Brasil,

Cafés premiados no 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais chegam aos consumidores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lorraine Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Na próxima segunda-feira, às 9h30, vai realizar o café da manhã de lançamento dos Cafés Campeões (safra 2020) do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, no Mezanino do Verdemar Sion (av. Nossa Senhora do Carmo, 1900). O evento terá a presença de autoridades e lideranças da cafeicultura, além de produtores. A rede de supermercados Verdemar é uma das apoiadoras da premiação e desde 2018 lança uma linha especial com os cafés, que obtêm as maiores notas na competição. Em 2020, o campeão estadual foi o cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. Além dele, outros 13 produtores participantes do concurso terão seus cafés comercializados pelo supermercado.

Ao todo, o concurso contou em 2020 com 1.792 amostras inscritas, das quatro regiões produtoras de café do estado: Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas. Foram três etapas de julgamento. A maior parte dos participantes é formada por agricultores familiares. Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos (de um total de 100), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), que avalia aspectos como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura e outros. “Mesmo num período de pandemia, o concurso do ano passado nos surpreendeu pelo grande número de inscritos, e também pela alta qualidade das amostras, com notas altíssimas”, afirma o coordenador de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

A competição é dividida em duas categorias. Na categoria Café Natural, o café é levado para secar logo após ser colhido. Já na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador e seguem para a secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Nesta última etapa do concurso foram escolhidos os três primeiros colocados de cada região produtora, em cada uma das categorias. O café com a maior nota geral foi declarado o grande campeão estadual. Também foi concedido o certificado “Mulher Empreendedora” para a cafeicultora que obtiver a maior nota da competição. Os cafés com a melhor pontuação no concurso foram adquiridos pelo Verdemar. “Para nós é uma honra ser apoiador do concurso, que é um dos maiores do país e dá maior visibilidade aos cafés de qualidade produzidos no estado, além de valorizar os produtores”, diz o diretor comercial da rede Verdemar, Alexandre Poni.

O Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Lançamento dos Cafés Campeões (safra 2020) do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Data: 13 de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Supermercado Verdemar – Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1900 - bairro São Pedro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar