Supermercados investem em transformação digital e precisam garantir maior segurança física e cibernética

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clezia Martins Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

O setor supermercadista está investindo em modernização para incrementar seus negócios off e on-line, com adoção de soluções disruptivas de Internet das Coisas e Inteligência Artificial, entre outras. Precisam também aprimorar sua segurança patrimonial e cibernética

O ano de 2020 significou um marco para o varejo, com crescimento de mais de 50% nos volumes de e-commerce, motivado pelo fato dos consumidores, por conta da pandemia do novo coronavírus, preferirem comprar on-line. Esta mudança de hábito contribuiu de forma definitiva para acelerar ainda mais as tendências tecnológicas para o setor. A digitalização maior e a expansão de modelos de negócios, cada vez mais focados no bom relacionamento com os clientes, vem exigindo que os supermercadistas invistam mais em soluções de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning, entre outras tecnologias.

As vendas on-line também ganharam força nos negócios dos varejistas, devido a intensificação de uso de serviços de delivery e ‘take away’, quando o cliente faz o pedido on-line e retira na loja. Em 2021, esta tendência tem se consolidado, com novos aplicativos próprios desenvolvidos pelas empresas e pela maior busca por plataformas omnichannel para conectarem-se aos consumidores por todos os canais possíveis (telefone, e-mail, lojas físicas e digitais, WhatsApp e redes sociais etc.). Seguindo a mudanças nos hábitos dos consumidores, novos meios de pagamento surgiram e foram evoluindo. Um exemplo disto é que, os pagamentos por aproximação dos celulares saltaram 622,5% no terceiro trimestre do ano passado e continuam crescendo.

"Esta postura evidencia que os varejistas do setor estão preocupados em deixar que o cliente escolha a melhor forma de comprar, condições de pagamento e parcelamento, tudo o que é necessário para oferecer uma melhor jornada ao cliente", explica Michel Ricardo, afirma Michel Ricardo, gerente de contas de Varejo da Genetec. Segundo ele, todos estes investimentos em transformação digital dos negócios exigem que os gestores pensem e invistam em tecnologias de segurança, capazes de garantir a segurança dos espaços físicos, e de outro capital valioso - os dados das empresas, colaboradores e clientes com cybersecurity.

O aprimoramento da experiência de consumo

A mudança de hábito do consumidor fez surgir novos modelos de negócios novos, como o e-commerce por assinatura, o varejo D2C (Direct-To-Consumer) e o desenvolvimento de programas de fidelidade premium, onde é preciso pagar uma taxa para participar, que trazem benefícios como diminuição de custos e promoções personalizadas. Estes novos modelos colocaram no radar das empresas tecnologias que propiciem experiências mais interessantes e abrangentes, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista. Com a chegada da tecnologia 5G, que ampliará a conectividade ainda mais, a tendência é que IoT entre definitivamente nos planos dos supermercadistas para tornar o negócio mais inteligente, assertivo e seguro.

Mas a tendência das lojas conectadas já é uma realidade, que exige do varejo melhor gestão dos centros de distribuição e dos estoques nos diversos pontos de venda. Por esta razão, o monitoramento constante da infraestrutura logística é uma ferramenta eficaz para a redução de perdas, especialmente se vinculado à uma plataforma de segurança completa, unificada e que se integre facilmente aos sistemas legados e à novas soluções que surgem no mercado.

Hoje, os supermercadistas contam com muitos equipamentos em suas lojas, sejam diretamente utilizados nos negócios ou de segurança, que precisam ser monitorados no dia a dia para garantir uma melhor operação, com maior segurança e menores custos. "O ideal é que isto possa ser feito por meio de uma plataforma moderna, que traga todas as informações de monitoramento e vigilância de uma forma prática e facilmente visualizada, de preferência em uma única só tela, o que facilita o trabalho da equipe de segurança e sua integração com as áreas de negócios", ressalta Ricardo.

De acordo com o executivo da Genetec, a temperatura dos freezers e a coleta de dados sensoriais dos equipamentos, como umidade, temperatura e mais; lâmpadas deixadas acesas; ventilações e aparelhos de ar-condicionado deixados ligados, bem como o acesso às áreas restritas. nas lojas podem ser monitorados à distância e gerar alertas para as equipes responsáveis para que sejam resolvidas quaisquer ocorrências. "O uso racional de energia elétrica e a melhor programação das manutenções dos equipamentos também contribuem para a proteção dos estoques, redução de custos e perdas, tendo reflexos positivos nas operações das empresas como um todo", explica Ricardo.

Por esta razão, os supermercados estão percebendo que é imprescindível investir em sistemas unificados de segurança inteligente, pois com o uso de câmeras, painéis de intrusão, sensores de movimento, soluções IoT e de IA e sistemas de iluminação integrados, é possível obter uma diminuição de até US﹩ 1 milhão mensais em gastos com energia, por exemplo, pelas grandes cadeias varejistas. "Um monitoramento adequado também deve incluir sensores de portas e janelas para monitorar ambientes de estoque e refrigeração; prateleiras inteligentes, com dados sobre tipo e quantidade de produtos; detectores de lixeira, para medir os níveis de materiais recicláveis e orgânicos são outros fatores que podem ampliar a economia", ressalta o executivo da Genetec.

Soluções integradas Genetec

A Genetec, fornecedora líder de tecnologia de soluções unificadas de segurança, operações e inteligência de negócios, oferece uma plataforma completa de segurança - o Genetec Security Center , que, além de garantir a segurança patrimonial e cibernética dos varejistas, gera informações e inteligência para a tomada de decisões de negócios, de marketing e vendas. Trata-se de uma plataforma de segurança unificada, que acaba de ganhar uma nova versão 5.10, que elimina a lacuna entre os sistemas locais e a nuvem com novos serviços conectados. Além disso, o Genetec Security Center garante integração com soluções de segurança e cibersegurança diversas e comunicação unificada com usuários internos e externos por meio de seu módulo de comunicação Genetec Sipelia , o que dá mais agilidade e assertividade nas tomadas de decisão de segurança e, muitas vezes, de negócios.

As grandes redes varejistas podem desfrutar de uma solução aberta, unificada, completa, flexível e escalável, que lhe dará controle total e centralizado de suas lojas, exigindo, em muitos casos, um investimento equivalente a apenas 30% do orçamento gasto atualmente, e reduzindo seu volume de perdas mensal em até 50%. Com a integração das soluções IoT, a Genetec pode monitorar, por exemplo, a temperatura dos freezers das lojas, gerando alertas quando estão desregulados para evitar eventual deterioração de produtos. Pode gerenciar também os sistemas de iluminação, garantindo o desligamento das áreas vazias ou no fim do expediente.

Já o Pacote de Gerenciamento de Ocupação , viabiliza o controle do número de pessoas que entram e saem dos estabelecimentos, assim como a contagem dos clientes que estão em cada uma das áreas, facilitando o controle de aglomeração e identificando produtos que estão chamando mais atenção.

Além de oferecer um amplo portfólio de câmeras de monitoramento, a Genetec vai muito além do simples monitoramento eletrônico. O Genetec Transaction Finder , por exemplo, monitora todas as transações nos caixas das lojas e permite agilizar o processo de auditoria ou o levantamento de dados sobre produtos específicos. Outra solução - o Genetec Privacy Protector , além de proteger a privacidade dos clientes, como exige a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), borrando as imagens de pessoas gravadas em determinadas ocorrências, ao proteger suas identidades, evita o vazamento de imagens dos sistemas de segurança internos dos varejistas.

Todas as soluções podem ser unificadas no Security Center e ficam acessíveis na central de segurança da rede varejista, na própria loja e até mesmo pelo celular do gestor, o que possibilita o monitoramento e controle integral da segurança e assegura a agilidade e qualidade das informações obtidas para os negócios. Para obter mais informações sobre estas e outras soluções, acesse: h ttps://www. genetec .com/ind ustries/retail .

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas automotivas (ANPR), comunicação e análise de dados. A Genetec também desenvolve serviços e soluções na nuvem, pensados para melhorar a segurança, e contribui com novos níveis de inteligência operacional para governos, empresas, transporte e as comunidades em que vivemos. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 80 países.