárias no contexto urbano para que as novas gerações e o público em geral conheçam um pouco mais sobre nossos escritores mineiros", destaca Bernardo Sabino, filho de Fernando e presidente do instituto que leva o nome do pai.

Segundo o vice-governador de Minas, Paulo Brant, a exposição reforça a importância da arte e da cultura para fortalecer a formação educacional das pessoas. "A educação não pode ser só uma educação instrumental. Ela deve ir além da matemática, português, geografia, história e ciências. É muito mais que isso. Afinal, só a leitura desenvolve a capacidade crítica e de abstração das pessoas. Todas as artes são importantes, mas acredito que a leitura é uma arte insubstituível", pontua.

Encontro com a arte e a história

Na exposição, além de conhecer um pouco mais sobre a vida do renomado autor, haverá uma mostra de cinema com diversos filmes inspirados na obra que dá nome ao projeto. São quatro longas e 14 curtas de ficção, um documentário e 10 curtas sobre importantes autores nacionais dirigidos por Sabino (sinopses em anexo).

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será palco do projeto com uma exposição própria sobre Fernando Sabino, que reunirá um vasto material do seu acervo. Os vidros da fachada e o painel da Biblioteca também serão utilizados pelos artistas do Libertas, que farão pinturas e desenhos inspirados nas histórias de Sabino. Haverá, ainda, intervenções artísticas no Museu Mineiro, em um painel em frente ao Detran, na Escola Afonso Pena, onde o menino Fernando estudou no primário, e no prédio Rainha da Sucata.

O amor pela praça

O romance "O Encontro Marcado", uma das principais obras de Fernando Sabino, foi escrito e inspirado nas aventuras do escritor na Praça da Liberdade e em outros locais da cidade com três amigos: Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino. O grupo ficou conhecido como "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse". O célebre quarteto, em devida homenagem, foi representado em esculturas de bronze em tamanho natural, assinadas pelo artista plástico Léo Santana, e instaladas, no ano de 2005, em um anexo externo da Biblioteca Pública Estadual. “A admiração por Belo Horizonte, sua cidade natal, estendeu-se a outros pontos da cidade e todos eles serviram de inspiração para a criação de seus textos”, comenta Bernardo Sabino.

"Encontro Marcado/300 Anos de Minas Gerais"
Local: Escola de Design da UEMG - R. Gonçalves Dias, 1434 - Lourdes, Belo Horizonte
Data: 17/setembro a 12/outubro